O Percurso e a obra de Eliane Duarte / Masterclass

Um breve panorama e contextualização histórica da obra da artista brasileira Eliane Duarte serão os temas tratados pela curadora Cláudia Saldanha, pelo artista Efrain Almeida e moderação de Rute Rosas. Surgida no final dos anos oitenta a artista realizou uma vigorosa obra que partia de sobras de telas, caixas de papelão, couro e também da pele de animais e as preenchia com algodão e outros materiais atribuindo volume e estranheza a seus objetos. Abdicava da tela como suporte de representação e construía superfícies, criava corpos estranhos como a descobrir-se a si mesma, seus gestos, seu próprio corpo, sua memória.

Cláudia Saldanha (curadora/curator)
Rio de Janeiro, Brasil
Graduada em Artes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestra em Artes Visuais pelo Pratt Institute, Nova York; Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
É Professora Assistente de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Desde 2014 é Diretora do Centro Cultural Paço Imperial, no Rio.
De 2008 a 2014 foi Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio.
De 2003 a 2005 dirigiu a Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC.
De 1993 a 2005 dirigiu a Divisão de Artes Visuais do Instituto Municipal de Arte e Cultura - RioArte. Foi curadora das Galerias Sergio Porto e da Série Rioarte Vídeo / Arte Contemporânea.
Foi curadora das exposições Marcia X., nos Maus Hábitos, no Porto, em 2018; Paulo Roberto Leal - Espaços Articulados, no Paço Imperial, no Rio, em 2015; Paulo Werneck - Muralista Brasileirono Paço Imperial, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2011, na Caixa Cultural de Brasília, em 2011, no Museu de Arte Moderna de Recife, em 2014 e no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, em 2014; Paulo Roberto Leal- Da Matéria Nasce a Forma, no MAC de Niterói, em 2007; Abrigo Poético - Diálogos com Lygia Clark, no MAC de Niterói, em 2006; Márcia X., na Galeria Weisser Elephant, em Berlim, em 2006; Márcia X. Revista, no Paço Imperial, em 2005; Insertae Sedis, de José Rufino, no MAC de Niterói, em 2005; Caminhos para o Contemporâneo, e Os 90, no Paço Imperial.

Efraín Almeida (artista plástico e escultor/ Artist and Sculptor) BR
Apresentação e moderação/ Presentation and moderation: Rute Rosas (Professora Auxiliar FBAUP - Artista Plástica - Escultora - Membro Integrado I2ADS/ PhD Teacher/ Artist Sculptress/ Integrated member of I2ADS)

15 fev 2019

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura