O Percurso e a obra de Eliane Duarte / Masterclass

Um breve panorama e contextualização histórica da obra da artista brasileira Eliane Duarte serão os temas tratados pela curadora Cláudia Saldanha, pelo artista Efrain Almeida e moderação de Rute Rosas. Surgida no final dos anos oitenta a artista realizou uma vigorosa obra que partia de sobras de telas, caixas de papelão, couro e também da pele de animais e as preenchia com algodão e outros materiais atribuindo volume e estranheza a seus objetos. Abdicava da tela como suporte de representação e construía superfícies, criava corpos estranhos como a descobrir-se a si mesma, seus gestos, seu próprio corpo, sua memória.

Cláudia Saldanha (curadora/curator)
Rio de Janeiro, Brasil
Graduada em Artes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestra em Artes Visuais pelo Pratt Institute, Nova York; Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
É Professora Assistente de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Desde 2014 é Diretora do Centro Cultural Paço Imperial, no Rio.
De 2008 a 2014 foi Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio.
De 2003 a 2005 dirigiu a Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC.
De 1993 a 2005 dirigiu a Divisão de Artes Visuais do Instituto Municipal de Arte e Cultura - RioArte. Foi curadora das Galerias Sergio Porto e da Série Rioarte Vídeo / Arte Contemporânea.
Foi curadora das exposições Marcia X., nos Maus Hábitos, no Porto, em 2018; Paulo Roberto Leal - Espaços Articulados, no Paço Imperial, no Rio, em 2015; Paulo Werneck - Muralista Brasileirono Paço Imperial, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2011, na Caixa Cultural de Brasília, em 2011, no Museu de Arte Moderna de Recife, em 2014 e no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, em 2014; Paulo Roberto Leal- Da Matéria Nasce a Forma, no MAC de Niterói, em 2007; Abrigo Poético - Diálogos com Lygia Clark, no MAC de Niterói, em 2006; Márcia X., na Galeria Weisser Elephant, em Berlim, em 2006; Márcia X. Revista, no Paço Imperial, em 2005; Insertae Sedis, de José Rufino, no MAC de Niterói, em 2005; Caminhos para o Contemporâneo, e Os 90, no Paço Imperial.

Efraín Almeida (artista plástico e escultor/ Artist and Sculptor) BR
Apresentação e moderação/ Presentation and moderation: Rute Rosas (Professora Auxiliar FBAUP - Artista Plástica - Escultora - Membro Integrado I2ADS/ PhD Teacher/ Artist Sculptress/ Integrated member of I2ADS)

15 fev 2019

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20