Apontamentos sobre o passado e presente da ilustração no Brasil / Graça Lima e Alexandre Linhares Guedes

Graça Lima: Carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Design pela PUC/RJ e Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com ilustração de livros Infantis desde 1990 tendo mais de 150 livros com seu traço. Recebeu vários prêmios com seu trabalho, entre eles: 4 prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e muitos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil. Teve livros indicados entre os 30 melhores do ano de 2012 e 2013, pela Revista Crescer. Recebeu a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha por 9 de seus trabalhos. Recebeu em 2018, a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, concedido pelo IBBY/Suécia. Participou de exposições e catálogos no Brasil e no exterior. É professora adjunta da Escola de Belas Artes/UFRJ, onde ministra as disciplinas de desenho e criação da forma.

Alexandre Linhares Guedes: Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ, 1999), mestrado em Artes Visuais (História e Crítica da Arte) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA-UFRJ, 2004) e doutorando em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), com início no primeiro semestre de 2015/ 2016 e término previsto para o primeiro semestre de 2018/ 2019. Professor assistente II do curso de Belas Artes no Departamento de Artes (DARTES) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICHS-UFRRJ). Experiência na área de Artes, com ênfase em IIustração, Design Gráfico e Teoria e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: criação de assinaturas visuais (marcas);; projetos gráficos de caráter editorial;; cartazes de natureza institucional; ilustração de livros; estudo do discurso artístico e análise da obra de mestres da gravura, pintura e ilustração;; projetos relacionados à iconografia do cartaz cubano de cinema nas décadas de 1960/ 70/ 80/ 90 e à ilustração brasileira publicada em periódicos da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX;; projetos de pesquisa e extensão relacionados a ilustração de livros infantil e infantojuvenil na Edur (Editora da Universidade Rural).

ORG: Licenciatura em Design de Comunicação + Curso de Especialização em Ilustração

21 fev 2019

Aud. Pav. Sul

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20