Da arte domesticada ao corpo vigiado / Graça dos Santos

Evocar a vida artística portuguesa contemporânea implica pensá-la segundo a fronteira temporal do antes e depois do 25 de Abril de 1974. Veremos como o dispositivo de vigilância e de censura imposto pelo Estado Novo condicionou os espíritos, tendo um impacto direto na liberdade de criação dos artistas e nas suas representações do corpo físico e social. Com a democracia desapareceram as comissões de censura e a polícia política, mas como desconstruir um sistema de persuasão destinado a agir duradouramente sobre as mentalidades? Será que com a democracia os artistas conquistaram total liberdade de expressão? A partir de exemplos das várias artes analisaremos um passado recente em comparação com a extrema atualidade em que nem todas as imagens do corpo são ainda aceites.

Graça dos Santos é Professora Catedrática na Universidade Paris Nanterre onde dirige o CRILUS (Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone); é investigadora associada no Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (Université Versailles St Quentin en Yvelines) onde codirige desde 2001 com Jean-Claude Yon o Seminário de investigação “Histoire du spectacle vivant XIXe et XXe siècles”, na Société d’Histoire du Théâtre, Bibliothèque Nationale de France, Paris. É docente no DPIP (Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa) do CES /Universidade de Coimbra. Os seus trabalhos estudam em particular a ditadura salazarista e a censura. Encenadora, actriz e professora de teatro, escreve sobre as noções de corpo físico / corpo social, sobre as representações cénicas do corpo e do povo. Tem vários artigos publicados sobre a história do espectáculo europeu e sobre o teatro português; é autora no Dictionnaire encyclopédique du théâtre à travers le monde (Dir. Michel Corvin), Bordas, Paris 2008. Publicou Le spectacle dénaturé, le théâtre portugais sous le règne de Salazar 1933-1968 (CNRS Éditions, Paris 2002) editado em português na Editorial Caminho (2004). Em 2018 publicou Miguel Torga, le dialogue inassouvi, essai d’analyse de son œuvre dramatique (Peter Lang, Bruxelles). Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Belas Artes) entre 1983 e 1986 (formação em estudos teatrais na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle) e entre 1992 e 1996 (Doutoramento na Universidade Paris Nanterre). Cofundadora da companhia Cá e Lá (Compagnie bilingue français/portugais) tem desenvolvido um trabalho específico sobre o ator bilingue e sobre as conexões teatro e ensino das línguas. É diretora de Parfums de Lisbonne – Festival d’urbanités croisées entre Lisbonne et Paris cuja 32ª edição decorre entre junho e julho de 2019.

ORG: i2ADS

2 abr 2019

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Scroll / Projeto do Visões Úteis de peça de Teatro para Smartphones

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.

2 mai 2019