Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia). No sentido de pensarmos em conjunto a prática artística propriamente videográfica convidamos à participação académica nesta aula aberta, sempre a partir da experiência da recepção destas imagens ancoradas numa especificidade. Será orientada uma conversa na qual os cruzamentos entre a linguagem, o espaço e o tempo da imagem videográfica serão percebidos enquanto intensidades que activam uma prática artística.

Fernando José Pereira é artista e professor na FBAUP, sendo o vídeo uma prática constante no seu trabalho. O recente filme “Laboratório” (2018) recebeu uma menção honrosa do júri no INCUNA, International Film Festival, Gijón, Espanha. Possui a Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade de Porto e o Doutoramento em Belas Artes na Universidad de Vigo (com a tese: Arte contemporânea. A utopia de uma existência exilada. Os desenvolvimentos numéricos como nova (im)posibilidade aporética, 2001). Recebeu várias bolsas de estudo e investigação da Fundação Calouste Gulbenkian (1985/1989, 1997/98, 1999/2001). É co-director do projecto virose-org e investigador no Instituto de Investigação em Arte e Design. Expõe regularmente em museus, galerias e outros espaços. O seu trabalho está representado em várias colecções de arte públicas. Rui Manuel Vieira colabora com o artista na realização da fotografia dos mais recentes filmes.

ORG: Licenciatura em Artes Plásticas

12 mar 2019

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.

27 fev 2019

Oficinas de Gravura