Off site, a reflexion on exile through the collection of the Centre National des arts plastiques in France

No contexto de uma bolsa de pesquisa curatorial do CNAP, os curadores Estelle Nabeyrat e Pedro de Llano têm estado focados em artistas que se encontraram na situação de exílio desde o período da segunda guerra mundial até aos nossos dias bem como nas várias razões pelas quais eles se encontraram nessa condição.

Partindo de um dos maiores contextos de coleção pública francesa, que é ao mesmo tempo uma coleção off-side (por se encontrar dispersa em vários contextos), o Centro Nacional de Artes Plásticas, CNAP, tem identificado artistas no exílio de todos os continentes. Esta pesquisa revelou algumas rotas hospitaleiras ajudadas por políticas locais. Mas também proporcionou alterações na definição do próprio exílio ao longo do tempo.

A partir daí, a pesquisa permitiu que Nabeyrat e Llano construíssem algumas hipóteses sobre as particularidades que ligam a prática artística à condição de exilado.

Onde a liberdade de expressão e a sobrevivência diária como artista é difícil - embora não oficialmente impossível e proibida - os artistas tendem a afastar-se voluntariamente de sua terra de origem para buscar melhores condições de trabalho e maior atenção à sua arte. Escolhendo casos diferentes da coleção de artistas no exílio em várias geografias, alguns que terminaram mesmo a viver em França ou em outros lugares, a conferência abrirá uma reflexão maior sobre a noção de exílio dentro de uma sociedade neoliberal e com amplo espectro social e político. Também chegará a precisões atualizadas sobre o modo de definir o exílio de acordo com a condição do artista.

Pedro de Llano (1977) is an art historian and curator based in Santiago de Compostela. He curated the exhibitions In Search of the Miraculous: Thirty Years Later, focused on Bas Jan Ader’s posthumous project, at the Centro Galego de Arte Contemporánea in Santiago de Compostela (2010), La ballena negra/The Black Whale in Museo de Arte Contemporáneo de Vigo (2012), Disparity and Demand, La Galerie, Noisy-le-Sec (2014), and the first retrospective of Maria Thereza Alves at the Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, Sevilla (2015), followed by a recently published monograph on the artist co-published with Sternberg Press (2017). His writings have been published in art magazines including Exit Express, Carta, Afterall Online,Springerin, and Texte zur Kunst, and in La Vanguardia newspaper. He is currently preparing a monograph on Bas Jan Ader supported by a postdoctoral position at the University of Santiago de Compostela.

Estelle Nabeyrat (1978) is a curator and an art critic. Graduated in Art History and Social Sciences (University of Leipzig, Ehess), she took part to the curatorial program of Ecole du Magasin. She worked as an assistant and then as Head of International Affairs and Education at the Akademie der Bildende Künste Wien, L'Ensba Lyon, l'Esad Reims, l'Ecole du Magasin Grenoble and also as producer for the Studio Calzolari in Lisbon and Performa 15 Biennial NYC... She was a curator in residency at la box Ensba Bourges, Palais de Tokyo and Capacete Brazil where she reasearched on the Bienal of anthropophagy. She recently curated shows at Museu da Republicà Rio de Janeiro, Neuer Aachner Kunstverein, Quadrado Azul Lisbon. She is currently a reasearch curator for the Cnap collection in France. With artist Eva Barto, she runs a radio program for *DUUU about art workers rights.

ORG: Doutoramento em Artes Plásticas + i2ADS

14 mar 2019

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins