Design, Machine, Technology, Ars and Art / Anita Jóri

O filósofo tcheco Vilém Flusser (1920-1991) é conhecido por sua teoria sobre as medias, mas pouco se sabe em relação aos seus pensamentos sobre design. Para ele, os objectos que nos cercam quotidianamente determinam nosso mundo e a maneira como vivemos nele; portanto, esses efeitos existenciais devem ser considerados no processo de design. Um dos objetivos dessa aula aberta é examinar porque Flusser pensa que “tudo depende do design” e design é “a base de toda a cultura” (Flusser, Sobre a Palavra Design). Em contrapartida, serão enfatizados também os pensamentos críticos de Flusser sobre o tema. Por exemplo, ele chama a atenção para a questão da responsabilidade moral que ocorre durante processos de design: e se um grupo de designers anônimos produzisse “um complexo pós-industrial de pilotos de helicóptero” (Flusser, Uma Ética do Design Industrial?) para permitir que o piloto atirasse em seu alvo simplesmente com um piscar de olhos? Quem é o responsável por tirar uma vida? O designer, a indústria, o sistema, ou a entrelaçada rede dessas relações? Onde está, então, a “criatividade” nesse processo? Tais questões Flusserianas são novamente relevantes na era dos drones militares. Será discutida também a importância das teorias de Flusser sobre design ficcional como uma abordagem especulativa para a geração de conhecimento. Além disso, será observado como Flusser aplica a ficção filosófica como um método fenomenológico para refletir sobre a ciência e a humanidade em geral. O melhor exemplo disso é seu livro experimental “Vampyroteuthis Infernalis”, que nos coloca na vida quotidiana da lula vampiro – como uma noção extrema do “outro” a partir da perspectiva humana – e analisa diferentes eventos fenomenológicos da vida humana e as ligações entre animalidade e personificação. -

---

The Czech philosopher Vilém Flusser (1920-1991) is well known for his media theoretical concepts, but less known for his thoughts on design. For him, everyday objects around us determine our world and the way we live in it; therefore, these existential effects have to be considered in the design process. One of the aims of this lecture is to examine why Flusser thinks that “everything depends on design” and design is “the basis of all culture” (Flusser, About the Word Design). On the other hand, Flusser's critical thoughts on the subject will also be highlighted. For example, he raises awareness about the crisis of moral responsibility that occurs during design processes: What if a group of anonymous designers produce a “post-industrial helicopter-pilot complex” (Flusser, The Ethics of Industrial Design?) in order to allow the pilot to shoot his target simply by blinking? Who is responsible for taking a life? The designer, the industry, the system, or the interwoven network of these relationships? Where is then the “creativity” in this process? Such Flusserian questions are again relevant in the era of drone warfare. We will also take a closer look at the relevance of Flusser's theories in design fiction as a speculative approach towards knowledge generation. Moreover, it will be examined how Flusser applies philosophical fiction as a phenomenological method to reflect on science and humanity in general. One of the best examples is his experimental book “Vampyroteuthis Infernalis” that brings us into the everyday life of the vampire squid – as the ultimate “other” from a human perspective – and analyses different phenomenological events of human life and the links between animality and embodiment.

ORG: Departamento de Design

25 mar 2019

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20