Select Page

Inquietude do mundo, política do lugar / Jacques Lemière

No quarto de século que separa a sua primeira longa-metragem (O Sangue, 1989) do seu filme mais recente (Cavalo Dinheiro, 2014), a obra de Pedro Costa nunca se desviou de um ponto fixo, a inquietude do mundo, e a obrigação que se atribui tanto a si mesmo como à sua função de cineasta: "dar", a uma tal inquietude, "razão poética" (são as palavras que ele emprega para dizer o que António Reis lhe trazia, "em lições de cinema e de vida", quando o teve como professor na Escola de Cinema, em Lisboa). O que significa, numa arte da dialética entre singular e universal, uma inquietude do país a inscrever em lugares determinados deste país, que estes lugares sejam revelados ou que eles sejam imaginados. No entanto, a obra transformou-se muito, tanto do ponto de vista dos modos da sua realização como das formas artísticas inéditas em que ela se constrói...

Jacques Lemière é professor e investigador em Sociologia e Antropologia na Universidade de Lille (França). Autor de Le cinéma comme interpellation du pays. Parcours de cinéastes, événement politique et idée nationale : le cas du cinéma portugais après Avril 1974 (tese, 2007) e de numerosos artigos sobre o cinema português. Jacques Lemière aproxima-se do cinema português com a criação da associação Cineluso pour la connaissance du cinéma portugais e as Journées de Cinéma Portugais de Rouen, em 1990, cuja atividade de programação dos filmes dos principais cineastas portugueses se prolonga, noutros contextos, a partir de 1995, em Lille (Studio National du Fresnoy, Citéphilo, Nouveau-Ciné Club do estúdio de cinema Le Méliès) e um pouco por toda a França, no âmbito de diversos festivais de cinema.

 

ORG: Departamento de Artes Plásticas + i2ADS

 


20 mar 2019
17:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção


28 nov 2018

17:00
Jardim da FBAUP + Aula Magna 

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia). 


12 mar 2019
14:00

Aula Magna

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.


12 mar 2019
17:45

Pav. Sul PS 45

 

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.


19 fev 2019
18:00

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins


21 fev 2019
17:00

Aula Magna

Scroll / Projeto do Visões Úteis de peça de Teatro para Smartphones

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.


2 mai 2019
11:00

Aula Magna