Decurso #2 — Falar sobre a Pintura

O ciclo DECURSO — PENSAMENTO SOBRE A PINTURA é constituído por três momentos: a prática, o dizer e a interação da pintura. O primeiro momento, o menos visível para o espectador, é o que ocupa a maior parte do tempo e da relação entre o autor e a obra: a prática no contexto privado do atelier. O segundo momento consiste no dizer a/sobre pintura, no momento em que o autor tem a oportunidade de conjugar a palavra com a experiência do fazer e do pensar sobre a pintura. Finalmente, no terceiro momento, a pintura é proposta para interagir com o outro: a exposição, a catalogação e o registo são os eixos centrais do processo de dar a pintura ao Outro. A segunda etapa, DECURSO #2 FALAR SOBRE A PINTURA, consiste num espaço de discussão sobre a pintura, onde autores, moderador e público, constroem uma reflexão sobre a ação individual de cada autor e a sua contextualização quer em relação ao grupo de intervenientes, quer numa vertente alargada: histórica, crítica e filosófica.

ORG: Mestrado em Artes Plásticas

29 mar 2019
Fórum da Maia — Galeria 4
R. Eng. Duarte Pacheco
Maia

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins

21 fev 2019

Scroll / Projeto do Visões Úteis de peça de Teatro para Smartphones

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.

2 mai 2019