Select Page

Claire de Santa Coloma / Proposições de um Processo Artístico — Ciclo CEM

A pretexto do trabalho de Claire Santa Coloma, Laura Castro, Cláudia Amandi e a própria artista conversam sobre alguns dos desafios, presentes e passados, da sua atividade artística. Esta sessão estabelecerá uma intromissão no processo criativo de Claire Santa Coloma propondo uma aproximação do observador à dinâmica operativa da artista - pontos de partida, experiências, escolhas, anotações, métodos, entre outros. 

Debater-se-á sobre ações que, na sua relação processual, convergem na focagem de ideias, temas e formas, tais como se nos apresentam. 

A partir das experiências de Laura Castro, conhecedora das problemáticas atuais da escultura, e de Cláudia Amandi da interseção do desenho e da escultura, esta sessão será um momento privilegiado de troca de ideias entre pares. A sessão será acompanhada por Paula Neves, doutoranda em Artes Plásticas, que irá produzir um artigo a partir da sessão, a publicar no final da temporada.

Escultura com pedra, 2018
Araucaria, pedra encontrada na pré-cordillera dos Andes (Patagonia Argentina) 
45 x 50 x 56 cm
foto: © Bruno Lopes

Bios

A prática de Claire de Santa Coloma é baseada principalmente na Escultura mas o seu trabalho artístico também inclui desenhos e composições em papel. Conceptualmente, a sua atividade surge como resposta ao ambiente físico, enquadrando-a (a atividade) no tempo e no espaço. Centrado na economia de formas tridimensionais abstratas, Santa Coloma constrói manualmente os objetos que produz, usando materiais encontrados ou adquiridos - geralmente específicos a um lugar que, por sua vez, impõe vários parâmetros. A economia de um lugar e seu contexto fazem parte das suas intervenções. Nascida em Buenos Aires, Argentina, atualmente vive em Lisboa, Portugal. Vencedora do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP em 2017.

https://clairesantacoloma.com/

Laura Castro

Professora Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da mesma Escola. Entre o início da década de 1990 e 2006 trabalhou no sector cultural. Publicou artigos e livros sobre arte portuguesa dos séculos XIX a XXI e desenvolveu pesquisa para diferentes exposições. Doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com o trabalho Exposições de arte contemporânea na paisagem. Antecedentes, problemática e práticas (2010).

http://www.porto.ucp.pt/pt/cv-laura-castro

 

Cláudia Amandi 

Professora Auxiliar do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Investigadora integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Interessa-se por ações e métodos de trabalho no processo criativo e nos cruzamentos entre escultura e desenho. Doutorou-se na área do Desenho pela FBAUP, em 2010, com a investigação Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo. Ao longo dos anos, o seu trabalho autoral foi convergindo para processos de repetição, interessando-se particularmente por aqueles que, na sua aparência mecânica de execução, deslocam o referente do resultado.

https://claudiaamandi.weebly.com/

 Paula Neves

Artista Visual e investigadora das práticas processuais do desenho num contexto contemporâneo, reflexivo e experimental. Frequenta o doutoramento em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Mestre em Arte Multimédia e licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela FBAUP.

http://www.ceaa.pt/equipa/76

Comissão Científica do ciclo CEM – Corpo, Espaço, Matéria

Rute Rosas, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) / UP e ESMAE.

Sofia Ponte, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) / UP, UA e IPCA.

 

O CEM – Corpo, Espaço, Matéria, é um ciclo de encontros que propõe-se contribuir para a fertilização de ideias e cruzamento de pesquisas nas práticas artísticas e no design atuais, refletindo sobre os principais desafios que ajudam a compreender as mudanças ocorridas no século XXI, com o propósito de fortalecer a comunidade de investigação na FBAUP, e despertando os seus estudantes para as inúmeras possibilidades da investigação que esta instituição gera.

Próximas sessões
20 maio às 18h, Aula Magna

Incorpus – inimigo de todas as construções
Miguel Boneville, convidado

Pedro Arrifano, extra-comentador convidado
Filipa Cruz, comentadora
Inês Veloso, estudante PhD

3 junho às 18h, Aula Magna
O que há numa linha?
Helena Elias, convidada

Ana Tomé, extra-comentadora convidada
Vasco Cardoso, comentador
a confirmar, Ana Temudo

 

ORG: Rute Rosas e Sofia Ponte — i2ADS

+info
http://cem.fba.up.pt/index.html

 

 

 


29 abr 2019
18:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)