Estética e hospitalidade: entre a experiência, o espectáculo e as imagens precárias / Rosa Benéitez Andrés

O conflito migratório experimentado pela Europa nestes últimos anos está a ser acompanhado por um imaginário desolador, que já deixou de escandalizar a sociedade civil para converter-se, antes, num discurso (visual, verbal, etc.) de ineficaz indignação. Esta crise que só agora parece fazer-se visível, ainda que já venha à décadas a determinar a vida de boa parte dos cidadãos "não ocidentais", volta a colocar o acento nas fronteiras territoriais e simbólicas da humanidade; essas que nos distribuem ente o grupo "dos outros" e o próprio. Não obstante, neste tempo em que se exagera a importância destas divisões, também a hospitalidade social volta a fazer-se presente, e a reclamar uma atenção teórica a partir da sua prática. Desde o "Refugees Welcome" na Câmara de Madrid até à imagem da jornalista húngara a rasteirar Osama Abdul Moshen, quando este tentava escapar do horror da guerra civil síria, são cada vez mais as evidências do frágil ideário de comunidade humana que emerge da sociedade ocidental. A quantidade de imagens que, tanto a partir do campo artístico como fora dele, tratam de nos aproximar a uma porção da realidade em que vivem muitos refugiados cumpre uma missão paradoxal: por um lado, mostram as condições de existência desses migrantes forçados mas, pelo outro, em muitos casos espectacularizam as suas vivências, esvaziando de sentido crítico esses mesmos discursos visuais. Por isso, necessitamos pensar como actuam essas imagens e como podem ajudar-nos a fomentar um sentimento de hospitalidade que logre sobrepor-se ao inalcançável ideal da hospitalidade total (dar-se ao outro sem condições) e à mera transacção de interesses.

Rosa Benéitez Andrés es Doctora en Filosofía, especialidad en Estética y Teoría de las artes, por la Universidad de Salamanca. Ha sido investigadora contratada Juan de la Cierva en la Universidad Carlos III de Madrid (Área de Filosofía) y profesora asociada en la Universidad Complutense de Madrid (Área de Teoría de la literatura y literatura comparada). Asimismo, ha impartido docencia en Duke University in Madrid. Actualmente, es Profesora del área de Estética y Teoría de las Artes del Departamento de Filosofía, Lógica y Estética de la Universidad de Salamanca. Es co-editora del volumen Tipos móviles. Materiales de arte y estética (Luso-Española, 2011) y del monográfico Lecturas de Paul Celan (Abada, 2017). Ha traducido al filósofo Federico Vercellone (Más allá de la belleza, Biblioteca Nueva, 2013) y al poeta Edoardo Sanguineti (¿Cómo convertirnos en materialistas históricos?, Libros de la resistencia, 2014). Junto con Juan Albarrán, desarrolló el proyecto Ensayo y Error: tentativas interartísticas en el Estado español, en el marco del Centro de Estudios del Museo Reina Sofía (2014-2015). En este sentido, ha dedicado buena parte de sus investigaciones a las relaciones entre artes visuales y literatura, principalmente en el contexto hispanohablante. Recientemente se ha publicado su libro José Miguel Ullán: por una estética de los inestable (Iberoamericana Vervuert, 2019). Ha realizado estancias de investigación en diferentes centros nacionales e internacionales como el Ibero-Amerikanische Institut de Berlín. Es miembro del proyecto europeo Hospitality in European Film. Programa Erasmus+ (2017-1-ES01-KA203-038181) y del Grupo de investigación reconocido GEsTA (Grupo de Estética y teoría de las Artes). Su actividad investigadora se centra en cuestiones de Estética literaria y Teoría de las artes contemporánea, con especial atención en las relaciones entre arte y sociedad.

ORG: Doutoramento em Artes Plásticas + i2ADS

2 mai 2019

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45