Select Page

Estética e hospitalidade: entre a experiência, o espectáculo e as imagens precárias / Rosa Benéitez Andrés

O conflito migratório experimentado pela Europa nestes últimos anos está a ser acompanhado por um imaginário desolador, que já deixou de escandalizar a sociedade civil para converter-se, antes, num discurso (visual, verbal, etc.) de ineficaz indignação. Esta crise que só agora parece fazer-se visível, ainda que já venha à décadas a determinar a vida de boa parte dos cidadãos "não ocidentais", volta a colocar o acento nas fronteiras territoriais e simbólicas da humanidade; essas que nos distribuem ente o grupo "dos outros" e o próprio. Não obstante, neste tempo em que se exagera a importância destas divisões, também a hospitalidade social volta a fazer-se presente, e a reclamar uma atenção teórica a partir da sua prática. Desde o "Refugees Welcome" na Câmara de Madrid até à imagem da jornalista húngara a rasteirar Osama Abdul Moshen, quando este tentava escapar do horror da guerra civil síria, são cada vez mais as evidências do frágil ideário de comunidade humana que emerge da sociedade ocidental. A quantidade de imagens que, tanto a partir do campo artístico como fora dele, tratam de nos aproximar a uma porção da realidade em que vivem muitos refugiados cumpre uma missão paradoxal: por um lado, mostram as condições de existência desses migrantes forçados mas, pelo outro, em muitos casos espectacularizam as suas vivências, esvaziando de sentido crítico esses mesmos discursos visuais. Por isso, necessitamos pensar como actuam essas imagens e como podem ajudar-nos a fomentar um sentimento de hospitalidade que logre sobrepor-se ao inalcançável ideal da hospitalidade total (dar-se ao outro sem condições) e à mera transacção de interesses.

Rosa Benéitez Andrés es Doctora en Filosofía, especialidad en Estética y Teoría de las artes, por la Universidad de Salamanca. Ha sido investigadora contratada Juan de la Cierva en la Universidad Carlos III de Madrid (Área de Filosofía) y profesora asociada en la Universidad Complutense de Madrid (Área de Teoría de la literatura y literatura comparada). Asimismo, ha impartido docencia en Duke University in Madrid. Actualmente, es Profesora del área de Estética y Teoría de las Artes del Departamento de Filosofía, Lógica y Estética de la Universidad de Salamanca. Es co-editora del volumen Tipos móviles. Materiales de arte y estética (Luso-Española, 2011) y del monográfico Lecturas de Paul Celan (Abada, 2017). Ha traducido al filósofo Federico Vercellone (Más allá de la belleza, Biblioteca Nueva, 2013) y al poeta Edoardo Sanguineti (¿Cómo convertirnos en materialistas históricos?, Libros de la resistencia, 2014). Junto con Juan Albarrán, desarrolló el proyecto Ensayo y Error: tentativas interartísticas en el Estado español, en el marco del Centro de Estudios del Museo Reina Sofía (2014-2015). En este sentido, ha dedicado buena parte de sus investigaciones a las relaciones entre artes visuales y literatura, principalmente en el contexto hispanohablante. Recientemente se ha publicado su libro José Miguel Ullán: por una estética de los inestable (Iberoamericana Vervuert, 2019). Ha realizado estancias de investigación en diferentes centros nacionales e internacionales como el Ibero-Amerikanische Institut de Berlín. Es miembro del proyecto europeo Hospitality in European Film. Programa Erasmus+ (2017-1-ES01-KA203-038181) y del Grupo de investigación reconocido GEsTA (Grupo de Estética y teoría de las Artes). Su actividad investigadora se centra en cuestiones de Estética literaria y Teoría de las artes contemporánea, con especial atención en las relaciones entre arte y sociedad.

 

ORG: Doutoramento em Artes Plásticas + i2ADS


2 mai 2019
16:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção


28 nov 2018

17:00
Jardim da FBAUP + Aula Magna 

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia). 


12 mar 2019
14:00

Aula Magna

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.


12 mar 2019
17:45

Pav. Sul PS 45