Select Page

Radionómada / Uma viagem, Uma caminhada em rádio-mapa

5 Leituras sobre o Projeto Radionómada uma viagem, uma caminhada em rádio-mapa Península Ibérica (Barcelona-Porto) de Rodrigo Paglieri 28 de maio – 16h30 Aula Magna / FBAUP

http://radionomade.art

Com a finalização da 1ª edição do Projeto Radionómada e chegada de Rodrigo Paglieri ao Porto, teremos uma sessão com a presença do artista. A partir da experiência do autor mas também de especialistas, docentes, artistas e investigadores, propomos leituras diferenciadas, por vezes, complementares. Na loja do i2ADS, na FBAUP, assistimos em direto ao projeto através da web, que teve início no dia 15 de abril com saída na LA INFINITA, em Barcelona. Com a chegada ao Porto teremos, certamente, muitas questões e indagações sobre o mesmo: o antes o durante e o depois. A perpetiva concetual, projetual, prática, de produção em diálogo com diversas disciplinas e experiências justifica esta iniciativa quer pelo discurso na primeira pessoa como através das análises, interpretações e leituras multidisciplinares dos oradores, seguida de uma conversa com a participação do público.

Rodrigo Paglieri nasceu em Santiago do Chile, viveu e trabalhou no Brasil de 1988 a 2018 é doutorando desde 2015 no PPGAV/EBA/UFRJ e atualmente reside em Barcelona onde desenvolve parte da sua pesquisa na Universitad de Barcelona como bolsista do PDSE da Capes. É mestre em Poéticas Contemporâneas pela UnB desde 2006 e graduou-se como Bacharel em Artes Visuais também na UnB em 1998. Paglieri tem desenvolvido seu trabalho em duas direções básicas; uma para fruição em galeria com produção de objetos acionados por mecanismos e video-instalações, e outra de intervenção urbana, voltada para espaços públicos: foi fundador e integrante do grupo de intervenção urbana Projeto de Arte Entorno, entre 2000 e 2004. Em 2014 Paglieri abre sua pesquisa artística/teórica numa nova direção, e acrescenta a caminhada como uma prática artística a partir dos processos sócio-políticos que se dão na experiência do percurso, da viagem e do mapa geopolítico. Atualmente prepara-se para o Projeto RADIONÓMADA – Uma viagem. Uma caminhada em rádio -mapa que envolve 1.600 km entre Espanha e Portugal e 45 dias de caminhada, a partir de 15 de abril de 2019. A caminhada além de ser o foco da investigação poética na realização dos últimos trabalhos, é, também, o objeto central da sua pesquisa de doutorado. Desde 1998, tem realizado exposições individuais; concebido, participado, colaborado e organizado, inúmeros eventos, tais como: Exposições Coletivas, Workshops, Cursos, Aulas Públicas ou Conferências em diversos países. Tem lecionado nos últimos 20 anos em respeitáveis instituições de ensino superior de Arte, nomeadamente: UnB, UFRJ, Faculdade Dulcina de Moraes, entre outras. Recebeu prêmios e distinções estando representado em instituições e coleções privadas.

Oradores

Rute Rosas
Departamento de Artes Plásticas - Escultura Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Artista Plástica - Escultora e Investigadora

Miguel Carvalhais
Departamento de Design Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Designer, Músico e Investigador

Martí Peran
Departament d'Història de l'Art Universitat de Barcelona Artista, Crítico e Curador

Pedro Tudela
Departamento de Artes Plásticas - Multimédia Artista Plástico e Músico Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Sofia Ponte
Departamento de Artes Plásticas - Escultura Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Investigadora e Curadora

 


28 mai 2019
16:30

Aula Magna

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)