Select Page

Tubo de Ensaios 18_19

Tubo de Ensaios 1819, na sua 6ª edição, apresenta-se como a mostra curricular de trabalhos dos estudantes do 3º ano daLicenciatura em Artes Plásticas Escultura (LAP – Escultura) realizados na Unidade Curricular (UC) Atelier II - Escultura e que resulta de uma consciência atenta à necessidade dos estudantes testarem modelos expositivos distintos das diversas apresentações em aula que acontecem ao longo do ano lectivo.

Após as apresentações curricularesconsequência das propostas, e que este ano envolveu uma docência partilhada, os estudantes são colocados perante uma curadoria fundada na selecção de trabalhos a apresentar em diversos espaços da FBAUP, incitando-os e preparando-os para situações da vida profissional – um grande atelier aberto à comunidade.

O processo de seleção decorreu de reuniões com a turma nas quais se apresentaram e acordaram critérios e orientações para a produção desta iniciativa. Além disso, os estudantes são motivados à organização sistemática dos seus portfólios em blogue de turma o que nos motivou à possibilidade de o mesmo ser consultado durante a mostra.

Se o objectivo fundamental desta UC é que os estudantes criem progressivamente o seu universo individual de questionamento e investigação plástica articulando diferentes âmbitos do saber, fará sentido o estímulo ao conhecimento dos bastidores e procedimentos de montagem de uma exposição.

Durante o ano lectivo os estudantes são colocados perante um conjunto de Propostas de Trabalho que procuram estimular o questionamento e a investigação no território das Artes Plásticas- Escultura. Os temas e assuntos tratados são suficientemente abrangentes possibilitando, a cada estudante, o encontro com questões e orientações frutíferas ao desenvolvimento dos seus percursos.

O estudante é convocado através de desafios que implicam diferentes modalidades do campo escultórico: compositivas, de fruição e de apresentação, mas igualmente confrontados com tempos de execução e espaços de apresentação diversificados. Tais situações potenciam ritmos de trabalho distintos com implicações na utilização das ferramentas, matérias e meios, bem como nas relações dinâmicas entre concepção, concretização e exposição/apresentação.

Os temas - Corpo e Espaço – são estruturantes e estruturadores do processo ensino/aprendizagem nesta Unidade Curricular pelo desenvolvimento de competências específicas na criação e na práxis escultórica. Numa articulação destes temas com as matérias, meios e técnicas, os estudantes são estimulados a exercitar e experienciar por forma a, gradualmente, responderem melhor aos seus pressupostos nas concretizações finais desenvolvendo competências da criação plástica na tridimensionalidade através de um reportório que lhes permitirá, desejavelmente, a aquisição de autonomia, reflexão, análise crítica e autocrítica.

Tubo de Ensaios 1819surge assim como um primeiro ensaio - uma amostra de ensaios, exercícios ou experiências plásticas - que pretende apoiar o amadurecimento pessoal e profissional deste grupo de jovens em formação artística, através da qual têm a possibilidade de experimentar, testar e definir territórios da tridimensionalidade que pretendam desenvolver.

Nesta edição que conta com mais de 40 exercícios dos estudantes poderemos fruir de ações diárias que resultam da activação de objectos pelo corpo, o do estudante e/ou do público; da portabilidade; da mutação compositiva, da fruição activa que envolve a percepção somatosensorial, pela proximidade e o contacto ou através de rituais simbólicos no âmbito intercultural do doméstico e do quotidiano.

Nesta mostra propomos ações diárias a decorrer nos diversos espaços da FBAUP, a fruição de objectos, edições, livros de artista, estudos orientados no que diz respeito ao módulo e ao múltiplo, a composições espaciais e matéricas no espaço tridimensional até à Instalação, recorrendo a múltiplas escalas, metodologias, ferramentas e processos decorrentes das estruturas conceptuais de cada estudante e enunciados.

Propomos espaços pouco prováveis, ensaios no espaço, composição dos elementos, distinção entre Composição Escultórica e Instalação, dependência do espaço e activação pelo público – um ensaio natural da sociabilização das propostas ou proposições plásticas.

 

Termino este texto com um especial agradecimento à Designer Clara Silva por se manter ligada a esta iniciativa, a toda a equipa Técnica Especializada da FBAUP, mas também, e em particular, ao meu colega Samuel Silva e ao grupo de estudantes, que demonstrou um elevado nível de maturidade e capacidade de organização e empenho, motivado pelo seu interesse e dedicação à área de conhecimento na qual se estão a formar, ultrapassando as adversidades que sentimos todos os dias pela ausência de qualidade dos espaços e condições das infraestruturas no Pavilhão de Escultura.

FBAUP, Junho 2019

Rute Rosas
Regente e Docente da UC Atelier II - Escultura
Professora Auxiliar Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP PhD Teacher
Membro Integrado I2ADS
Artista Plástica - Escultura
www.ruterosas.com

 

DOCÊNCIA
CURADORIA
COORDENAÇÃO
Rute Rosas
Samuel Silva

PRODUÇÃO
Alexandra Guimarães
Catarina Vilaça
Carolina Mariares
Edgardo Almeida
Rafaela Fernandes

EQUIPA TÉCNICA
Alcides Rodrigues
António Ferreira
Carlos Lima
João Paulo Lima
Luis Pinto Nunes
Patrícia Viana Almeida
Tiago Cruz
João Baptista

MONTAGEM
Estudantes
Alcides Rodrigues
Carlos Lima
Patrícia Viana Almeida
Tiago Cruz

DESIGN
Clara Não

PARTICIPANTES
Alexandra Guimarães
Andrej Grohol
Artur Prudente
Beatriz Freitas
Beatriz Marcos
Bruno Rodrigues
Carolina Mariares
Catarina Corrêa Mendes
Catarina Farhat
Cláudio Penas
Diana Sapudo
Edgardo de Almeida
Gaia Favari
Joana Oliveira
João Sousa
Jordan
Leonor Ferreira
Lisa Barbosa
Marcelo Gonçalves
Maria Francisca Moura
Maurício Pereira
Mónica Perestrelo
Nery
Pietro Lugaro
Rafa Fernandes
Rita Rodrigues
Salomé Santos
Sandra Alexandre
Toni de Faria Machado
Vilaça

Blog da UC:

https://emtorno.weebly.com

 


15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.


21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20


28 set a 02 de out
oMuseu

 

As fotografias e o resto

Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.


[ADIADO]
oMuseu

 

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.


21 a 25 set
FBAUP

 

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)


/Online

 

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]


prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

 

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.


17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.


2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.


31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00

 

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 


1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

 

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.


16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00

Uma mão cheia de nada

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP


1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas

Ao Postigo

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP


9 a 14 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar

Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico

A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.


30 jun 2021
17:00
Terraço do oMuseu

O Direito às Histórias

Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho


3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende

Intervalo

Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC 
Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas


3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho

 

I Can See the Future

Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação


28 jun a 2 jul 2021
oMuseu
Inauguração 28 jun às 17:00

Elipse Zero|Null Ellipse

Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura. 


7 a 9 jul 2021
oMuseu
Inauguração 17:00

Claraboia: 20 rasgos

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura


17 a 23 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim

Primeira Avenida / Duplo Sentido

Processos e Percursos — exposição dos processos de trabalho dos estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público


18 jun a 18 jul 2021
Praça do Munícipio e Avenida Álvares Cabral

Vila Nova de Gaia