Fábio Duarte Martins / Óptica, Calibração e Design de Tipos

Conferência, 03 de Julho, 14:30, PS01 Entrada Livre
A grande parte do trabalho de design de tipos consiste em correções ópticas: pequenos ajustes para optimizar a performance de uma forma. Nesta conferência, vamos explorar o porquê destes ajustes, para sabermos melhor o que, quando e como ajustar.

Workshop, 03 a 05 de Julho, 14:30–17:30, PS13b Inscrição gratuita (10 vagas disponíveis).
Formulário online em: https://forms.gle/Kr5Qsr52y6RJY8Lx6

Partindo de uma palavra, na workshop iremos trabalhar em como optimizar um determinado desenho para a legibilidade, tamanho e finalidade técnica. Utilizando o FontLab VI, iremos também ver o que de mais actual temos de ferramentas de desenho de tipos e quais os fundamentos técnicos e formais para a produção de tipos de letra de qualidade. Esta conferência e workshop realizam-se no âmbito das atividades da 10.ª edição da conferência "Encontro de Tipografia".+info: https://10et.esad.pt/

Fábio Duarte Martins é Designer de Tipos de Letra, professor convidado de Tipografia no IADE e Designer Editorial. Leccionou Design de Tipos na ESAD — Matosinhos e produz e distribui tipos de letra através da Scannerlicker Type Foundry (www.scannerlicker.net), desde 2009. Colaborando regularmente com diretores criativos, estúdios e agências, foi premiado, por exemplo, pela TDC e ADC, assim como entrevistado pela FastCompany, Gizmodo e IdN. Escreve regularmente sobre temas associados a tipografia (learn.scannerlicker.net) e é frequentemente convidado para ensinar sobre o tema noutras instituições, com a TypeEd e a FontLab.

ORG: Licenciatura em Design de Comunicação

3 a 5 jul 2019
Conferência
Aud. Pav. Sul

3 jul às 14:30

PS 13B

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.

19 fev 2019

Pav. Sul PS 13B