Primeira Avenida / Duplo Sentido – Empenas Cegas

Visita acompanhada às intervenções nas EMPENAS CEGAS que integram o Projecto PRIMEIRA AVENIDA / DUPLO SENTIDO em Vila Nova de Gaia, com a presença dos autores e de representantes da Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto e do Município de Vila Nova de Gaia.

PRIMEIRA AVENIDA / DUPLO SENTIDO

É um projecto de dinamização urbana que promove a ligação da Universidade à sociedade civil, através de várias propostas de âmbito artístico para Avenida da República que pretendem reforçar a apropriação dos espaços da Avenida e o envolvimento das suas comunidades residentes ou visitantes, promovendo uma Avenida para o sec. XXI.

O projecto, com o apoio do programa Norte 2020 e do Município de Vila Nova de Gaia, parte de uma parceria entre este Município e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e nele participam estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público oriundos de diversos países: Alexandre Fuga, Amanda Copstein, Ana Willerding, Aurora dos Campos, Carolina Moura, Claire Sivier, Cristiana Pascoal, Desirée Desmarattes, Fernanda Zotovici, Gisela Faria, Gustavo Romeiro, Izabel Barboni, Juana Bravo, Mariana Morais, Monika Šeduikytė, Paulo Viel, Rayan Merhy, Talitha Filipe, Tito Senna, Titos Pelembe, Tomás Ribas.

17 setembro 2019
Ponto de encontro:

Estação de Metro D.João II, Vila Nova de Gaia
Participação livre

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20