Mulheres Artistas Docentes

E CONTUDO ELAS MOVEM-SE! MULHERES E CIÊNCIA é o tema para o ciclo de eventos promovido pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Reitoria da U. Porto, que decorre entre 10 de setembro e 29 de outubro.

A Biblioteca aceitou o convite à participação associando-se a este evento multidisciplinar com a exposição bibliográfica “MULHERES ARTISTAS DOCENTES “, dando a conhecer alguns dos trabalhos produzidos pelas várias gerações de docentes da FBAUP.

Passado e presente cruzam-se nesta iniciativa onde as mulheres têm o papel principal – o de ser artista! Da fotografia à ilustração, do vitral à arquitetura celebramos as Mulheres na Arte porque de facto “Elas Movem-se!”

ORG: Biblioteca

30 setembro a 4 outubro 2019
Galeria Átrio 1º andar + Biblioteca
Inauguração 30 setembro às 17:00

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.

21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20

28 set a 02 de out
oMuseu

As fotografias e o resto

Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.

[ADIADO]

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.

21 a 25 set
FBAUP

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)

/Online

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]

prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.

17 out a 14 dez 2019

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.

2 maio 2019

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.

31 maio a 20 julho 2019
Inauguração 30 maio às 18:00

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos.

1 março a 20 abril 2019
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100

16 novembro a 15 dezembro 2018
Inauguração 15 novembro às 18:00

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão

20 julho a 27 outubro 2018

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.

16 setembro a 4 outubro 2019
Inauguração 16 setembro às 12:00

Uma mão cheia de nada

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas

Ao Postigo

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP

9 a 14 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar

Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico

A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.

30 jun 2021
Terraço do oMuseu

O Direito às Histórias

Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho

3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende

Intervalo

Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC
Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas

3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho

I Can See the Future

Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação

28 jun a 2 jul 2021
Inauguração 28 jun às 17:00

Elipse Zero|Null Ellipse

Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura.

7 a 9 jul 2021
Inauguração 17:00

Claraboia: 20 rasgos

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura