II COLÓQUIO Processos de Transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

A segunda edição deste colóquio resulta das práticas colaborativas entre a unidade curricular optativa do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, “Arquitectura: Processos de Transformação no ensino/aprendizagem” e o projecto de investigação “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)”, sedeado no i2ADS. Esta iniciativa funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal e das suas repercussões na academia e na sociedade.
Considerando os processos de investigação desenvolvidos no âmbito, retaguarda institucional e contexto das linhas programáticas, didácticas e pedagógicas de uma unidade curricular do MIARQ/FAUP e de um núcleo multidisciplinar e transdisciplinar composto por investigadores das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pretende-se divulgar, difundir e ampliar a reflexão nas áreas do conhecimento referidas. É intenção que este colóquio, como complemento extra-curricular da oferta formativa, mas também como momento de reunião dos vários caminhos de investigação seguidos pelo projecto transdisciplinar do i2ADS, possa agregar a comunidade académica e a sociedade em geral em torno das temáticas em debate. Esta ação visa fixar e divulgar o conhecimento sobre a relação na sociedade, cidade e território entre o ensino artístico-científico, os meios, agentes e dispositivos sócio-culturais, as dinâmicas artísticas e as transformações contemporâneas nos processos de ensino-aprendizagem de nível superior. A propósito das alterações introduzidas no quotidiano das escolas artísticas portuguesas a partir da aplicação da Declaração de Bolonha em 2006 e da análise do momento presente, revisita-se o passado na exacta medida das interrogações da contemporaneidade. Reflectindo sobre o tempo presente, as suas interrogações, transformações e dinâmicas, pensa-se a academia, a profissão nos planos local e global.
A experiência desta unidade curricular da FAUP e do projecto integrado no i2ADS permite pensar, com alguma distância crítica sobre o seu início, que se está a contribuir para aprofundar um campo de reflexão teórica e prática sobre a relação intelectual e prática entre Arte e Ciência e, em contexto de Escola, entre ensino-aprendizagem e ensino/investigação. Nesse sentido, é uma preocupação que fomenta a reinvenção dos métodos/processos didácticos e os tempos e os modos da investigação, de forma a captar a atenção e desenvolver o espírito crítico no estudante e a estimular positivamente os investigadores e a investigação em arte. Esbater as fronteiras/barreiras do quotidiano da contemporaneidade, muito marcadas por lógicas de zonamento disciplinar, de fronteiras e territórios rígidos de espacialidades restritas e conformações convencionadas, numa relação tensa entre acesso e exclusão, identidade e repulsa, pertença e abandono, pensamos poder sublinhar as práticas pedagógicas e de investigação como catalisadoras e desbloqueadoras de construção de posicionamento crítico, numa dialética constante. Com este evento, proporciona-se dois momentos particulares – expositivo e de debate e de reflexão e crítica, articulando a polemização directa e indirecta, e procedendo a formulações cruzadas entre a reflexão montada em dispositivos de discurso expositivo ou de estudo de caso, por pesquisa e baseada em problemas, julgando-se poder amplificar, de facto, as ressonâncias do debate num mundo em mudança acelerada.
Nos últimos sessenta anos, a universidade e as escolas superiores atravessaram um processo de transformação no que respeita a dois vectores essenciais: as plataformas de trabalho e pensamento e as relações de género, tanto na esfera da docência como da discência. Então, aquilo que era um universo maioritariamente masculino e analógico, pelo menos no que respeita ao plano dos estudantes, inverteu a relação, sendo, no ensino artístico e artístico-científico, um espaço maioritariamente feminino, quase numa proporção de 3 para 1, claramente regido por uma cultura digital de última geração. Este colóquio considera este quadro como um pano de fundo, como contexto interessante e importante para se pensar sobre as matérias em análise. Assim, Arte, Ciência, Educação, Sociedade, Corpo, Sujeito, Espaço, Políticas Públicas e Processos de Transformação, têm como retaguarda esta equação, tão contemporânea no seu debate, tão essencial, no tempo presente, para se burilar a reflexão que se quer viva, exploratória, experimental e dinâmica.
Organização e Coordenação Científica
Projecto de Investigação do i2ADS
Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto – 1950/2016
Unidade curricular do Mestrado Integrado em Arquitectura/FAUP
Arquitectura: Processos de transformação no ensino-aprendizagem
Entrada gratuita
Programa e mais infos aqui
—
3 e 4 outubro 2019
FBAUP
CONFERÊNCIAS ANTERIORES
3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
—
16 a 18 setembro 2019
FBAUP
CULTURA | CIDADE: Um Direito!
Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades
—
18 outubro 2019
18:00
PS12
xCoAx 2020
8th International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X
Programa Online
—
8 a 10 julho 2020
Online
IV fórum ibérico de estudos museológicos
Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.
—
10 dez 2020
Online
Post-Digital Letterpress Printing
Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.
—
30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP
MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration
O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.
—
11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul
Primeiras Jornadas em Educação Artística
Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.
—
22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
UD19: Design Does a Selfie
Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design
—
18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP
‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington
Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.
—
23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul
Geometry at Fine Arts and Design Faculties — European Encounter of Erasmus Partner Faculties
Encontro académico de pares sobre a pedagogia e a didática da Geometria no Ensino das Belas Artes e Design, com 3 conferências abertas à comunidade.
—
7 a 9 maio 2018
FBAUP, Junta de Freguesia do Bonfim e Escola Artística de Soares dos Reis.
Jornadas Didácticas 2018
As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.
—
5 a 6 outubro 2018
Aula Magna
MOVING STREET: URBAN NARRATIVES: FICTION, REALITY, PRINTMAKING
Programa intensivo dedicado à gravura, inclui workshops, conversas, demonstrações, exposições com a duração de uma semana.
—
7 a 11 maio 2018
FBAUP
Towards Simplicity in Teaching // Javier Navarro de Zuvillaga
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
—
8 maio 2018
18:30
Auditório da Escola Artística de Soares dos Reis, Porto
Mário Moura — O design que o design não vê: raça, género e classe.
Conferência e apresentação do livro editado pela Orfeu Negro
—
26 abril 2018
15:00
Aula Magna
#16.ART
Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology
—
11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu
UD17: NoiseWise
Sixth Forum on Doctoral Design Research
—
16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC
FuturePlaces
10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship
—
17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel
Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
—
7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto
Regular and Irregular Geometries in Science and Art from Leonardo to Now // Martin Kemp
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
—
9 maio 2018
18:30
Aula Magna da FBAUP
Pensamento e Catástrofes
Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt
—
18 a 20 maio 2017
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
http://www.icocep.com
—
3–5 abril 2017
FBAUP
#16.ART
Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL
http://16art.medialab.ufg.br/
—
11–14 outubro 2017
Submissões até 17 de maio
Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte
Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem
—
5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
Realiza-se na FBAUP em abril.
O prazo para a submissão de resumos (300 palavras) termina a 15 de janeiro de 2017.
Encontro Aberto #26
Nora Sternfeld e Oliver Marchart
—
5 janeiro 2016
15:00
PS12
Lançamento do livro “Casas de Brasileiro”
De José Carlos Loureiro, Paula Torres Peixoto e Patrícia Mota Santos
—
16 março 2017
18:00
Museu
John Baldacchino
—
10 fevereiro 2017
10:00
Museu
Apresentação Pública da Bienal BoCA
A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.
—
10 fevereiro de 2017 · 17:00
Aula Magna
5EPRAE
EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.
—
9–10 fevereiro de 2017
Museu
O designer como autor | Nuno Coelho
Materialização da investigação em Design em componentes projetuais
—
8 novembro 2016
18:00
Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos