Select Page

II COLÓQUIO Processos de Transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

A segunda edição deste colóquio resulta das práticas colaborativas entre a unidade curricular optativa do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, “Arquitectura: Processos de Transformação no ensino/aprendizagem” e o projecto de investigação “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)”, sedeado no i2ADS. Esta iniciativa funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal e das suas repercussões na academia e na sociedade.

Considerando os processos de investigação desenvolvidos no âmbito, retaguarda institucional e contexto das linhas programáticas, didácticas e pedagógicas de uma unidade curricular do MIARQ/FAUP e de um núcleo multidisciplinar e transdisciplinar composto por investigadores das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pretende-se divulgar, difundir e ampliar a reflexão nas áreas do conhecimento referidas. É intenção que este colóquio, como complemento extra-curricular da oferta formativa, mas também como momento de reunião dos vários caminhos de investigação seguidos pelo projecto transdisciplinar do i2ADS, possa agregar a comunidade académica e a sociedade em geral em torno das temáticas em debate. Esta ação visa fixar e divulgar o conhecimento sobre a relação na sociedade, cidade e território entre o ensino artístico-científico, os meios, agentes e dispositivos sócio-culturais, as dinâmicas artísticas e as transformações contemporâneas nos processos de ensino-aprendizagem de nível superior. A propósito das alterações introduzidas no quotidiano das escolas artísticas portuguesas a partir da aplicação da Declaração de Bolonha em 2006 e da análise do momento presente, revisita-se o passado na exacta medida das interrogações da contemporaneidade. Reflectindo sobre o tempo presente, as suas interrogações, transformações e dinâmicas, pensa-se a academia, a profissão nos planos local e global.

A experiência desta unidade curricular da FAUP e do projecto integrado no i2ADS permite pensar, com alguma distância crítica sobre o seu início, que se está a contribuir para aprofundar um campo de reflexão teórica e prática sobre a relação intelectual e prática entre Arte e Ciência e, em contexto de Escola, entre ensino-aprendizagem e ensino/investigação. Nesse sentido, é uma preocupação que fomenta a reinvenção dos métodos/processos didácticos e os tempos e os modos da investigação, de forma a captar a atenção e desenvolver o espírito crítico no estudante e a estimular positivamente os investigadores e a investigação em arte. Esbater as fronteiras/barreiras do quotidiano da contemporaneidade, muito marcadas por lógicas de zonamento disciplinar, de fronteiras e territórios rígidos de espacialidades restritas e conformações convencionadas, numa relação tensa entre acesso e exclusão, identidade e repulsa, pertença e abandono, pensamos poder sublinhar as práticas pedagógicas e de investigação como catalisadoras e desbloqueadoras de construção de posicionamento crítico, numa dialética constante. Com este evento, proporciona-se dois momentos particulares – expositivo e de debate e de reflexão e crítica, articulando a polemização directa e indirecta, e procedendo a formulações cruzadas entre a reflexão montada em dispositivos de discurso expositivo ou de estudo de caso, por pesquisa e baseada em problemas, julgando-se poder amplificar, de facto, as ressonâncias do debate num mundo em mudança acelerada.

Nos últimos sessenta anos, a universidade e as escolas superiores atravessaram um processo de transformação no que respeita a dois vectores essenciais: as plataformas de trabalho e pensamento e as relações de género, tanto na esfera da docência como da discência. Então, aquilo que era um universo maioritariamente masculino e analógico, pelo menos no que respeita ao plano dos estudantes, inverteu a relação, sendo, no ensino artístico e artístico-científico, um espaço maioritariamente feminino, quase numa proporção de 3 para 1, claramente regido por uma cultura digital de última geração. Este colóquio considera este quadro como um pano de fundo, como contexto interessante e importante para se pensar sobre as matérias em análise. Assim, Arte, Ciência, Educação, Sociedade, Corpo, Sujeito, Espaço, Políticas Públicas e Processos de Transformação, têm como retaguarda esta equação, tão contemporânea no seu debate, tão essencial, no tempo presente, para se burilar a reflexão que se quer viva, exploratória, experimental e dinâmica.

 
Organização e Coordenação Científica
 

Projecto de Investigação do i2ADS
Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto – 1950/2016
 
Unidade curricular do Mestrado Integrado em Arquitectura/FAUP
Arquitectura: Processos de transformação no ensino-aprendizagem 

Entrada gratuita

 

Programa e mais infos aqui

 


3 e 4 outubro 2019
FBAUP

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

xCoAx 2017

Computação, Comunicação, Estética & X
Programa Online


5 a 23 julho 2017
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa + Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt


18 a 20 maio 2017

Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem


5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos

Apresentação Pública da Bienal BoCA

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.


10 fevereiro de 2017 · 17:00
Aula Magna

5EPRAE

EPRAE is an international meeting that intends to make public and to discuss ongoing doctoral researches students with invited discussants and a community of students and teachers of arts education.


9–10 fevereiro de 2017
Museu