O presente e o futuro da Inteligência Artificial Criativa // Fabrizio Poltronieri

A popularização de novos sistemas de inteligência artificial, especialmente os relacionados aos campos do aprendizado profundo (Deep Learning) e visão computacional, trazem novos desafios para a área da arte e da estética.
Ainda que o uso de computadores e de técnicas de inteligência artificial não sejam novidades no mundo da arte – Harold Cohen (1928-2016), por exemplo, trabalhou em seu programa AARON por 43 anos – o novo cenário possibilita que algoritmos tenha liberdade suficiente para tomarem decisões que até então eram responsabilidade de programadores ou usuários. Cohen, cujo programa podia criar pinturas abstratas e figurativas complexas, tinha o poder de escolha e de veto, de acordo com seus julgamentos estéticos, sobre o que o AARON produzia.
O artista tembém havia meticulosamente programado cada decisão que o sistema podia tomar. Com os novos algoritmos e a abolição da necessidade de programar toda a lógica por trás dos sistemas de inteligência artificial, nós podemos delegar tarefas para sistemas autônomos cada vez mais inteligentes, incluindo tarefas estéticas e lúdicas.
Diante deste contexto, esta apresentação aborda duas questões principais, que eu venho buscando responder através de obras e projetos baseados em uma metodologia baseada na prática (practice-based research): Os futuros sistemas de inteligência artificial manterão o homem como protagonista criativo principal? Como humanos e sistemas de inteligência artificial podem interagir de maneira significativa e co-criativa em projetos conjuntos?
Fabrizio Augusto Poltronieri é um artista e acadêmico que explora em seu trabalho relações entre tecnologia e conceitos filosóficos, como, por exemplo, o acaso. Seu trabalho atual involve inteligência artificial, com a aplicação de técnicas de machine e deep learning para a criação de narrativas, imagens em movimento e objetos. Poltronieri tem dedicado suas pesquisas acadêmicas e artísticas ao desenvolvimento da área de computação criativa. Ele é um programador autodidata que começou a programar na infância. Sua primeigra graduação foi em matemática, é mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Poltronieri é professor do IOCT (Institute of Creative Technologies) na Universidade De Montfort, em Leicester, Reino Unido, onde ele orienta doutorados e leciona programação criativa no mestrado em Digital Arts. Seus textos e ensaios teóricos são frequentemente publicados em livros e periódicos científicos internacionais e brasileiros, tendo a Revista Brasileira (Academia Brasileira de Letras) dedicado um número a sua obra. Ele é o co-autor da segunda edição do best-seller “Explorations in Art and Technology” e vencedor do prêmio Itaú Rumos Arte Cibernética 2011, com o robô Amigóide. Em 2018 ele ganhou novamente o prêmio Itaú Rumos para desenvolver a obra “Apparatus’ Memories”, baseada em deep learning e image segmentation. Poltronieri iniciou sua carreira artística como fundador do grupo [+zero] em 2006, que em seus 13 anos participou de importantes exposições e festivais internacionais, como o Ars Electronica, em Linz, Áustria, apresentando obras e performances ao vivo, sempre jogando com a relação homem-aparelho. Em sua carreira individual, Poltronieri se tornou um artista premiado, com uma longa lista de exposições na Europa, Brasil e Ásia. Suas obras estão em coleções proeminentes, como a do Victoria & Albert Museum, em Londres. Fabrizio Poltronieri (1976) nasceu em São Paulo e atualmente divide seu tempo entre Leicester (Inglaterra) e Berlim (Alemanha).
ORG: Departamento de Design
22 out 2019
10:00
Auditório Pav. Sul
AULAS ABERTAS ANTERIORES
Bem-vindos {de novo}
Sessão de Abertura do novo ano letivo.
—
16 set 2019
10:30
Aula Magna
Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2019/20
Sessão Solene de abertura do ano lectivo.
25 setembro 2019
17:00
Aula Magna
Feira do Livro
Apareçam e descubram leituras para as férias!
—
22 a 28 junho 2017
Livraria i2ADS
Desafios das escolas e do ensino da arte na contemporaneidade // Julia Rocha
Neste encontro propõe-se discutir os enfrentamentos que as escolas e o ensino da arte encontram em vista das questões que são postas na contemporaneidade.
—
18 jan 2019
16:00
Pavilhão Sul PS12
A poética e a imagética na produção intelectual de indígenas, quilombolas e outras comunidades // Mónica Nogueira
Integrando o relacionando intercultural com as práticas de educação e de investigação no terreno descolonial, a Professora Mónica Nogueira, da Universidade de Brasília, apresenta, a partir da sua experiência, as imagens e o imaginário de comunidades indígenas e quilombolas do Brasil.
20 fev 2020
16:00
PS12
Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima
Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.
28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)
Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas // Verona Segantini
Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho de duas curadoras que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica.
—
18 fev 2019
17:30
Aula Magna
Exercendo Futuros Coletivos // Amal Khalaf e Elizabeth Graham
Quais as maneiras pelas quais a prática comunitária se poderá tornar num espaço para, intencionalmente, por em prática o futuro que ansiamos?
—
16 set 2019
11:00
Auditório Pav. Sul
Reggaeton or an Haptic Lecture on Pressure to the North // Diogo Tudela, Marta Echaves, Andreia Santana, Marta Espiridão
Materialidades Sónicas propõe uma investigação sobre o campo do audível como um campo atravessado por diversos extratos de organização do material sonoro, testando um modelo de criação que se firma na estrita articulação entre as artes visuais e a produção sonora e musical.
—
24 jan 2019
15:00
Aula Magna
Sessão Solene
Sessão Solene de abertura do ano lectivo.
22 setembro 2017 · 15:30
Aula Magna
Nova fotografia documental // Elena Anosova, Pablo Berástegui e Susana Lourenço Marques
Conversa entre a artista Elena Anosova do projecto MAPS IMAGES, Pablo Berástegui e Susana Lourenço Marques para discutir nova fotografia documental, narrativas visuais e como fazer projetos notáveis que inspiram e conectam com as pessoas.
22 novembro 2019
17:00
Aud. Pav. Sul
Corpo ilustrado // Eduardo Belga
Aula Aberta com Eduardo Belga
—
7 dezembro 2017 · 11:00
Aud. Pav. Sul
Data as artist material // Sunčica P.K.
Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.
—
12 dez 2018
16:00
PS12
Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado
Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.
—
16 + 30 nov 2018
Pavilhão Sul
Print Open
Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura
—
15 a 30 nov 2018
Oficinas de Técnicas de Impressão
SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação
Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.
—
27 mai 2019
17:00
UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461
Francisco Laranjo x Cabrita
Conversa entre Francisco Laranjo e Pedro Cabrita Reis.
—
12 fev 2020
11:00
Aula Magna
PCD20
Processing Community Day 2020
—
13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)
12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)
Modos de Editar — Herança e renovação: A genealogia de um jardim
Neste 4º seminário Modos de Editar, iniciamos um novo ciclo de atuação cujo ponto de partida incide nas múltiplas possibilidades de exploração do jardim da FBAUP.
—
9 mar 2020
15:00
oMuseu
CEM — Corpo, Espaço, Matéria / Get Hands Dirty — Artistas Plásticos influenciadores digitais
Convidada Cristiana Felgueiras no âmbito do ciclo CEM — Corpo, Espaço, Matéria promovido pelo i2ADS- Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
—
28 jan 2019
18:00
Aula Magna