O presente e o futuro da Inteligência Artificial Criativa // Fabrizio Poltronieri

A popularização de novos sistemas de inteligência artificial, especialmente os relacionados aos campos do aprendizado profundo (Deep Learning) e visão computacional, trazem novos desafios para a área da arte e da estética.

Ainda que o uso de computadores e de técnicas de inteligência artificial não sejam novidades no mundo da arte – Harold Cohen (1928-2016), por exemplo, trabalhou em seu programa AARON por 43 anos – o novo cenário possibilita que algoritmos tenha liberdade suficiente para tomarem decisões que até então eram responsabilidade de programadores ou usuários. Cohen, cujo programa podia criar pinturas abstratas e figurativas complexas, tinha o poder de escolha e de veto, de acordo com seus julgamentos estéticos, sobre o que o AARON produzia.

O artista tembém havia meticulosamente programado cada decisão que o sistema podia tomar. Com os novos algoritmos e a abolição da necessidade de programar toda a lógica por trás dos sistemas de inteligência artificial, nós podemos delegar tarefas para sistemas autônomos cada vez mais inteligentes, incluindo tarefas estéticas e lúdicas.

Diante deste contexto, esta apresentação aborda duas questões principais, que eu venho buscando responder através de obras e projetos baseados em uma metodologia baseada na prática (practice-based research): Os futuros sistemas de inteligência artificial manterão o homem como protagonista criativo principal? Como humanos e sistemas de inteligência artificial podem interagir de maneira significativa e co-criativa em projetos conjuntos?

Fabrizio Augusto Poltronieri é um artista e acadêmico que explora em seu trabalho relações entre tecnologia e conceitos filosóficos, como, por exemplo, o acaso. Seu trabalho atual involve inteligência artificial, com a aplicação de técnicas de machine e deep learning para a criação de narrativas, imagens em movimento e objetos. Poltronieri tem dedicado suas pesquisas acadêmicas e artísticas ao desenvolvimento da área de computação criativa. Ele é um programador autodidata que começou a programar na infância. Sua primeigra graduação foi em matemática, é mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Poltronieri é professor do IOCT (Institute of Creative Technologies) na Universidade De Montfort, em Leicester, Reino Unido, onde ele orienta doutorados e leciona programação criativa no mestrado em Digital Arts. Seus textos e ensaios teóricos são frequentemente publicados em livros e periódicos científicos internacionais e brasileiros, tendo a Revista Brasileira (Academia Brasileira de Letras) dedicado um número a sua obra. Ele é o co-autor da segunda edição do best-seller “Explorations in Art and Technology” e vencedor do prêmio Itaú Rumos Arte Cibernética 2011, com o robô Amigóide. Em 2018 ele ganhou novamente o prêmio Itaú Rumos para desenvolver a obra “Apparatus’ Memories”, baseada em deep learning e image segmentation. Poltronieri iniciou sua carreira artística como fundador do grupo [+zero] em 2006, que em seus 13 anos participou de importantes exposições e festivais internacionais, como o Ars Electronica, em Linz, Áustria, apresentando obras e performances ao vivo, sempre jogando com a relação homem-aparelho. Em sua carreira individual, Poltronieri se tornou um artista premiado, com uma longa lista de exposições na Europa, Brasil e Ásia. Suas obras estão em coleções proeminentes, como a do Victoria & Albert Museum, em Londres. Fabrizio Poltronieri (1976) nasceu em São Paulo e atualmente divide seu tempo entre Leicester (Inglaterra) e Berlim (Alemanha).

ORG: Departamento de Design

22 out 2019

Auditório Pav. Sul

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45