Sense of Place and Migration: Embodiment, Cognition and Borders // LASER Nomad talk

Esta edição das LASER (Leonardo Art Science Evening Rendezvous) Nomad Talks explora o sentido de lugar desde uma perspectiva cognitiva. A neurociência propõe que somos rodeados de uma zona cinzenta, o espaço peripessoal, que é uma extensão dos limites do nosso corpo. De uma perspectiva tecnológica, os dispositivos móveis e GPS expandem este espaço, e têm também ajudado migrantes e refugiados, por exemplo, a manter o contacto com as suas famílias e a partilhar rotas de migração. Que relações existem entre incorporação, fronteiras, sentido de lugar, e identidade? Estas questões serão exploradas neste painel, moderado por Luca Forcucci, e com os convidados Anna Ciaunica (Instituto de Filosofia da Universidade do Porto), Rosemary Lee (IT-University Copenhaga), Rui Penha (ESMAE, Politécnico do Porto), Miguel Carvalhais (FBAUP).

ubqtlab.org

The sixth edition of Laser Nomad explores the sense of place from a cognitive perspective. Neuroscience proposes the existence of a grey zone around us, the peripersonal space, an extended boundary of our body. From a technological perspective, mobile devices and GPS have expanded this space, as have also helped migrants and refugees, for example, to stay in touch with their families and share migration routes. What are the relations between embodiment, borders, sense of place, and identity? These are some of the questions that will be explored in this panel, moderated by Luca Forcucci, with guests Anna Ciaunica (Institute of Philosophy of the University of Porto), Rosemary Lee (IT-University Copenhagen), Rui Penha (School of Music and the Performing Arts, Polytechnic Institute of Porto), and Miguel Carvalhais (Faculty of Fine Arts the University of Porto).

Luca Forcucci (Moderator and chair). Convidados: Anna Ciaunicca (Instituto de Filosofia Porto), Rosemary Lee (ITU Copenhaga), Rui Penha (ESMAE), Miguel Carvalhais (FBAUP)

Org: Departamento de Design

28 novembro 2019

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20