Select Page

Sense of Place and Migration: Embodiment, Cognition and Borders // LASER Nomad talk

Esta edição das LASER (Leonardo Art Science Evening Rendezvous) Nomad Talks explora o sentido de lugar desde uma perspectiva cognitiva. A neurociência propõe que somos rodeados de uma zona cinzenta, o espaço peripessoal, que é uma extensão dos limites do nosso corpo. De uma perspectiva tecnológica, os dispositivos móveis e GPS expandem este espaço, e têm também ajudado migrantes e refugiados, por exemplo, a manter o contacto com as suas famílias e a partilhar rotas de migração. Que relações existem entre incorporação, fronteiras, sentido de lugar, e identidade? Estas questões serão exploradas neste painel, moderado por Luca Forcucci, e com os convidados Anna Ciaunica (Instituto de Filosofia da Universidade do Porto), Rosemary Lee (IT-University Copenhaga), Rui Penha (ESMAE, Politécnico do Porto), Miguel Carvalhais (FBAUP).

 

The sixth edition of Laser Nomad explores the sense of place from a cognitive perspective. Neuroscience proposes the existence of a grey zone around us, the peripersonal space, an extended boundary of our body. From a technological perspective, mobile devices and GPS have expanded this space, as have also helped migrants and refugees, for example, to stay in touch with their families and share migration routes. What are the relations between embodiment, borders, sense of place, and identity? These are some of the questions that will be explored in this panel, moderated by Luca Forcucci, with guests Anna Ciaunica (Institute of Philosophy of the University of Porto), Rosemary Lee (IT-University Copenhagen), Rui Penha (School of Music and the Performing Arts, Polytechnic Institute of Porto), and Miguel Carvalhais (Faculty of Fine Arts the University of Porto).

Luca Forcucci (Moderador). Convidados: Anna Ciaunicca (Instituto de Filosofia Porto), Rosemary Lee (ITU Copenhaga), Rui Penha (ESMAE), Miguel Carvalhais (FBAUP)

Org: Departamento de Design

 


28 novembro 2019
18:00

Aula Magna

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção


28 nov 2018

17:00
Jardim da FBAUP + Aula Magna 

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia). 


12 mar 2019
14:00

Aula Magna

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.


12 mar 2019
17:45

Pav. Sul PS 45