Apresentação de obra // Miguel Branco

Fazendo um percurso ao longo de três décadas de trabalho, serão salientados alguns aspectos centrais da sua obra, nomeadamente a importância da noção de escala, a relação com a história da arte caracterizada sobretudo pelo cruzamento de vários tempos históricos, a relação com a tradição através de géneros considerados menores, o estatuto da imagem, a repetição e a fragmentação de modelos, a estrutura serial e o recurso a tecnologias digitais na construção das suas imagens.
Miguel Branco nasceu em Castelo Branco em 1963. Estudou Pintura na FBAUL, é professor do Ar.co - Centro de Arte e Comunicação Visual desde 1989, escola onde foi responsável pelo Departamento de Desenho e Pintura de 1994 a 2018. Expõe regularmente desde 1988. O seu trabalho está representado nas principais colecções nacionais e em várias colecções privadas na Europa e nos Estados Unidos. Integrou várias exposições internacionais de arte Contemporânea Portuguesa: Tríptico Europália 91- Portugal, Museum Van Hedendaagse Kunst, Gent, Bélgica, 1991, Situation Zero, Recent Portuguese Visual Arts, Yerba Buena Center for the Arts, São Francisco, EUA, 2001, Portugal Agora, Portuguese Contemporary Art, MUDAM, Luxemburgo, 2007. Das mais recentes exposições individuais destacam-se Deserto, Pavilhão Branco, Museu da Cidade, Lisboa, 2011, Deserto, Galerie Jeane Bucher Jaeger, Paris, 2012, Terra, Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa, 2014, Sala do Veado, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2015, The Silence of Animals, Schloss Ambras, Insbruck, Austria, 2015, Black Deer — Résonances, Enlèvements, Interférences, Musée de la Chasse et de la Nature, Paris, 2016 e Naked Lunch, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2019.

Org: Mestrado em Artes Plásticas

26 novembro 2019

Pav. Carlos Ramos
PA101

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45