Limiting control in the creative process // Thomas Apostolou

Sem dúvida, que a arte contemporânea ainda carrega algumas das sementes das vanguardas modernistas. A abertura do trabalho à imprevisibilidade é uma delas. As fontes dessa imprevisibilidade variaram e têm sido frequentemente estudadas nas suas diferentes iterações, na forma de aleatoriedade, acaso, caos, processos subconscientes, sistemas mecânicos, participação etc. A nossa pesquisa considera-as como forças diferentes num sistema unificado de tensão entre controle e imprevisibilidade no processo criativo. Apresentarei a estrutura básica deste novo ponto de vista, moldado a partir de pesquisas teóricas combinadas com dados empíricos da experimentação baseados na minha prática artística. Algumas das perguntas que abordaremos são: Quanto controle o artista tem no processo criativo? Quais as estratégias que os artistas usam para limitar seu controle? O que acontece com a obra de arte quando o controle é radicalmente reduzido?

Contemporary art undoubtedly still carries some of the seeds of the modernist avant-gardes. The opening of the work to unpredictability is one of them. The sources of this unpredictability have varied and have been often studied in their different iterations, in the form of randomness, chance, chaos, subconscious processes, mechanical systems, participation etc. Our research is looking at these as different forces in a unified system of tension between control and unpredictability in the creative process. I will be presenting the basic structure of this novel point of view shaped from theoretical research paired with empirical data from experimentation in my artistic practise.
Some of the questions we will be addressing are: How much control does the artist have in the creative process? Which strategies do artists use to limit their control? What happens to the artwork when control is radically reduced?

Thomas Apostolou, born 1985 in Athens, studied Plastic Arts and Sciences of Arts in the University of Ioannina, obtained a Masters in Fine Arts from Camberwell College, University of the Arts London and is currently a doctorate student in the University of Vigo. He has always approached art as a systematic way of comprehending concepts such as chance, unpredictability, authorship and the absurd. Lately, he is interested in tracing the lowest limits of control in the creative process. His work has been exhibited in Austria, France, Greece, Ireland, Malta, Serbia, Spain, Sweden and the UK.

Org: Doutoramento em Artes Plásticas + i2ADS

20 novembro 2019

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45