Select Page

Limiting control in the creative process // Thomas Apostolou

Sem dúvida, que a arte contemporânea ainda carrega algumas das sementes das vanguardas modernistas. A abertura do trabalho à imprevisibilidade é uma delas. As fontes dessa imprevisibilidade variaram e têm sido frequentemente estudadas nas suas diferentes iterações, na forma de aleatoriedade, acaso, caos, processos subconscientes, sistemas mecânicos, participação etc. A nossa pesquisa considera-as como forças diferentes num sistema unificado de tensão entre controle e imprevisibilidade no processo criativo. Apresentarei a estrutura básica deste novo ponto de vista, moldado a partir de pesquisas teóricas combinadas com dados empíricos da experimentação baseados na minha prática artística. Algumas das perguntas que abordaremos são: Quanto controle o artista tem no processo criativo? Quais as estratégias que os artistas usam para limitar seu controle? O que acontece com a obra de arte quando o controle é radicalmente reduzido?

Contemporary art undoubtedly still carries some of the seeds of the modernist avant-gardes. The opening of the work to unpredictability is one of them. The sources of this unpredictability have varied and have been often studied in their different iterations, in the form of randomness, chance, chaos, subconscious processes, mechanical systems, participation etc. Our research is looking at these as different forces in a unified system of tension between control and unpredictability in the creative process. I will be presenting the basic structure of this novel point of view shaped from theoretical research paired with empirical data from experimentation in my artistic practise.
Some of the questions we will be addressing are: How much control does the artist have in the creative process? Which strategies do artists use to limit their control? What happens to the artwork when control is radically reduced?

Thomas Apostolou, born 1985 in Athens, studied Plastic Arts and Sciences of Arts in the University of Ioannina, obtained a Masters in Fine Arts from Camberwell College, University of the Arts London and is currently a doctorate student in the University of Vigo. He has always approached art as a systematic way of comprehending concepts such as chance, unpredictability, authorship and the absurd. Lately, he is interested in tracing the lowest limits of control in the creative process. His work has been exhibited in Austria, France, Greece, Ireland, Malta, Serbia, Spain, Sweden and the UK.

Org: Doutoramento em Artes Plásticas + i2ADS

 


20 novembro 2019
16:00

Aula Magna

 

 

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Visual Spaces of Change

Este projecto pretende criar uma rede de espaços e instituições públicas com a missão de comunicar de forma crítica e inovadora, dinâmicas de transformação e apropriação do espaço público na área metropolitana do Porto.


19 fev 2019
18:00

Pav. Sul PS 13B

Coreia / Lançamento de Revista

Lançamento de Revista, editado pela Circular Associação Cultural, com Direção Editorial de João dos Santos Martins


21 fev 2019
17:00

Aula Magna

Primeira Avenida / Duplo Sentido – Empenas Cegas

Visita acompanhada às intervenções nas EMPENAS CEGAS que integram o Projecto PRIMEIRA AVENIDA / DUPLO SENTIDO em Vila Nova de Gaia, com a presença dos autores e de representantes da Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto e do Município de Vila Nova de Gaia. 


17 setembro 2019
18:00
Ponto de encontro:

Estação de Metro D.João II, Vila Nova de Gaia
Participação livre

 

Scroll / Projeto do Visões Úteis de peça de Teatro para Smartphones

Esta “peça para smartphones” tem uma narrativa ficcional, atores de carne e osso e as ruas do Porto como cenário, mas é usufruída no ecrã de telemóvel do espectador, através de uma aplicação desenvolvida originalmente para o projeto.


2 mai 2019
11:00

Aula Magna

Fábio Duarte Martins / Óptica, Calibração e Design de Tipos

A grande parte do trabalho de design de tipos consiste em correções ópticas: pequenos ajustes para optimizar a performance de uma forma.
Fábio Duarte Martins irá dar uma conferência e um workshop.


3 a 5 jul 2019
Conferência
Aud. Pav. Sul

3 jul às 14:30

Workshop
PS 13B

14:30 às 17:30

Estética e hospitalidade: entre a experiência, o espectáculo e as imagens precárias / Rosa Benéitez Andrés

O conflito migratório experimentado pela Europa nestes últimos anos está a ser acompanhado por um imaginário desolador; precisamos de pensar como actuam essas imagens e como podem ajudar-nos a fomentar um sentimento de hospitalidade que logre sobrepor-se ao inalcançável ideal da hospitalidade total (dar-se ao outro sem condições) e à mera transacção de interesses.


2 mai 2019
16:00

Aula Magna

Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo / Moacir dos Anjos

O Brasil é um país fundado em atos de violência cometidos pelos colonizadores europeus contra os povos indígenas e contra a população negra trazida à força da África e escravizada. Criações recentes sugerem, contudo, estar-se constituindo, naquele campo excludente, e em sintonia com transformações em curso em outros cantos, uma representação das sobras, a qual nomeia danos e reclama a condição de parte para aquilo que é considerado resto, redistribuindo, em novos lugares simbólicos, os corpos que habitam o país.


11 jun 2019
17:00

Aula Magna

Material Talks / Sintoma Practical Research Performance Workshop

Pia Euro (FI) e Rita Castro Neves (PT) realizam uma oficina de performance de oito horas, explorando as possibilidades metodológicas the uma oficina de investigação prática. A língua de trabalho será o inglês. Se está interessadx envie email até ao dia 24 de maio para prof.ritacastroneves@gmail.com.


27 e 28 mai 2019
FBAUP

À procura de mim / Carlos Nogueira

O escultor Carlos Nogueira irá orientar um seminário sobre a forma como a relação com o outro, o quotidiano e os modos de habitar se integram no processo criativo do artista, focando alguns dos seus projetos mais recentes.


28 mai 2019
11:00

Aud. Pav. Sul

Desenhos Ditados no Escuro / Carlos Nogueira

O workshop “Desenhos Ditados no Escuro” tem entrada livre. A participação no workshop, contudo, está limitada a 6 lugares disponíveis. Para mais informação contactar: desenho@fba.up.pt


27 mai 2019
Sala do Estúdio de Desenho

Ed. da Boa Hora

 

Radionómada / Uma viagem, Uma caminhada em rádio-mapa

Tendo como ponto de partida a obra multidisciplinar de Miguel Bonneville, com especial foco no seu mais recente projecto serial A Importância de Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens: funcionais, literárias, laborais, domésticas, religiosas, estéticas. A sessão será acompanhada por Inês Veloso, doutoranda em Artes Plásticas


28 mai 2019
16:30

Aula Magna

Claire de Santa Coloma / Proposições de um Processo Artístico — Ciclo CEM

2ª Estação do ciclo CEM: O Processo do Artista e a Experiência Incorporada:
A pretexto do trabalho de Claire Santa Coloma, centrado na economia de formas tridimensionais abstratas, Laura Castro, Claudia Amandi e a própria artista conversam sobre os inúmeros desafios às formas presentes e passadas da sua atividade artística. 


29 abr 2019
18:00

Aula Magna

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.


27 fev 2019
14:00

Oficinas de Gravura

 

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Mariana Pestana

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Mariana Pestana é Arquitecta, curadora e Membro The Decorators.


19 mar 2019
17:45

Pav. Sul PS 45