Mais do Que a Soma // Elvira Leite, José Paiva, Isabel Cabral + Rodrigo Cabral

Ciclo de 5 Seminários desenvolvido no âmbito do projeto Wisdom Transfer — Contributos para a inscrição científica de legados individuais em contextos de reforma universitária e científica nas artes e design. São conversas itinerantes entre quatro personalidades, 3 artistas/professores, alunos da ESBAP numa fase de reforma de ensino e revolta social, e uma personalidade moderadora. Os entrevistados representam parte da nossa lista de entrevistados, oriundos de uma geração, que em muito marcou a estética e o sentido de escola actual da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

ELVIRA LEITE nasceu em 1936 Pintora, Prémio Nacional de Pintura em 1968. Professora nos ensinos, básico e secundário de 1965 a 2000 Investigadora e ativa nas áreas da arte e educação e metodologia de projeto. Concebeu espaços de prática criativa, expressão plástica, para crianças, jovens e adultos incluindo jovens com deficiências mentais e físicas. Foi conselheira da Unesco sobre educação artística em países de língua portuguesa. Programadora de projetos culturais comunitários, dentro e fora do país, e projectos de reinserção social envolvendo a expressão artística. Consultora de vários Serviços Educativos em Centros Culturais, nomeadamente na Fundação de Serralves de 1999 a 2015. Tem artigos e livros publicados Grande oficial da Ordem Infante D. Henrique (Maio de 2004)

JOSÉ PAIVA Nascido no Porto em 1950. Doutor em Pintura. Mestre em Arte Multimédia e Licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Professor Auxiliar e Director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Director do Programa Doutoral em Educação Artística. Investigador Integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). Integra a plataforma de investigação ID_CAI IDENTIDADES, Colectivo de Acção e Investigação. Percurso múltiplo por vários caminhos, aparentemente dispersos, mas relacionados por uma atitude transversal de intervenção crítica. Forte envolvimento em acções interculturais, de índole artístico e cultural com comunidades em Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal.

ISABEL CABRAL + RODRIGO CABRAL Isabel nasceu no Porto em 1949 e Rodrigo nasceu no Porto em 1942. Curso Complementar de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Iniciam o “Projecto Comum” em 1987, a partir de então assinam conjuntamente a obra sem distinção de autoria individual. Dos livros publicados sobre a sua obra indicam-se: “Memórias do Presente - passagem de Isabel e Rodrigo Cabral na Arte Portuguesa”, de Bernardo Pinto de Almeida, edição Afrontamento, 2017; Escultura_Sculpture, edição Serpente, 2011; Génesis Depois, edição Projecto Comum, 1990; Pássaro Azul, edição Projecto Comum, 1988.

Org: Departamento de Design

5 dez 2019

Galeria Serpente

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

Passagem

Inauguração de Obra de Zulmiro de Carvalho; Plantação de um carvalho; Sessão de Entrega de Prémios; Sessão de apresentação da Nova Direção

28 nov 2018

Jardim da FBAUP + Aula Magna

Práticas de Vídeo: Fernando José Pereira

Nesta sessão o convidado Fernando José Pereira irá apresentar alguns dos mais recentes filmes realizados em colaboração com Rui Manuel Vieira (fotografia).

12 mar 2019

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Nuno Coelho

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Nuno Coelho é Designer, curador, Professor na U.Coimbra e investigador no CEIS20.

12 mar 2019

Pav. Sul PS 45