Improvising with Metallic Sound Sculptures and other Volatile Sonic Assemblages // Paul Stapleton

A conferência começará com uma breve introdução ao Sonic Arts Research Center (SARC) em Belfast, onde atualmente desenvolvo o meu trabalho, seguida de uma breve visão geral de minha experiência como improvisador, designer de som e investigador. Depois, irei focar-me na minha prática de fazer e tocar com instrumentos musicais contemporâneos, que vão desde grandes esculturas metálicas a electrónicas feitas sob medida e executadas em contextos como improvisações de formas abertas, músicas de DIY e instalações sonoras interativas.

Paul Stapleton (California-born, Belfast-based) is Professor of Music at the Sonic Arts Research Centre (SARC), Queen’s University Belfast, working primarily in the areas of new musical instrument design, music performance, sound design, and critical improvisation studies. He designs and performs with a variety of modular metallic sound sculptures and custom-made electronics in locations ranging from Echtzeitmusik venues in Berlin to the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME), and has received critical acclaim for his sound design and composition work as part of the immersive audio-theatre piece Reassembled, Slightly Askew. Paul has (co-)directed several Arts and Humanities Research Council (UK) and European Commission funded interdisciplinary research projects on topics ranging from the relationship between music improvisation and law, to the development of new methods for studying social interaction in music performance. www.paulstapleton.net

Org: i2ADS + Doutoramento em Artes Plásticas

4 mar 2020

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

28 maio 2020
(mediante inscrição prévia)

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

27 mai 2019

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20