Select Page

Shortcutz Porto convida Leituras Feministas com Luiza Porto e Márcia Bellotti

Shortcutz Porto convida o grupo de estudo Leituras Feministas e juntos apresentam o duo colaborativo multidisciplinar Luiza Porto e Márcia Bellotti. Da obra diversa de Porto e Bellotti escolhemos 2 curtas metragens: VERMELHO, que por meio de uma fusão entre performance, ficção e documentário, fala sobre as amarras que constroem à força o universo feminino, e ASHES OF THE AFTERNOON (134 MORTES), que parte de uma visão surrealista para trazer uma crítica política contemporânea sobre a violência que envolve o dia-a-dia das pessoas transexuais no Brasil. Com a apresentação destas curtas e a presença das artistas por videoconferência, ponderemo-nos debruçar sobre ideias de ‘female gaze’, ‘queerness’, interseccionalidade e estética.

Leituras Feministas é um grupo de estudo do centro de estudos i2ADS/FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

Este encontro é feito em parceria com o programa Shortcutz – um movimento internacional de curtas metragens que existe no Porto desde 2010, dinamizado pela cineasta Luísa Sequeira – e com o espaço Maus Hábitos.

A participação é gratuita, sujeita a lotação presencial de 30 pessoas no espaço Maus Hábitos, sem restrição de lotação na plataforma online.

Moderação: Carla Cruz e Luísa Sequeira

Luiza Porto & Márcia Bellotti
Duo colaborativo de artistas multidisciplinares. Possuem formação em design, cinema, fotografia, música e artes visuais. Bolseiras no programa de estudos EAVerão 2015 e 2016 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Márcia Bellotti atualmente cursa mestrado em Som e Imagem com especialização em Cinema e Audiovisual na Universidade Católica Portuguesa, Porto, e Luiza Porto desenvolve trabalho de ateliê voltado para arte contemporânea em técnicas de gravura e artes têxteis. Juntas foram selecionadas para residências artísticas, notadamente os programas de residências do "Arte Institute", Lisboa, do "Open Studios Cidadela Art District", Cascais, e da Fundação Bienal de Cerveira, Cerveira. Participaram de exposições individuais e coletivas no Brasil e Portugal, entre as quais se destacam: “Entre camadas, silêncio” (pintura, fotografia e têxtil), 2019, Casa de Cultura dos Olivais, Lisboa; “Ensaios sobre a intimidade”, (fotografia, escultura, vídeo, instalação e têxtil), 2017, Galeria MUTE, Lisboa; "Fluido" (videoinstalação), 2016, Mostra de Imagem em Movimento, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro. Seus filmes foram selecionados por festivais na nacionais e internacionais, notadamente: "VIS Vienna Independent Shorts", Viena, 2015; "Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade", 2015, São Paulo; "Mostra Todos os Gêneros", Itaú Cultural, São Paulo, 2016; “Risco Cinema”, Cinemateca MAM, Rio de Janeiro, 2016; “FUSO 2016”, Lisboa; "FiLiA Conference - LassStrugle", Londres, 2017.

 

Org: i2ADS
Inscrições em https://bit.ly/leiturasfeministas3_inscrever

 


15 jul 2020
20:30
Maus Hábitos – Porto
/ Online

 

 

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!


22 a 28 junho 2017

Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.


28 maio 2020
18:30
Zoom
(mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.


22 setembro 2017 · 15:30

Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.


12 dez 2018

16:00
PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.


16 + 30 nov 2018

Pavilhão Sul

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura


15 a 30 nov 2018

Oficinas de Técnicas de Impressão

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.


27 mai 2019
17:00

UPTEC Asprela I
Rua Alfredo Allen, 455/461

PCD20

Processing Community Day 2020


13 fev 2020
Aula Magna, PS43 & PS01
09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h)

12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h)
14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h)
17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)