ebook Foi o Que Foi

“Se o trabalho artístico é sempre profundamente pessoal e muitas vezes político, as consequências de pandemia nas suas vertentes de confinamento e de exposição a ciclos noticiosos alarmantes, impuseram condições de trabalho físicas e mentais que exigiram de docentes e estudantes, um esforço acrescido e, frequentemente, a reinvenção de todo um modo de trabalhar. (...)
Contudo, e apesar dos naturais receios de eventualmente não ser possível atingir os objetivos inicialmente planeados, o resultado da experiência dos últimos meses apresentam não só a qualidade que se espera dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas - vertente Escultura, da FBAUP, como demonstram a maturidade, inventividade, resiliência, dos seus autores.”
Lúcia Almeida Matos
Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

"Apesar do contexto de isolamento e de grande fragilidade funcional, também emocional, os estudantes reorganizaram-se com o objetivo de darem cumprimento às diferentes propostas de trabalho com sentido elevado de responsabilidade, e se esforçaram por inverter/vencer a difícil situação criando, adicionalmente, respostas que não seriam possíveis ou mesmo previsíveis fora do registo de isolamento social. Foi o que foi. Não por ter sido menos, muito pelo contrário."
Amaral da Cunha, Julho de 2020

"(...)Foi o que Foi é o que é. Está representado neste e-book, no blogue, nas páginas pessoais que muitos decidiram iniciar, na aplicação de algumas metodologias já abordadas e contaram com o contributo generoso e pontual da Professora Sofia Ponte (docente responsável pela UC Metodologia de Projeto, no 1º semestre), com o design da Joana Rodrigues que, sendo irmã da Rita Rodrigues se prontificou a dar apoio no design da publicação e quem muito agradeço. Permanecerá por aqui, parte de um todo, do muito que se pensou, refletiu, fez e desfez, refez, reinventou, adaptou, simulou, maquetizou e/ou mesmo, concretizou: uma parte de um corpo de trabalho de 25 estudantes com pontos muito positivos para todos. Sucintamente, todos cresceram, todos conseguiram chegar até aqui, até hoje – o que por vezes, não acontece, mesmo quando podemos estar na escola todos juntos."
Rute Rosas, Julho de 2020

O resultado final dos estudantes de Projeto Escultura da Licenciatura em Artes Plásticas pode ser visto ebook "Foi o Que Foi" e também no blogue emtorno.