Conversas sobre Performance

De dois em dois meses, Conversas sobre Performance discute as artes performativas a partir de sessões abertas onde um artista convidado partilha o seu percurso artístico e uma obra de autoria própria. Depois da conversa, que se quer informal, a partilha continua em formato de discussão com espaço para perguntas.

O objetivo desta iniciativa de duas estudantes da FBAUP é acabar com a distância entre o artista e a comunidade, com especial atenção para a comunidade académica, que cada vez mais tem acarinhado a temática das artes performativas. Foi por perceber isso mesmo que Yasmine Moradalizadeh e Beatriz Sarmento, duas estudantes do curso de Artes Plásticas - Multimédia, formaram em conjunto o Colectivo SEM-FIM e criaram o "Conversas Sobre Performance",  alimentando a temática das artes performativas na comunidade académica e aumentando a sua oferta por parte do serviço educativo.

O projeto, que já vai para a 3.ª edição, tem acontecido sempre à distância, tendo em conta o contexto social atual. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória.

A 18 de novembro, na 3.ª Conversa, a convidada é Melissa Rodrigues.

SOBRE A CONVIDADA
Pós-graduação em Performance (Curso de Especialização) pela Faculdade de Belas Artes – UP e licenciada em Antropologia pela FCSH – UNL. Formação em Artes Performativas e Formação Intensiva Acompanhada (F.I.A.) pelo c.e.m. centro em movimento, Lisboa. Interessada em educação não-formal e artística, trabalhou em projetos de Arte na Comunidade e Educação Pela Arte, como através da Associação MOVEA, em Escolas Públicas no Concelho da Amadora. Atualmente vive no Porto, é Educadora no Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; colabora com A Oficina – Educação e Mediação Cultural – em Guimarães e coordena o projeto pedagógico do ESPAÇO SP620 – Salut Au Monde!. – no Porto. Participa frequentemente em projetos colaborativos e interdisciplinares que relacionam arte, experimentação e ativismo.
Performer, arte-educadora, membro da Associação Cultural RAMPA, do Coletivo InterStruct e do Núcleo Anti-Racista do Porto, integra a equipa de curadores do Projeto Anuário 2020, a convite da Galeria Municipal do Porto. Como investigadora nas áreas da Performance e da Antropologia, tem desenvolvido pesquisa em Cultura Visual, Imagem e Representação. Tendo co-criado em 2017 com o Coletivo Chá das Pretas a performance cabelo e no mesmo ano a convite do coreógrafo Joclécio Azevedo concebido uma palestra-performance no âmbito do Projeto Documentário que se materializou na performance-conferência de submisso a político – o lugar do corpo negro na cultura visual, performance que tem sido apresentada em contexto artístico e académico.
Artista convidada pelo ZK/U Berlin – Center for Art and Urbanistics para uma Residência Artística nos meses de março e abril de 2020 no âmbito do Projeto Europeu Magic Carpets.

Organização por Colectivo SEM-FIM
Com o Apoio de Carla Cruz e Rita Castro Neves
Com o apoio financeiro da U.Porto e Banco Santander - programa Santander Universidades
Design Gráfico por Joana Lourencinho Carneiro