Karsten Schmidt, designer computacional premiado, é o orador principal da terceira edição do Processing Community Day @Porto
Em 2021, e sem surpresas, a realização do Processing Community Day em sala é substituída pelo formato online, o que permite a participação à distância e estende a iniciativa a um maior número de público nacional e internacional. Mais de duas centenas de participantes já se registaram nas atividades da edição deste ano que, apesar de gratuita, é limitada à capacidade da plataforma Zoom por onde se poderá assistir à conferência.
De participação aberta a todos, o evento convida membros da comunidade local e internacional a participar na promoção e discussão da Computação Criativa e do Pensamento Computacional nas Artes e no Design.

O evento, organizado pela FBAUP, promove a criação visual através da programação criativa e tem lugar a 11 de fevereiro com realização exclusivamente online.
Karsten Schmidt, premiado designer computacional e responsável máximo da PostSpectacular, é o orador principal num programa que apresenta também uma exposição (resultante da chamada de trabalhos) e um conjunto de quatro workshops de aquecimento sobre diferentes tópicos de codificação criativa.

Karsten Schmidt, designer computacional premiado, é o orador principal da terceira edição do Processing Community Day @Porto
“WE MAKE OUR OWN TOOLS AND THEN THEY SHAPE US”
Começou bem no início da cena de demonstração de 8 bits mas, nas últimas duas décadas, Karsten Schmidt tem adotado uma forma transdisciplinar de trabalho e está envolvido numa ampla gama de disciplinas digitais. O designer, que combina habilidades de código, design, interação e arte, explora ativamente as possibilidades atuais na interseção de design, arte, desenvolvimento de software e educação.
Karsten é um forte pensador conceptual, sempre focado em obter o máximo de liberdade criativa e, quando não está a criar, viaja pelo mundo enquanto consultor ou a dar workshops sobre a abordagem de design generativo, código-fonte aberto e uso de código como ferramenta criativa. Além de ter sido um dos primeiros contribuidores do projeto Processing, participou em vários livros sobre programação e design gráfico e o seu trabalho foi apresentado na imprensa e exibido internacionalmente, incluindo no MoMA, em Nova York.
Duas décadas de aprendizagem em design computacional e codificação criativa, construção de ferramentas de código aberto e trabalho em grande parte fora de plataformas populares, para conhecer na comunicação principal do PCD21, dia 11 de fevereiro, às 12h, via Zoom.
FUTURE VISIONS
Organizado no âmbito das licenciaturas em Design de Comunicação e Artes Visuais da FBAUP, e com o apoio do Art, Design, and Society Research Institute (i2ADS), a terceira edição do Processing Community Day explora as relações atuais, cada vez mais mediadas por ecrãs digitais.
Sendo a realização da edição online, a chamada para trabalhos é feita para obras que explorem esta condição. Para que possíveis formas ou tipos de visões aponta o código? Como podemos manipular ou aproveitar essas formas de ver para especular sobre formas alternativas de ver?
Os projetos, a submeter até ao dia 22 de janeiro, podem ser de natureza estática (como cartazes ou fotografias) ou de natureza dinâmica (como vídeo, projetos interativos ou de performance).
Em jeito de warm-up há ainda, de 1 a 8 de fevereiro, 4 workshops, 3 já lotados, cujos resultados serão conhecidos no dia do evento principal a 11 de fevereiro. Depois do orador principal, haverá ainda tempo para uma sessão de conversa com artistas convidados, e o fecho faz-se com uma webperformance de Nicolau Centola.
Edições anteriores do PCD tiveram lugar em 2019 e 2020 e passaram também por Coimbra e Lisboa. O Processing Community Day tem crescido de ano para ano com uma procura cada vez maior por parte dos praticantes e interessados na área da programação e comunicação visual. Além do crescente interesse nas comunicações, o aumento da procura por este tipo de iniciativas vê-se também na adesão às atividades práticas, como os workshops, lotados na edição passada e prestes a esgotar nesta edição.
PROGRAMA PCD21
Warm-up workshops
1 - 2 de fevereiro: Workshop Procedural Patterns
4 fevereiro: Workshop Programmed Posters
5 fevereiro: Workshop Python
8 fevereiro: Sensor Variable Font
11 de fevereiro
11h00: Abertura da conferência
Nota inicial
Abertura da Exposição
Resultados dos workshops
12h00: Orador principal
Karsten Schmidt (Toxi)
14h30: Future Vision Talks
16h00: Fecho
Webperformance 04_3RT014, de Nicolau Centola
Todas as informações estão disponíveis em pcd.fba.up.pt/2021.
EXPOSIÇÕES ANTERIORES
Cartaz — para uma coleção de design
Exposição de cartazes comissariada por António Modesto, Luís Mendonça e Rui Mendonça.
—
VISITAS SUSPENSAS
Concurso Nacional de Ilustração “O Sol Marca a Sombra”
Exposição dos trabalhos selecionados
17 set a 1 out 2021
Sopro
Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.
—
21 a 22 jul 2020
oMuseu
O avesso do avesso do avesso [do avesso]
O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
—
/Online
SHIFT
Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20
—
28 set a 02 de out
oMuseu
Vistas de Exposição – Exposições Magnas da ESBAP 1952–1968
Uma exposição sobre as Exposições Magnas que mostra fotografias inéditas dos acervos documentais da FBAUP e da Casa da Imagem.
—
dez 2020 a mar 2021
Pavilhão de Exposições FBAUP
As fotografias e o resto
Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.
—
[ADIADO]
oMuseu
Vaga
Uma ocupação sonora e visual.
—
21 a 25 set
FBAUP
Com-Fim
Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)
—
/Online
Intervalo — Antes e depois, o desenho
Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]
—
prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho
do it (home)
do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome
Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci
A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.
—
17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições
Leonardo da Vinci – O desenho do Porto
A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.
—
2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições
Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel
Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.
—
31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00
A partir do Antigo
A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos.
—
1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00
Japanese Design Today 100
Design Japonês Hoje 100
—
16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00
Histórias por contar
Elas: autoria & autoridade em questão
—
20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições
Anotações Sonoras: Espaço, Pausa, Repetição
Instalação de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais com objectos sonoros de autores convidados
—
24 março a 30 junho 2018
Pavilhão de Exposições
Prata da Casa
É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.
—
16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00
5º seminário Modos de editar
Entre cópia e original
—
24 maio a 5 jun 2021
Fundação Marques da Silva
Uma mão cheia de nada
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP
—
1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas
Ao Postigo
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP
—
9 a 14 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar
Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico
A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.
—
30 jun 2021
17:00
Terraço do oMuseu
O Direito às Histórias
Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho
—
3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende
Presente Contínuo | Present Continuous 2021
Exposição de estudantes de LAP – Escultura
—
15 jul a 19 set 2021
Almada Ponto
Rua do Almada, 544, Porto
Intervalo
Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas
—
3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho
I Can See the Future
Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação
—
28 jun a 2 jul 2021
oMuseu
Inauguração 28 jun às 17:00
Elipse Zero|Null Ellipse
Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura.
—
7 a 9 jul 2021
oMuseu
Inauguração 17:00
Claraboia: 20 rasgos
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura
—
17 a 23 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim
Primeira Avenida / Duplo Sentido
Processos e Percursos — exposição dos processos de trabalho dos estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público
—
18 jun a 18 jul 2021
Praça do Munícipio e Avenida Álvares Cabral
Vila Nova de Gaia