Select Page

Karsten Schmidt, designer computacional premiado, é o orador principal da terceira edição do Processing Community Day @Porto

Em 2021, e sem surpresas, a realização do Processing Community Day em sala é substituída pelo formato online, o que permite a participação à distância e estende a iniciativa a um maior número de público nacional e internacional. Mais de duas centenas de participantes já se registaram nas atividades da edição deste ano que, apesar de gratuita, é limitada à capacidade da plataforma Zoom por onde se poderá assistir à conferência.

De participação aberta a todos, o evento convida membros da comunidade local e internacional a participar na promoção e discussão da Computação Criativa e do Pensamento Computacional nas Artes e no Design.

O evento, organizado pela FBAUP, promove a criação visual através da programação criativa e tem lugar a 11 de fevereiro com realização exclusivamente online.

Karsten Schmidt, premiado designer computacional e responsável máximo da PostSpectacular, é o orador principal num programa que apresenta também uma exposição (resultante da chamada de trabalhos) e um conjunto de quatro workshops de aquecimento sobre diferentes tópicos de codificação criativa.

Karsten Schmidt, designer computacional premiado, é o orador principal da terceira edição do Processing Community Day @Porto

“WE MAKE OUR OWN TOOLS AND THEN THEY SHAPE US”

Começou bem no início da cena de demonstração de 8 bits mas, nas últimas duas décadas, Karsten Schmidt tem adotado uma forma transdisciplinar de trabalho e está envolvido numa ampla gama de disciplinas digitais. O designer, que combina habilidades de código, design, interação e arte, explora ativamente as possibilidades atuais na interseção de design, arte, desenvolvimento de software e educação.

Karsten é um forte pensador conceptual, sempre focado em obter o máximo de liberdade criativa e, quando não está a criar, viaja pelo mundo enquanto consultor ou a dar workshops sobre a abordagem de design generativo, código-fonte aberto e uso de código como ferramenta criativa.  Além de ter sido um dos primeiros contribuidores do projeto Processing, participou em vários livros sobre programação e design gráfico e o seu trabalho foi apresentado na imprensa e exibido internacionalmente, incluindo no MoMA, em Nova York.

Duas décadas de aprendizagem em design computacional e codificação criativa, construção de ferramentas de código aberto e trabalho em grande parte fora de plataformas populares, para conhecer na comunicação principal do PCD21, dia 11 de fevereiro, às 12h, via Zoom.

FUTURE VISIONS

Organizado no âmbito das licenciaturas em Design de Comunicação e Artes Visuais da FBAUP, e com o apoio do Art, Design, and Society Research Institute (i2ADS), a terceira edição do Processing Community Day explora as relações atuais, cada vez mais mediadas por ecrãs digitais.

Sendo a realização da edição online, a chamada para trabalhos é feita para obras que explorem esta condição. Para que possíveis formas ou tipos de visões aponta o código? Como podemos manipular ou aproveitar essas formas de ver para especular sobre formas alternativas de ver?

Os projetos, a submeter até ao dia 22 de janeiro, podem ser de natureza estática (como cartazes ou fotografias) ou de natureza dinâmica (como vídeo, projetos interativos ou de performance).

Em jeito de warm-up há ainda, de 1 a 8 de fevereiro, 4 workshops, 3 já lotados, cujos resultados serão conhecidos no dia do evento principal a 11 de fevereiro. Depois do orador principal, haverá ainda tempo para uma sessão de conversa com artistas convidados, e o fecho faz-se com uma webperformance de Nicolau Centola.

PCD 2020. foto: Pedro Amado

Edições anteriores do PCD tiveram lugar em 2019 e 2020 e passaram também por Coimbra e Lisboa. O Processing Community Day tem crescido de ano para ano com uma procura cada vez maior por parte dos praticantes e interessados na área da programação e comunicação visual. Além do crescente interesse nas comunicações, o aumento da procura por este tipo de iniciativas vê-se também na adesão às atividades práticas, como os workshops, lotados na edição passada e prestes a esgotar nesta edição.

PROGRAMA PCD21
Warm-up workshops
1 - 2 de fevereiro: Workshop Procedural Patterns
4 fevereiro: Workshop Programmed Posters
5 fevereiro: Workshop Python
8 fevereiro: Sensor Variable Font

11 de fevereiro
11h00: Abertura da conferência
Nota inicial
Abertura da Exposição
Resultados dos workshops
12h00: Orador principal
Karsten Schmidt (Toxi)
14h30: Future Vision Talks
16h00: Fecho
Webperformance 04_3RT014, de Nicolau Centola

Todas as informações estão disponíveis em pcd.fba.up.pt/2021.

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.


21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20


28 set a 02 de out
oMuseu

 

As fotografias e o resto

Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.


[ADIADO]
oMuseu

 

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.


21 a 25 set
FBAUP

 

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)


/Online

 

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]


prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

 

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.


17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.


2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.


31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00

 

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 


1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

 

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.


16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.


17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições

do it

do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.

do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York. 


25 de março a 23 de junho 2017

Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições

doingit.fba.up.pt

ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS

Exposição de Tomás Abreu


26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00

As fotografias e o resto #4

As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.


18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00

Encode / Store / Retain / Recall

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00

Tem de ser / Has to be

Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP


31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00

Tubo de Ensaios 17_18

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18


15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

Projeto Lab.25

Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas. 


13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar

Acreção

Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura


14 a 21 junho 2019
oMuseu
Inauguração 18:00

Tubo de Ensaios 18_19

Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19


6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP

As Fotografias e o Resto 3

As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).


24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00