Prémio Arte Jovem

O Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), o Manicómio, o Centro Português de Serigrafia, a Associação Inter.meada, a Abreu Advogados, a Galeria THIS IS NOT WHITE CUBE, a Mexto Property Investment e o projecto Not a Museum lançam com o apoio da Fundação Millennium bcp, um concurso-prémio dirigido a alunos dos cursos de artes visuais finalistas em 2021.

O concurso tem como objetivos:
- Dar a conhecer as mais recentes propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo da arte proporcionando, assim, uma visão mais alargada da produção artística nacional;
- Criar a oportunidade para a realização da primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial, vendas e catálogo;
- Propor uma dinâmica mais competitiva entre as escolas nacionais;
- Cativar o mercado da arte, criando novas possibilidades de aquisição por colecionadores;
- Criar novos meios de divulgação e financiamento das atividades do CDAP, revertendo parte das vendas a favor da referida associação cultural;
- Atribuir prémios que promovam a continuidade da formação artística;
- Apresentar novos talentos do projeto Manicómio.

As candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail info@carpe.pt até às 23h59 do dia 28 de Maio de 2021.
A lista dos artistas selecionados será anunciada na última semana de junho no site www.carpe.pt, na página do Facebook do CDAP e da Fundação Millennium bcp. (https://www.facebook.com/carpe.diem.a.p/)
A exposição realizar-se-á em outubro de 2021 no espaço do Not a Museum na Rua Castilho 3, em Lisboa.

Os artistas selecionados serão premiados pela relevância e qualidade do seu trabalho. Para além da exposição coletiva realizada no espaço Not a Museum, os prémios incluem aquisições, residências artísticas e exposições individuais.

Júri
As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído por Ana Marin Gaspar (Colecionadora), Pedro Vaz (artista plástico) e Miguel Honrado (Presidente da Orquestra Metropolitana de Lisboa), que avaliará as propostas e fará uma escolha das obras para a exposição a realizar e prémios a atribuir.

Prémio
Os artistas selecionados serão premiados pela relevância e qualidade do seu trabalho. Para além da exposição coletiva realizada no espaço Not a Museum, os prémios este ano são:
- Viagem a Madrid na altura das feiras de arte (Prémio Millennium bcp);
- Aquisição de uma obra para a Coleção da Fundação Millennium bcp (Prémio Millennium bcp);
- Residência artística nas oficinas do Centro Português de Serigrafia em Lisboa;
- Residência artística no programa da Associação Inter.meada localizada no Alvito, Alentejo;
- Residência no programa da galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE, em Lisboa;
- Exposição Individual nos escritórios da Abreu Advogados em Lisboa;
- Exposição Individual no espaço Not a Museum;
- Aquisição por parte de um colecionador privado;
- Integração na Coleção Itinerante dos múltiplos do CDAP.
- Mural LACS

Na edição passada, a alumna da FBAUP Louise Kanefuku ganhou o Prémio “Exposição Abreu Advogados” e a oportunidade de realizar a sua primeira exposição individual.

As candidaturas para o Prémio Artes Jovem estão abertas até 28 de maio.

Dia 22 de março, segunda-feira, às 15h30, há sessão de esclarecimento sobre o concurso.
ID da reunião: 845 0882 4141
Senha de acesso: 893311