Select Page

Conferências Abertas | Representações, Desenhos e Imagens do Território

A Universidade do Porto e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed REPRESENTAÇÕES, DESENHOS E IMAGENS DO TERRITÓRIO e do projeto de investigação DRAWinU, um Ciclo de Conferências Abertas da responsabilidade dos Departamentos de Desenho da FBAUP, Vasco Cardoso, Geografia da FLUP, Mário Gonçalves Fernandes, Engenharia Civil da FEUP, Carlos Rodrigues.

Nesta segunda edição do Ciclo de Conferências Abertas, continua-se a firme vontade da dinamização de leituras transversais sobre o território. Em 2021, a Engenharia, a Biologia, a Filosofia, o Turismo e o Urbanismo trarão a debate as suas perspetivas, atentas às interpretações e aos usos do território na sua dualidade de entidade formada e formadora.

Trata-se de um programa de cinco conferências de livre acesso proferidas por cinco Oradores Convidados que apresentarão e debaterão, desde o seu campo de atividade e apoiados em peças gráficas, as representações que existem, ou se constroem, sobre o território.
As Conferências Abertas decorrerão entre abril e junho, em vários espaços da U. Porto e a distância.

26 de abril | 18h30
Segunda-feira, 26, é a vez da FBAUP receber Alexandre Quintanilha para um conversa sobre "O Humano: Natureza e Territórios".
Uma Conferência Aberta imperdível para seguir, a partir das 18h30, em bit.ly/youtubeFBAUP

//
Alexandre Tiedtke Quintanilha nasceu e completou o liceu Lourenço Marques (Maputo) Moçambique. Doutorou-se em física teórica na Witwatersrand University em Johannesburg, em 1972. Passou as duas décadas seguintes na University of California at Berkeley como professor de fisiologia celular e biofísica e no Lawrence Berkeley National Laboratory como sub-diretor da Applied Science Division e diretor do Center for Atmospheric and Biospheric Effects of Technology. Veio para o Porto como professor de biofísica no ICBAS-UP no início da década de 90. Até 2010, foi director do IBMC, que fundou em 2000, e presidente do INEB. Presidiu depois ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integrou também o IPATIMUP. É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação. Foi secretário do Conselho de Laboratórios Associados (CLA) e presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) em Portugal. É presidente do Conselho de Escola da Escola Nacional de Saúde Pública da UNL e do Conselho Consultivo da Hospital Magalhães de Lemos e, desde 2015, deputado na Assembleia da República, onde presidiu à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência até 2019.  Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses atuais são nas áreas da política de ciência, do stress biológico, perceção do risco e divulgação do conhecimento. 

20 de abril
A primeira conferência tem já lugar dia 20 de abril, pelas 18h30, com Valente de Oliveira.
Transmissão via streaming no canal FEUPTv.

//
Valente de Oliveira é licenciado em Engenharia Civil e doutorado (1973) em Engenharia Civil - Planeamento Territorial pela FEUP. É também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies de Haia (1969) e detém o grau de Master of Science em Planeamento de Transportes pelo Imperial College of London (1971).
Foi professor da FEUP (1965-1997), sendo, a partir de 1979, Professor Catedrático, responsável pelas disciplinas de Planeamento do Território, Planeamento dos Transportes e Planeamento do Desenvolvimento Regional. Foi, também, diretor do Gabinete Técnico da Comissão de Planeamento Regional do Norte, tendo sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (1979-1985). Exerceu diversas funções governativas: ministro da Educação e Investigação Científica (1978-1979); ministro do Planeamento e da Administração do Território (1985-1995); ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação (2002 e 2003). Entre outros cargos, foi também
administrador e vice- presidente da Associação Empresarial de Portugal, vice-presidente do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto, administrador não executivo da Parque Expo, administrador executivo da Fundação Luso-Americana, membro do conselho de administração da Fundação de Serralves e administrador da Fundação AEP. Presentemente, é membro não executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, coordenador europeu das Autoestradas do Mar e presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho. Em 2019 foi distinguido com a primeira edição do Prémio Carreira da FEUP.

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.


21 a 22 jul 2020
oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20


28 set a 02 de out
oMuseu

 

As fotografias e o resto

Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.


[ADIADO]
oMuseu

 

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.


21 a 25 set
FBAUP

 

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)


/Online

 

Intervalo — Antes e depois, o desenho

Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]


prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho

 

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.


17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.


2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.


31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00

 

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 


1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00

 

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100


16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00

 

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão


20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.


16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00

Uma mão cheia de nada

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP


1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas

Ao Postigo

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP


9 a 14 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar

Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico

A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.


30 jun 2021
17:00
Terraço do oMuseu

O Direito às Histórias

Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho


3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende

Intervalo

Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC 
Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas


3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho

 

I Can See the Future

Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação


28 jun a 2 jul 2021
oMuseu
Inauguração 28 jun às 17:00

Elipse Zero|Null Ellipse

Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura. 


7 a 9 jul 2021
oMuseu
Inauguração 17:00

Claraboia: 20 rasgos

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura


17 a 23 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim

Primeira Avenida / Duplo Sentido

Processos e Percursos — exposição dos processos de trabalho dos estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público


18 jun a 18 jul 2021
Praça do Munícipio e Avenida Álvares Cabral

Vila Nova de Gaia