Select Page

Conversa com Luís Paulo Saldanha Martins

Zoom-Colibri a partir da FLUP: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89830857672?pwd=dXNybEFQVFVDbWJiajhzNXBVSVV6QT09

Hélder Marques apresenta
LUÍS PAULO SALDANHA MARTINS.

A Geografia e os geógrafos têm dedicado uma ampla atenção ao turismo enquanto instrumento de transformação do território. É igualmente incontroverso o facto de o turismo existir com a viagem para lugares turísticos, ou seja o turismo existe na medida em que existe território e diversidade territorial. Sendo certo que o turismo revela uma enorme capacidade de explicar os “padrões” de desenvolvimento dos lugares de turismo, só mergulhando nas viagens anteriores ao século XX e à massificação, será possível compreender de que modo o espaço europeu e as suas periferias foram ganhando expressão enquanto componentes persistentes no nosso imaginário coletivo.

Walter Christaller (1955 e 1963), primeiro, e Butler (1980), pelos anos oitenta, procuraram encontrar essa explicação, caracterizando a evolução – as dinâmicas – desde os principais centros para as periferias, apontando como exemplos a “Jütland”, o “Wallis” e, claro, a “Sicily” e o “quente” Algarve (1963), eleitos como destinos obrigatórios para os turistas europeus. A Sicília constituiu para Christaller uma das periferias de referência onde o turismo se espraiou tanto pelas grandes cidades como pelos lugares periféricos, prolongando um percurso que desde o século XVIII foi referido como essencial à formação clássica proporcionada à juventude, alguma à procura de se encontrar.

//

Luís Paulo Saldanha Martins é Licenciado em Geografia pela FLUP e docente do Departamento de Geografia desde 1981. Completou o Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra com a dissertação “Níveis urbanos no Noroeste de Portugal: dimensão populacional e do comércio a retalho” (1985) e o Doutoramento, igualmente, em Geografia Humana pela FLUP com a tese “Lazer, férias e turismo na organização do espaço no Noroeste de Portugal” (1993). Integrou os Centros de investigação CENPA, ORTNOP e GEDES da FLUP, tendo-se incluído mais recentemente na lista de investigadores do CEGOT. Foi diretor da Licenciatura em Geografia, do Curso Integrado de Estudos pós-graduados em Geografia Humana – Território e Desenvolvimento e do Mestrado em Turismo da UP.

 


25 maio 2021
18:30
Zoom

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”


1 jun 2021
18:30
Zoom

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.


10 dez 2020
Online

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

 


30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt


18 a 20 maio 2017

Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem


5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos