Select Page

5º seminário Modos de editar

O 5º seminário Modos de editar: Entre cópia e original pretende continuar a explorar as possibilidades formais, estéticas e conceptuais encerradas no uso dos meios reprográficos por artistas, designers e arquitectos*. Para esta edição, elegemos o Ozalid - como um de entre os vários processos usados para a cópia e duplicação da imagem - e propomos aos vários intervenientes a observação, compreensão e reativação de recursos tecnológicos agora rotulados de obsoletos.

A possibilidade de relacionamento com estas técnicas e processos não é, contudo inteiramente teórica: a realização de residências, workshops, exposição e seminário constituirá uma oportunidade de reatar os relacionamentos e propostas de arquitectos, designers, artistas e de reequacionar ideias em função de um (re)conhecimento laboratorial.

O estudo das categorias de imagem, a partir de arquivos e/ou coleções, terá em conta o campo de aplicação e o seu uso prático ou simbólico – onde território físico e imaterial que é ocupado pela FBAUP na cidade do Porto dá o mote para uma releitura dos modos de uso das tecnologias. Como no passado, estaremos sensíveis às características materiais e indissociáveis dos suportes e à relação com material original e processo.

Tendo em conta os objetivos desta edição, o 5.º Seminário Modos de Editar foi pensado como um espaço de partilha de experiências de investigação e artísticas em torno da tecnologia reprográfica do Ozalid. Aqui serão explorados três eixos de observação que possibilitem a compreensão e ampliação do seu legado histórico, da sua preservação ou da sua utilização em contextos artísticos e gráficos no presente.

  • O arquivo e problemas de conservação
  • Testemunhos de quem cuida de coleções Design/Arte
  • Os actuais produtores e os autores. Projetos editoriais que recorrem ao uso de ferramentas de produção efémeras e suportes mutáveis.

O evento, desenrola-se em dois momentos distintos:

1º.
Acontece entre 24 de maio e 5 de junho na Fundação Marques da Silva. Na primeira semana ensaiar-se-á uma prática artística, comunicacional e tecnológica que parte dos programas de arquitetura propostos por Marques da Silva para a então Escola [Superior] de Belas Artes do Porto, e que em formato de residência e workshops com atuais “residentes” estudantes e docentes” da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, equacionam soluções de ocupação do território de implementação da FBAUP em continuidade e confronto com a solução apresentada por Marques da Silva entre os anos de 1915 a 1935, através de diferentes etapas de formalização que culminam no reativar da tecnologia do Ozalid. A segunda semana será para exposição dos resultados.

Residências / Docentes FBAUP
24 de maio: Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos
26 de maio: Rui Neto e Domingos Loureiro
27 de maio: Emílio Remelhe e Joana Rego
28 de maio: Graciela Machado e Cláudia Amandi

Workshops / Discentes FBAUP
25 de maio: Estudantes 1º, 2º e 3º ciclos
27 de maio: Estudantes Curso Especialização em Ilustração

Exposição dos resultados
31 de maio a 4 de junho, das 14:00 às 18:00

 

2º.
O Seminário propriamente dito está previsto acontecer no último trimestre de 2021, na FBAUP, para debate e reflexão do trabalho entretanto realizado.


24 maio a 5 jun 2021
Fundação Marques da Silva

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”


1 jun 2021
18:30
Zoom

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.


10 dez 2020
Online

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

 


30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt


18 a 20 maio 2017

Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem


5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos