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Uma mão cheia de nada

E pur si muove

Há qualquer coisa de quixotesco e de absurdo nas escolas de arte. Trata-se de fazer escolas onde se pode ensinar tudo menos aquilo que seria suposto ensinar-se. Os modelos variam, mas, de um modo geral, o ensino das Belas Artes, como costumava dizer-se, dessas artes que se afirmam num singular (o da arte e já não o das artes), gravitam em volto do estúdio ou do trabalho de projecto. Tudo o resto são como que satélites que alimentam esse trabalho. 

No nosso contexto, um curso de Artes Plásticas é um percurso de vários anos que se faz coleccionando os créditos burocraticamente definidos nos planos de estudo oficiais. Somam-se créditos até se atingir um número mágico e abstracto de 60 créditos por ano, e que alguém menos conhecedor da complexidade do mundo fez corresponder a 27 horas de trabalho por unidade de crédito. Ninguém sabe muito bem explicar isto e julgo que ninguém acredita verdadeiramente nessa métrica. Entre muitos outros problemas, esse modelo resulta numa fragmentação da experiência dos estudantes, compartimentada artificialmente em Unidades Curriculares (eufemismo utilizado para designar as disciplinas), cada uma delas com o seu campo próprio de acção e a sua dose de especialização. Nesta forma de organizar as coisas, a burocracia reduz o trabalho de estúdio ou de Projecto a uma Unidade Curricular como as outras, o que não podia ser mais enganador. Com efeito, o trabalho realizado pelos estudantes ao longo do curso só circunstancialmente se pode dividir dessa forma. Trata-se antes de uma linha, com quebras e continuidades, avanços e recuos, que se vai idealmente desenhando como um percurso de consolidação de um universo próprio de pesquisa e trabalho, um projecto e não uma série de unidades fragmentárias, burocráticas e fechadas sobre si mesmas.

No entanto, a coisa move-se. Continuamos aqui, navegando no meio desses obstáculos e tentando criar um lugar fora do lugar. No limite, quando ano após ano começa o trabalho com os alunos de Projecto é sempre uma caixa vazia que espera por nós. Por um lado, encontramos o estúdio estranhamente limpo e vazio, à espera do que irá acontecer; por outro, não há um programa no sentido de um conjunto de expectativas que possam ser projectadas por antecipação. É a partir do primeiro minuto de trabalho que essa caixa começa a ser preenchida, com o primeiro corpo que a vem ocupar, com o primeiro gesto, objecto, som ou imagem que nela irrompam.

Com a obrigatoriedade do trabalho à distância, estes últimos dois anos vieram baralhar este enunciado. Preencher essa caixa tornou-se um processo mais lento e foi necessário lutar constantemente com a dificuldade de realizar um trabalho físico, plástico, experimental e que se deseja partilhado no tempo e no espaço diferidos que são os da mediação tecnológica. Faltou o acesso às oficinas e laboratórios, faltou o estúdio como um espaço de trabalho colectivo, faltou também experimentar e activar o trabalho realizado através da sua apresentação pública.

No início deste ano lectivo, tentando contrariar essas limitações e celebrar a deriva dos corpos e da imaginação, começámos justamente por vaguear em grupo pela zona oriental da cidade do Porto, à procura de qualquer coisa que não sabíamos muito bem o que seria. Essa experiência foi interrompida por novo confinamento, mas talvez alguma coisa tenha ficado dessas derivas livres pelas margens de uma cidade mais informal e esquecida.

Por todas essas razões, e apesar das limitações, a possibilidade de regressar finalmente ao trabalho em grupo e de voltar ao estúdio, ganhou uma outra importância. Tentou-se recuperar algum do tempo perdido e começou-se a pensar no final do ano e na apresentação do trabalho realizado.

Esta exposição, a primeira de várias outras, apresenta um conjunto de trabalhos dos finalistas de Artes Plásticas Multimédia, a que se somam dois convidados (João Lan Costa e Gonçalo Araújo). Resultado de um trabalho experimental e ainda em processo, esta exposição oferece-nos um panorama das possibilidades mediais da prática artística, de acordo com a abertura que caracteriza o ensino do Multimédia/Intermédia na FBAUP. 

O título escolhido pelos estudantes — Uma mão cheia de nada — evoca justamente a dificuldade em encontrar um corpo que defina o seu percurso ao longo dos quatro anos do curso, a intangibilidade de muitas das suas experiências e, sobretudo, a ideia de que será sempre necessário recomeçar do zero, uma e outra vez, agora e depois.

 

Miguel Leal
Maio de 2021

 

Participantes:
Maria João Carvalho
Camila Christie
Cinsa
Cátia Domingues
Maria Freitas
Bruna Gomes
Leonor Guimarães
Tomás Licenciado
Rafaela Lima
Sofia Monteiro
Yasmine Moradalizadeh e João Lan Costa
Adriana Matos
Adriana Nóbrega
Guilherme Oliveira
Sofia Oliveira
Íris Pereira
Vasco Pereira
Mariana Pinto
Sofia Rocha
Maria Rosas
Beatriz Sarmento e Gonçalo Araújo


1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

HANDS-ON TYPE

APRENDER COM O PATRIMÓNIO TIPOGRÁFICO


14 a 17 setembro 2021
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”


1 jun 2021
18:30
Zoom

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior


9 jul 2021
16:00

Aula Magna

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X


12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.


10 dez 2020
Online

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

 


30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto