Select Page

Claraboia: 20 rasgos

Claraboia: Vinte Rasgos de inventividade e resiliência de 20 estudantes finalistas de LAP, ramo Escultura. São rasgos que incorporam cargas e intensidades luminosas diversas, reclamam espaço sociopolítico de natureza plástica: artística e poética. O título impõe a luz e atenção ao ar e ao respirar. Claraboia é também resultado de uma ausência do espaço que habitualmente os acolhia no seu percurso e que se caracteriza pela qualidade e quantidade de luz natural das grandes janelas, aberturas e tectos em vidro deste valioso e simbólico edifício projetado pelo Arquitecto Carlos Ramos (Porto, 1897-1969), igualmente urbanista, pedagogo e diretor da Escola de Belas Artes do Porto entre 1952 e 1967. O Pavilhão de Escultura e Pinturaindica claramente, no seu nome, o fim e função criados e projetados dedicadamente por Carlos Ramos, em processo de finalização da obra de reabilitação funcional e patrimonial.

Após mais um ano com inúmeras dificuldades, oriundas das adversidades que todos conhecemos e que ficaram expressas quer nos textos como na publicação Foi o que Foi de agosto de 2020 (https://www.fba.up.pt/2020/08/03/ebook-foi-o-que-foi/), este ano, os estudantes finalistas enfrentaram mais um confinamento e a saída do Professor Associado com Agregação Fernando Amaral da Cunha, por aposentação - partilhámos e acompanhámos os processos e projectos destes estudantes, em equipa, até março.

Claraboia dá nome ao blogue da turma https://claraboialape.weebly.com/ que inclui informação sobre processos e resultados dos projetos e planos individuais dos estudantes, na aplicação de metodologias que implicam complementaridade e que revelam o percurso dos estudantes, das suas opções, numa relação estreita entre o pensar e o fazer acontecer. Uma difícil tarefa, mas elementar e fundamental na frutífera movimentação de colaboração entre todos por um bem comum: o princípio enunciador de uma investigação baseada no exercício da prática artística.

Claraboia: Vinte Rasgos, expõe corpos de um corpo maior de trabalhos realizados ao longo deste ano letivo e na qual se apresentam diversas dinâmicas do pensamento e da prática escultórica, nas relações com o espaço, o lugar, o tempo a duração, nos processos e resultados da tridimensionalidade, dos múltiplos procedimentos, técnicas, matérias e escalas, que procuram ser resposta plástica às inquietações, questões, experiências, contextos e sensibilidades de cada um, individualmente, mas também a par, em grupo e como colectivo, numa turma que se distingue pela diversidade e ecletismo, no pensar, no sentir e no fazer que torna esta vivencia tão difícil como enriquecedora e motivadora para todos nós. Por isso, continuo a considerar que nada foi, é ou será por acaso.

Este ano o design gráfico deste momento é assinado pela Joana Coelho, finalista da Licenciatura em Design de Comunicação, em estágio. A Joana foi selecionada democrática e objectivamente pelos estudantes através do seu portfólio e prontificou-se, generosamente, a entrar nesta equipa com qualidade, criatividade, rigor, responsabilidade, num trabalho discutido em colectivo.

Com o ebook e a publicação em catálogo, permanecerá o registo de parte de um todo, do muito que se pensou, refletiu, fez e desfez, refez, reinventou, adaptou, simulou, maquetizou e concretizou: uma parte de um corpo de trabalho a ser fruído, sociabilizado pela primeira vez, na FBAUP.

Excerto do texto para o ebook https://claraboialape.weebly.com/ e catálogo impresso.

Rute Rosas, regente e docente

FBAUP Junho 2021

Álvaro Jesus; António Gonçalves; Bruno Bordalo; Carolina Fernandes; Carolina Monteiro; Diogo Luís; Fernando Gabriel; Francisca Patrocínio; Inês Flórido; Inês Tinoco; Joana Jesus; Leonor Aguiar; Leonor Talefe; Maria Helena Fernandes; Maria João Antunes; Pedro Tavares; Raquel Nogueira; Renata Ferreira; Rodolfo Lopes; Rosinda Casais.

Design: Joana Coelho
Equipa de Montagem além dos estudantes e da docente: Carlos Lima, Tiago Cruz; Jorge Garcês; Patrícia Viana Almeida; Isabel Maria Gonçalves

Consultadoria: Luís Pinto Nunes
Equipa técnica: Alcides Rodrigues; Carlos Lima; Márcia Novais; Luís Pinto Nunes; Patrícia Viana Almeida; Tiago Cruz; Pedro Aguiar

 


17 a 23 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim

 

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

HANDS-ON TYPE

APRENDER COM O PATRIMÓNIO TIPOGRÁFICO


14 a 17 setembro 2021
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”


1 jun 2021
18:30
Zoom

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior


9 jul 2021
16:00

Aula Magna

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X


12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.


10 dez 2020
Online

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

 


30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto