Intervalo

Este ano apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia é possível mostrar uma síntese dos trabalhos produzidos ao longo deste semestre realizados pelos estudantes de Práticas do Desenho, da Licenciatura em Artes Plásticas.

Desde 2011, O Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende e o Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, numa iniciativa conjunta, promovem um ciclo de exposições que tem vindo a mostrar a dimensão autónoma do desenho enquanto prática artística.

Condição que o desenho assume numa variedade diversificada de conteúdos, temas, meios e suportes que reiteram a importância do Desenho na arte contemporânea. Os trabalhos expostos espelham essa condição enquanto prática, mas também sobre a sua dimensão reflexiva, expressiva e comunicante.

Cada desenho aqui apresentado tenta construir os limites das definições do Desenho explorando as suas fronteiras e representações.

Adriana Queiroz Aguiar de Matos

Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

16 a 18 setembro 2019
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”

1 jun 2021

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior

9 jul 2021

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X

12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades

18 outubro 2019

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.

10 dez 2020

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.

22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design

18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.

23 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.

5 a 6 outubro 2018

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research

16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship

17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Pensamento e Catástrofes

Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».

18 a 20 maio 2017