Select Page

O Direito às Histórias

O ‘Direito às Histórias’ retoma o ciclo de exposições de projetos de investigação em desenho iniciados no Estúdio de Desenho, do Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP. Esta exposição decorre da colaboração entre o Departamento de Desenho da FBAUP e o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, num propósito conjunto de apoiar a criação e divulgar a prática do desenho na diversidade dos seus meios, suportes, modos de pensar, contextos e funções.

Para esta geração de autores que coloca o desenho no centro da sua prática, desenhar é uma forma de compreender e comentar o mundo na sua complexidade. Por isso, o termo ‘desenho’ tanto reflete e representa uma parcela do seu mundo como é uma forma de intervir ativamente nele.

Não é por acaso que a palavra “Direito” abre o título da exposição. Na sua síntese, os projetos refletem-se no desenho como um direito: o direito à paisagem, o direito ao corpo e o direito à memória, na história individual, familiar e coletiva.

No direito à paisagem, apresentam-se trabalhos que decorrem de uma reconstrução da experiência da paisagem enquanto traço e impressão. Esta reconstrução reflete os modos pelos quais percebemos a paisagem como matéria e inscrição do corpo, e como essa perceção se confunde com a própria paisagem. O direito ao corpo reflete sobre os modos de representação e autorrepresentação dos corpos nas suas diferenças, na fronteira das suas categorias e na força da sua fragilidade. Estes trabalhos resultam de uma visão do corpo como uma experiência interior, que contraria a imagem do corpo como objeto de desejo ou curiosidade. O direito à memória reúne desenhos que, a partir de pesquisas etnográficas e do trabalho da memória, reconstituem fragmentos da história familiar ou da história cultural. Mais do que exercícios de reconstituição de um tempo vivido em diferido, o direito à memória reivindica um papel ativo na definição dos modos pelos quais a história coletiva se conta.

Conscientes da impossibilidade de definir e usar o desenho num único sentido, estes autores questionam o que pode ser o desenho para a sua geração; como dialoga com as diferentes artes e como constrói e altera a perceção de si próprios e do mundo.

 

Participações:
Peso e Leveza no Espaço (Ana Mouralinho)
Sinais - notas sobre gesto, língua, corpo e presença (Giovanna Poletto)
“Vó, como era uma viagem do avô?” (Maria Inês Graça)
Cobogó – entre o visível e o vazado, memórias nipo-brasileiras (Pati Nakamura)
O repórter viandante (Pedro Lameiras Gil) 

Org.
Paulo Luís Almeida, Graciela Machado
[Estúdio de Desenho]
MAP - Mestrado em Artes Plásticas
Departamento de Desenho
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

 


3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.


16 a 18 setembro 2019
FBAUP

HANDS-ON TYPE

APRENDER COM O PATRIMÓNIO TIPOGRÁFICO


14 a 17 setembro 2021
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”


1 jun 2021
18:30
Zoom

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior


9 jul 2021
16:00

Aula Magna

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X


12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades


18 outubro 2019
18:00
PS12

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.


10 dez 2020
Online

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

 


30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.


11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística. 


22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design


18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.


23 outubro 2019
10:00
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.


5 a 6 outubro 2018
Aula Magna

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology


11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research


16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship


17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.


7 maio 2018
18:15
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto