HANDS-ON TYPE

Hands-on Type procura explorar e refletir sobre a produção gráfica, o uso dos caracteres móveis na atualidade e a valorização das metodologias de ensino com base no saber fazer. De uma série de workshops em contexto de oficina e de uma conferência resultará uma publicação que constrói uma narrativa de paralelismo entre a alta e baixa tecnologia, no que diz respeito ao ensino oficinal e à prática do Design.

Hands-on Type é uma iniciativa promovida pela esad–idea, Investigação em Design e Arte e pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos).

CONFERENCISTAS:

Alan Kitching (UK) | The New Typography Workshop — Um dos mais destacados designers de tipografia e impressão manual, reconhecido pelo uso dos caracteres em madeira e em metal.
Dafi Kühne (CH) | Babyinktwice — Designer, impressor e professor, conhecido pela mistura de ferramentas analógicas e digitais para produzir cartazes para música, arte e arquitetura, teatro, cinema e produto.
Rick Griffith (US) | Matter — Designer, artista visual, impressor, professor, escritor e ativista, cuja prática criativa resulta numa colagem de forma, cor e gramática, com foco autoetnográfico.

O HANDS-ON TYPE integra três workshops que terão lugar de 14 a 16 setembro 2021, na nova oficina de Tipografia de Caracteres Móveis da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e conferências com designers de renome a decorrer no dia 17 setembro 2021, no Auditório da mesma escola.

O i2ADS e o ID+ são parceiros do HANDS-ON TYPE.

Inscrições e mais informações em: handsontype.esadidea.pt

14 a 17 setembro 2021
FBAUP

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

16 a 18 setembro 2019
FBAUP

Conversa com Rui Mealha

Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”

1 jun 2021

CONTRAST

A Fotografia no Ensino Superior

9 jul 2021

xCoAx 2021

Computation, Communication, Aesthetics & X

12 a 16 jul 2021
Graz + on-line

CULTURA | CIDADE: Um Direito!

Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades

18 outubro 2019

IV fórum ibérico de estudos museológicos

Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.

10 dez 2020

Post-Digital Letterpress Printing

Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.

30 e 31 jan 2020
oMuseu + FBAUP

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

11 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Primeiras Jornadas em Educação Artística

Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.

22 fevereiro 2019
Anfiteatro 2
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

UD19: Design Does a Selfie

Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design

18 a 25 outubro 2019
UPTEC Baixa e FBAUP

‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington

Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o  centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.

23 outubro 2019
Aud. Pav. Sul

Jornadas Didácticas 2018

As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.

5 a 6 outubro 2018

#16.ART

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology

11 a 14 outubro 2017 · 9:00
Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu

UD17: NoiseWise

Sixth Forum on Doctoral Design Research

16 e 17 outubro 2017
UPTEC PINC

FuturePlaces

10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship

17 a 21 outubro 2017
UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel

Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert

Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.

7 maio 2018
Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto