Exposição “Memória é uma ilha de edição” + Lançamento de livro “ID_25: ecos de uma escuta”

ID_25 - Comemoração dos 25 ANOS do IDENTIDADES

O Identidades, movimento intercultural entre Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, é um grupo orgânico criado em 1996 na GESTO Cooperativa Cultural por artistas, professores e estudantes ligados à FBAUP e implicados nas ações de intercâmbio artístico que se foram realizando nesses países. Este movimento comportou a produção de oficinas, partilhas de formação, intervenções de arte pública e encontros de reflexão e disseminação pública dessas ações. A partir destas atividades estabeleceram-se relações de parcerias e cumplicidades entre pessoas e instituições como a ENAV, o ISArC, a UP e a UEM em Maputo, o Atelier Mar, a M_EIA e a Faed-UniCV no Mindelo, a AQCC em Conceição das Crioulas, no Brasil e a ACERT em Tondela.

Foram 25 anos de experiências, deslocamentos, desejos e inquietudes compartilhadas com tantos envolvidos... como a Sankofa, pássaro que voa na frente com o olhar para o que deixa pelo caminho. É apresentada assim uma programação de encontros, diversas perspetivas sobre o que se passou nessa trajetória, tendo em vista o encontro com outras inquietações que levam ao movimento que virá.

A programação tem início com a abertura da exposição “A memória é uma ilha de edição”, que apresenta fragmentos e olhares a partir de fotografias, vídeos, obras e objetos que compõem o acervo do Identidades. É evocado o verso de Waly Salomão com o desejo por contar não apenas uma história, mas as tantas narrativas possíveis que brotam nas experiências de cada um em contato com essas matérias, fragmentos das vivências de tantos. A exposição apresenta, a partir do acervo do IDENTIDADES uma narrativa visual fotográfica, um vídeo, obra gráfica e esculturas de artistas que colaboraram com o grupo em momentos distintos.

O segundo momento propõe uma caminhada entre escolas a partir da escuta. Sob a orientação do professor Bruno Pereira (ESMAE), será realizado o Deslocamentos em forma de Soundwalk, que começa às 17h00 na ESMAE e segue até a exposição n´oMuseu da FBAUP. Após a chegada, haverá um momento de partilhas sobre a recém realizada viagem a Cabo Verde por parte do grupo, no contexto do VII Encontro Internacional sobre Educação Artística.

No momento seguinte, será apresentado o livro "Ecos de uma escuta", construindo sujeitos anticoloniais, organizado pela investigadora Rita Rainho, com textos de 50 autores que colaboraram em diferentes momentos com o grupo Identidades. O encontro será ainda um momento para a partilha de desejos e inquietudes quanto aos próximos passos do coletivo pelo caminho à frente.

Encerrando a programação, será realizado o "Desmonte-se", uma ação aberta durante a desmontagem da exposição que convida as pessoas a participar como uma proposição de desconstrução de si e do espaço.

A programação é gratuita e não requer inscrição prévia, partilhando sabores e saberes que se vão oferecendo.

PROGRAMA DETALHADO:

15 de outubro 2021 / 17h00 / oMuseu FBAUP – Abertura da exposição A memória é uma ilha de edição;
18 de outubro 2021 / 17h00 / ESMAE – Deslocamentos em forma de soundwalk, caminhada da ESMAE para a FBAUP + Partilhas sobre a viagem a Cabo Verde;
20 de outubro 2021 / 19h00 / oMuseu FBAUP – Apresentação do livro "ID_25: Ecos de uma escuta" construindo sujeitos anticoloniais + Encontro sobre desejos e inquietudes;
22 de outubro 2021 / 10h00 – 18h00 / oMuseu FBAUP – "Desmonte-se", ação aberta de desmontagem da exposição.

Saber mais informações: mail@identidades.up.pt
Contacto: (+351) 22 519 2400

de 15 a 22 out 2021
oMuseu FBAUP, ESMAE