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Modos de Editar — Herança e renovação: A genealogia de um jardim

Neste 4º seminário Modos de Editar, iniciamos um novo ciclo de actuação cujo ponto de partida incide nas múltiplas possibilidades de exploração do jardim da FBAUP. Ao longo das últimas três edições debruçámo-nos na construção de um território de discussão do que significa editar e publicar, de que modo as diferentes áreas científicas da FBAUP podem contribuir para este universo. Entendemos como os indícios, acções e protagonistas exteriores à instituição pensam, investigam e praticam a edição e a publicação nos seus diferentes contextos. 
Na primeira edição descobrimos e trabalhamos sobre o acervo do fotogravador/impressor Marques de Abreu; na segunda edição partimos da Casa Soleiro para explorar a gravura a topo e as narrativas ilustradas da revista Occidente e na terceira edição, persistimos sobre o passado e o presente de um património tecnológico em continua evolução, para compreender futuro do edição e publicação num contexto pós-digital.
É partindo deste património que construímos ao longo de três anos que nos propomos construir uma nova etapa para o Modos de Editar. Nesta, revisita o que foi alcançado e propõe diferentes possibilidades de diálogo e contaminação intergeracionais. Para que estes objectivos se concretizem continuamos com a parceria do Pure Print (i2ads) e nesta edição com o Wisdom Transfer / Transferência de Sabedoria (ID+),  onde fomos encontrar outras formas de pensar o legado da FBAUP e em particular a importância das experiências pedagógicas, científicas e artísticas de docentes e investigadores aposentados. Sabemos ser necessário continuar a trabalhar sobre um legado real e metafórico comum – o jardim da FBAUP – alargar o seu património individual e colectivo, com o claro intuito de compreender, reconstruir e materializar as diferentes níveis narrativos que um jardim real secular e metafórico pode encerrar.
Recorremos à Genologia como metáfora para o fazer e o pensar sobre um conjunto de técnicas de impressão, reprodutibilidade e divulgação de imagens, que vivem e se alimentam deste património vegetal. Pretendemos explorar as possibilidades formais, estéticas e conceptuais que um espécimen vegetal pode representar, com o objectivo de compreendermos que as ligações e as metáforas biológicas entre seres vivos são constituídas por diferentes processos de hibridismo, resistência, disseminação, reconstrução ou espera. Um conjunto de acções e pressupostos que encontramos estar relacionados com a própria acção de editar e publicar no passado da FBAUP e na  contemporaneidade.
15:00 / Seminário / Sala de exposições do OMuseu
Oradores:
Paula Soares - Serigrafia - Acção Centrípta/ Centrífuga
Mantraste - Risografia, em prosa
Marília Peres - O papel dos processos fotomecânicos no desenvolvimento da Cartografia e da Medicina em Portugal no séc. XIX
17:00 
Demonstração por Prof Teruo Isomi "Esboço com xilogravura"
Bios
Paula Soares
2020 Curso Superior de Pintura Escultura - Artes Plásticas FBAUP. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian - Investigação em Artes Plásticas -Técnicas de Impressão. Admissão na Slade School of Arts, Londres - Printmaking. Curso de Desenho e Pintura Chinesa na Universidade do MinhoUniversidade Belas Artes de Xangai. Curso de Litografia. Trabalho em Cenografia, Design, Ilustração, Desenho, Pintura, Serigrafia, Gravura, painéis murais em Mosaico “Técnica Bizantina”. Professora na Faculdade de Belas Porto, de 1984 a 2014, em Serigrafia, Gravura e Desenho. Como Artista Plástica - realização de 12 exposições individuais e 63 colectivas em Portugal e estrangeiro. Trabalho de autor como Artista Plástica de 1978 a 2020.
Mantraste
Bruno Reis Santos, Mantraste, nasceu em 1988, é um autor, ilustrador e designer gráfico português formado na ESAD.cr. Cresceu na Natureza e é um amante do misticismo popular, conta com mais de uma centena de capas desenhadas para autores como J.G. Ballard, Ali Smith e Michel Rio entre outros e varias publicações editadas como a "Sebenta do Diabo" e "The spiritual ascencion of all the animals", etc. Para além do trabalho regular como ilustrador, já deu aulas de ilustração e risografia no Brasil, Espanha e Portugal e conta com varias exposições individuais e colectivas. Ve o seu trabalho como uma forma de reflexão sobre si próprio e os outros.
Marília Peres
Doutorada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É colaboradora do Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa e professora de Química e de Física no ensino secundário. 
Atualmente faz investigação em História da Fotografia Científica, Química Fotográfica do século XIX e História da Química.
Teruo ISOMI
(1941-) One of the representative printmakers in the Japanese printmaking world. Director of Japan Print Association. Former President of Aichi Prefectural University of Arts.Musashino Art University Visiting Professor
Seminário coordenado por Graciela Machado e Rui Vitorino dos Santos

 

ORG: Departamento de Desenho + Departamento de Design + Departamento de Artes Plásticas — Pintura


9 mar 2020
15:00

oMuseu

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Distribuição dos corpos e representação das sobras no Brasil contemporâneo / Moacir dos Anjos

O Brasil é um país fundado em atos de violência cometidos pelos colonizadores europeus contra os povos indígenas e contra a população negra trazida à força da África e escravizada. Criações recentes sugerem, contudo, estar-se constituindo, naquele campo excludente, e em sintonia com transformações em curso em outros cantos, uma representação das sobras, a qual nomeia danos e reclama a condição de parte para aquilo que é considerado resto, redistribuindo, em novos lugares simbólicos, os corpos que habitam o país.


11 jun 2019
17:00

Aula Magna

Material Talks / Sintoma Practical Research Performance Workshop

Pia Euro (FI) e Rita Castro Neves (PT) realizam uma oficina de performance de oito horas, explorando as possibilidades metodológicas the uma oficina de investigação prática. A língua de trabalho será o inglês. Se está interessadx envie email até ao dia 24 de maio para prof.ritacastroneves@gmail.com.


27 e 28 mai 2019
FBAUP

À procura de mim / Carlos Nogueira

O escultor Carlos Nogueira irá orientar um seminário sobre a forma como a relação com o outro, o quotidiano e os modos de habitar se integram no processo criativo do artista, focando alguns dos seus projetos mais recentes.


28 mai 2019
11:00

Aud. Pav. Sul

Desenhos Ditados no Escuro / Carlos Nogueira

O workshop “Desenhos Ditados no Escuro” tem entrada livre. A participação no workshop, contudo, está limitada a 6 lugares disponíveis. Para mais informação contactar: desenho@fba.up.pt


27 mai 2019
Sala do Estúdio de Desenho

Ed. da Boa Hora

 

Radionómada / Uma viagem, Uma caminhada em rádio-mapa

Tendo como ponto de partida a obra multidisciplinar de Miguel Bonneville, com especial foco no seu mais recente projecto serial A Importância de Ser, o artista, Pedro Arrifano e Filipa Cruz conversam sobre o seu processo de desaparição/despersonalização através da arte, e de como esse mesmo processo coloca em causa problemas de várias ordens: funcionais, literárias, laborais, domésticas, religiosas, estéticas. A sessão será acompanhada por Inês Veloso, doutoranda em Artes Plásticas


28 mai 2019
16:30

Aula Magna

Claire de Santa Coloma / Proposições de um Processo Artístico — Ciclo CEM

2ª Estação do ciclo CEM: O Processo do Artista e a Experiência Incorporada:
A pretexto do trabalho de Claire Santa Coloma, centrado na economia de formas tridimensionais abstratas, Laura Castro, Claudia Amandi e a própria artista conversam sobre os inúmeros desafios às formas presentes e passadas da sua atividade artística. 


29 abr 2019
18:00

Aula Magna

Grabado Verde / Angélica Mirauda

Aula aberta e Workshop que pode ser acompanhada por todos os praticantes da gravura interessados numa primeira introdução ao tema.


27 fev 2019
14:00

Oficinas de Gravura

 

Exposição & Ensaio — práticas curatoriais investigativas / Mariana Pestana

Exposição & Ensaio traz à mesa de trabalho quatro curadores portugueses que abraçam diferentes modos de pesquisa e desafiam tanto os formatos convencionais de exposição como aqueles da investigação académica. Mariana Pestana é Arquitecta, curadora e Membro The Decorators.


19 mar 2019
17:45

Pav. Sul PS 45

 

Weird Patterns / Domingo Hernández Sánchez

Investigar como é possível que num tempo em que a ironia — entendida como geradora de estranheza — tenha desaparecido, e porém, o diferente, o estranho, o monstruoso etc. esteja na moda.


28 mar 2019
16:00

Aula Magna

Decurso #2 — Falar sobre a Pintura

O ciclo DECURSO — PENSAMENTO SOBRE A PINTURA é constituído por três momentos: a prática, o dizer e a interação da pintura.


29 mar 2019
Fórum da Maia — Galeria 4
R. Eng. Duarte Pacheco
Maia

Transobjestos / Os Espacialistas

Os Espacialistas é um projeto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações entre Arte e Arquitetura com início de atividade em 2008. 


28 mar 2019
18:00

Aula Magna

Design, Machine, Technology, Ars and Art / Anita Jóri

Um dos objetivos dessa aula aberta é examinar porque Flusser pensa que “tudo depende do design” e design é “a base de toda a cultura” (Flusser, Sobre a Palavra Design).


25 mar 2019
14:30

Aula Magna

Conversa com os designers Márcia Novais e Item Zero

No contexto da exposição “Prémio Design de Livro 2018”, haverá uma conversa à volta do design do livro com os designers Márcia Novais e Rúben Dias/Ricardo Dantas do atelier Item Zero, moderada por Mário Moura e Rui Vitorino Santos. 


26 mar 2019
10:30

Aud. Pav. Sul

ICOCEP — Luc Tuymans

O autor estará à conversa com o crítico de arte e curador Miguel Von Hafe Pérez, na sessão de abertura do International Congress on Contemporary European Painting.


8 abr 2019
9:30
Aula Magna
Programa