Select Page

Exercendo Futuros Coletivos // Amal Khalaf e Elizabeth Graham

Quais as maneiras pelas quais a prática comunitária se poderá tornar num espaço para, intencionalmente, por em prática o futuro que ansiamos? Através de uma série de partilha de exercícios, leituras e histórias, pensaremos como a prática comunitária e a imaginação coletiva podem ser usadas para reunir indivíduos com o objetivo de sonhar, curar e resistir. Partilharemos projetos do Center for Possible Studies e comissões atuais, que refletem sobre práticas de escuta, mapeamento, arquivamento e ação coletiva, desenvolvidos à medida que os bairros londrinos sentiram os efeitos da austeridade e gentrificação. As cidades de todo o mundo enfrentam futuros escritos por quem está no poder, quem é capaz de criar mudança? Quem pode investigar? Por que é que aqueles para quem a investigação pode ser transformadora são ativamente excluídos das decisões que moldam o seu futuro? Quais são as maneiras pelas quais a imaginação coletiva pode criar espaços alternativos para contestar o poder e defender novas formas de relacionamento?

What are the ways that community practice can become a space to intentionally practice the futures we long for? Through a series of exercises, readings and anecdotes we will think about how community practice and collective imagining can be used to assemble individuals for the purposes of dreaming, healing and resistance. As London neighbourhoods continue to feel the effects of austerity and gentrification, we will share projects from the Centre for Possible Studies and current commissions, that reflect on practices of listening, mapping, archiving and collective action. As cities all over the world are facing futures that are written by those in power, who is able to create change? Who can research? Why is it that those to whom research can be so transformative are actively excluded from decisions that shape their futures? What are the ways that collective imagining can create alternative spaces for contesting power and advocating for new forms of relation?

 

Amal Khalaf é curadora e artista. Atualmente é Curadora de Projetos nas Serpentine Galleries, Londres, onde trabalha no Edgware Road Project desde o seu início em 2009. Aqui e em outros contextos, comissariou e desenvolveu residências, exposições, oficinas e projetos de pesquisa colaborativa que abordam o papel da arte operando em contextos pedagógicos e de urgência social. Amal é fundadora do coletivo de artistas GCC, bem como membro da direção do not/no.w.here e do comitê artístico Arts Catalyst. Em 2016, co-dirigiu a 10ª edição do Global Art Forum, Art Dubai. O trabalho da Amal foi apresentado na Universidade da Pensilvânia; Goldsmiths College, Londres; MoMA PS1, NY; New Museum, NY; Museu Whitney de Arte Americana, NY; Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna, Doha; Museu D'Art Moderne, Paris; The Sharjah Art Foundation, Sharjah; Serralves, Porto; entre outros em contextos educacionais e culturais.

Elizabeth Graham é curadora e educadora com sede em Londres e Amsterdão. Atualmente, ela é Curadora Assistente de Projectos nas Serpentine Galleries, juntando artistas, comunidades, grupos auto-organizados e ações sociais através de programas de residência de longa duração em Londres. Juntamente com seu papel na Serpentine, Elizabeth iniciou recentemente o projeto Constellations, um grupo de trabalho na Flat Time House que apoia artistas a desenvolver a sua prática, explorando o papel da atividade social e política na arte. Antes disso, Elizabeth trabalhou em várias organizações artísticas, incluindo; Arnolfini, Tate Britain e Tate Modern e como investigadora na South London Gallery. Desde 2014, Elizabeth é professora de Self-Directed Research no Master Education in Arts, Instituto Piet Zwart, Roterdão, e co-organiza How To Show Up? uma plataforma de escrita e performance na Sans Serriffe, Amsterdão.

 


16 set 2019
11:00

Auditório Pav. Sul

 

AULAS ABERTAS ANTERIORES

Feira do Livro

Apareçam e descubram leituras para as férias!

— 22 a 28 junho 2017 Livraria i2ADS

Poesia, Raça e Género: Para uma escrita poética interseccional // Leituras Feministas com Raquel Lima

Leituras Feministas é um grupo de estudo do i2ADS-FBAUP que cruza o fazer artístico e cultural com: o debate em torno da visibilidade de práticas artísticas feministas, minoritárias e o impacto da recuperação dessas práticas na teoria e história da arte; a diferença sexual racial e de classe como impulsionador da prática e leitura da arte e cultura, leituras feministas e pós-coloniais; as práticas pessoais e políticas no campo expandido, arte, performance, e vida; e finalmente práticas de cuidado, responsabilidade e responsabilização.

— 28 maio 2020 18:30 Zoom (mediante inscrição prévia)

Sessão Solene

Sessão Solene de abertura do ano lectivo.

— 22 setembro 2017 · 15:30 Aula Magna

Data as artist material // Sunčica P.K.

Esta Aula Aberta e Workshop vão explorar os tipos e formas de dados, através de exemplos de quase-história, de práticas como Arte e Linguagem até o movimento Visualização de Dados atual, para além da sua aplicação na prática artística. O workshop é aberto à comunidade, tendo lotação limitada.

— 12 dez 2018 16:00 PS12

Ilustração Científica // Workshop de Pedro Salgado

Este workshop é realizado no contexto da U.C. Campos e Funções do Mestrado de Artes Plásticas e tem caráter obrigatório para os seus estudantes. No entanto, aceita inscrições individuais, de fora e dentro da Universidade do Porto. As inscrições estão limitadas a 5 vagas.

— 16 + 30 nov 2018 Pavilhão Sul

SØS — Sunset Open Sessions / Sessão de apresentação

Um jogo que promove o tratamento da anorexia nervosa, uma plataforma educativa para a compreensão da leitura e um app que serve como guia de visita da Galeria de Biodiversidade no Porto são alguns dos projetos que vão ser apresentados dia 27 de maio, no Sunset Open Sesion. Os trabalhos foram realizados por investigadores do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos.

— 27 mai 2019 17:00 UPTEC Asprela I Rua Alfredo Allen, 455/461

Print Open

Workshops + Talks + Induction Courses sobre gravura

— 15 a 30 nov 2018 Oficinas de Técnicas de Impressão

PCD20

Processing Community Day 2020

— 13 fev 2020 Aula Magna, PS43 & PS01 09h00, PS43 Workshop de introdução ao processing (3h) 12h00, Aula Magna Keynote de Penousal Machado, CDV Lab (1h) 14h30, PS01 Open Talks. Programa a anunciar (2h) 17h00, PS43 Workshop de introdução ao Max/MSP-Jitter (3h)