II COLÓQUIO Processos de Transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte

A segunda edição deste colóquio resulta das práticas colaborativas entre a unidade curricular optativa do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, “Arquitectura: Processos de Transformação no ensino/aprendizagem” e o projecto de investigação “Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto (1950-2016)”, sedeado no i2ADS. Esta iniciativa funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal e das suas repercussões na academia e na sociedade.
Considerando os processos de investigação desenvolvidos no âmbito, retaguarda institucional e contexto das linhas programáticas, didácticas e pedagógicas de uma unidade curricular do MIARQ/FAUP e de um núcleo multidisciplinar e transdisciplinar composto por investigadores das Faculdades de Arquitectura, Belas Artes e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pretende-se divulgar, difundir e ampliar a reflexão nas áreas do conhecimento referidas. É intenção que este colóquio, como complemento extra-curricular da oferta formativa, mas também como momento de reunião dos vários caminhos de investigação seguidos pelo projecto transdisciplinar do i2ADS, possa agregar a comunidade académica e a sociedade em geral em torno das temáticas em debate. Esta ação visa fixar e divulgar o conhecimento sobre a relação na sociedade, cidade e território entre o ensino artístico-científico, os meios, agentes e dispositivos sócio-culturais, as dinâmicas artísticas e as transformações contemporâneas nos processos de ensino-aprendizagem de nível superior. A propósito das alterações introduzidas no quotidiano das escolas artísticas portuguesas a partir da aplicação da Declaração de Bolonha em 2006 e da análise do momento presente, revisita-se o passado na exacta medida das interrogações da contemporaneidade. Reflectindo sobre o tempo presente, as suas interrogações, transformações e dinâmicas, pensa-se a academia, a profissão nos planos local e global.
A experiência desta unidade curricular da FAUP e do projecto integrado no i2ADS permite pensar, com alguma distância crítica sobre o seu início, que se está a contribuir para aprofundar um campo de reflexão teórica e prática sobre a relação intelectual e prática entre Arte e Ciência e, em contexto de Escola, entre ensino-aprendizagem e ensino/investigação. Nesse sentido, é uma preocupação que fomenta a reinvenção dos métodos/processos didácticos e os tempos e os modos da investigação, de forma a captar a atenção e desenvolver o espírito crítico no estudante e a estimular positivamente os investigadores e a investigação em arte. Esbater as fronteiras/barreiras do quotidiano da contemporaneidade, muito marcadas por lógicas de zonamento disciplinar, de fronteiras e territórios rígidos de espacialidades restritas e conformações convencionadas, numa relação tensa entre acesso e exclusão, identidade e repulsa, pertença e abandono, pensamos poder sublinhar as práticas pedagógicas e de investigação como catalisadoras e desbloqueadoras de construção de posicionamento crítico, numa dialética constante. Com este evento, proporciona-se dois momentos particulares – expositivo e de debate e de reflexão e crítica, articulando a polemização directa e indirecta, e procedendo a formulações cruzadas entre a reflexão montada em dispositivos de discurso expositivo ou de estudo de caso, por pesquisa e baseada em problemas, julgando-se poder amplificar, de facto, as ressonâncias do debate num mundo em mudança acelerada.
Nos últimos sessenta anos, a universidade e as escolas superiores atravessaram um processo de transformação no que respeita a dois vectores essenciais: as plataformas de trabalho e pensamento e as relações de género, tanto na esfera da docência como da discência. Então, aquilo que era um universo maioritariamente masculino e analógico, pelo menos no que respeita ao plano dos estudantes, inverteu a relação, sendo, no ensino artístico e artístico-científico, um espaço maioritariamente feminino, quase numa proporção de 3 para 1, claramente regido por uma cultura digital de última geração. Este colóquio considera este quadro como um pano de fundo, como contexto interessante e importante para se pensar sobre as matérias em análise. Assim, Arte, Ciência, Educação, Sociedade, Corpo, Sujeito, Espaço, Políticas Públicas e Processos de Transformação, têm como retaguarda esta equação, tão contemporânea no seu debate, tão essencial, no tempo presente, para se burilar a reflexão que se quer viva, exploratória, experimental e dinâmica.
Organização e Coordenação Científica
Projecto de Investigação do i2ADS
Processos de transformação no ensino artístico-científico no Porto – 1950/2016
Unidade curricular do Mestrado Integrado em Arquitectura/FAUP
Arquitectura: Processos de transformação no ensino-aprendizagem
Entrada gratuita
Programa e mais infos aqui
—
3 e 4 outubro 2019
FBAUP
CONFERÊNCIAS ANTERIORES
Pensamento e Catástrofes
Ao longo de três dias, autores, ^lósofos e artistas reúnem-se para, não apenas debaterem as possibilidades de compreendermos as catástrofes, como também – no dizer de Jean-Luc Nancy – enunciarem algo do «pensamento como catástrofe».
http://pensamentoecatastrofes.up.pt
—
18 a 20 maio 2017
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
http://www.icocep.com
—
3–5 abril 2017
FBAUP
#16.ART
Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL
http://16art.medialab.ufg.br/
—
11–14 outubro 2017
Submissões até 17 de maio
Processos de transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte
Alexandre Alves Costa, Anni Ghunther Nonell, Domingos Tavares, José Paiva, Mário Bismarck, Miguel Leal, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e Estudantes da UC optativa do MIARQ/FAUP – Arquitectura: processos de transformação no ensino/aprendizagem
—
5 e 6 julho 2018
Sala 13A Pavilhão Sul e Auditório do Pavilhão Carlos Ramos
ICOCEP – 1st International Congress on Contemporary European Painting
Realiza-se na FBAUP em abril.
O prazo para a submissão de resumos (300 palavras) termina a 15 de janeiro de 2017.
Encontro Aberto #26
Nora Sternfeld e Oliver Marchart
—
5 janeiro 2016
15:00
PS12
Lançamento do livro “Casas de Brasileiro”
De José Carlos Loureiro, Paula Torres Peixoto e Patrícia Mota Santos
—
16 março 2017
18:00
Museu
John Baldacchino
—
10 fevereiro 2017
10:00
Museu
Apresentação Pública da Bienal BoCA
A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é uma nova bienal de artes contemporâneas que tem a sua primeira edição entre 17 de março e 30 de abril de 2017, nas cidades de Lisboa e Porto.
—
10 fevereiro de 2017 · 17:00
Aula Magna
8° Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
O EPRAE é um encontro internacional que acolhe desde 2013 debates e reflexões em torno de temas sensíveis às investigações académicas dos estudantes de educação artística.
—
20 e 21 maio 2021
Aula Magna
O designer como autor | Nuno Coelho
Materialização da investigação em Design em componentes projetuais
—
8 novembro 2016
18:00
Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos
CAMINHAR, OCUPAR, RESISTIR | Glayson Arcanjo de Sampaio
A cidade como contexto ativador do processo artístico
—
9 novembro 2016
14:00
Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos
Greetings from Beautiful Ader Falls | Maike Aden
A reflection on rises and falls surrounding Bas Jan Ader
—
30 novembro 2016
16:00
Aula Magna
Cabelo e Mãos
—
11 novembro 2016
15:00
Aula Magna
O meu processo criativo
—
9 novembro 2016
14:30
Aula Magna
O contemporâneo da Incerteza Viva na Bienal de São Paulo 2016 | Márcia Rosa
–
12 dezembro 2016
16:00
Auditório, Pavilhão Carlos Ramos
Encontro Aberto #24 com Rut Martinez
Terça, 16:30, 11 outubro 2016
Encontro Aberto #24, PT205
O Livro, Objecto Expositivo
Terça, 18:00, 11 outubro 2016
Conferência, Aula Magna
#25 Encontro Aberto com Dennis Atkinson
Quinta e sexta, 27 e 28
outubro 2016
Encontro Aberto #25, PS12
From Algorithmic Beauty to Data Hacking
A brief history of glitch
Conferência de Paul Hertz
Terça, 18h, 7 junho
Conferência, Aula Magna
O photo-book para crianças — Um formato perdido?
Conferência de Mário Moura
Programação paralela da exposição Quem te ensinou? – Ninguém. Pena Ventosa 1977
Terça, 17h30, 24 maio
Conferência, Aula Magna
#2 Jornadas de Investigação do NAD
Segunda edição das Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design do i2ADS
—
23 a 24 novembro 2017
Auditório do Pav. Sul
A Aura da Imagem
Sessão organizada a propósito da apresentação do 1º número da publicação SOPHIA “Crossing Borders,Shifting Boundaries, The Aura of The Image”
—
30 novembro 2017 · 17:30
Auditório Pavilhão Sul
Warhol’s Shadows, por Victor Stoichita
Sexta, 14h30, 6 maio 2016
Conferência, Aula Magna