Select Page

Intervalo — Antes e depois, o desenho

"O Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende e o Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, numa iniciativa conjunta, promovem um ciclo de exposições, anual, que desde 2011, tem vindo a mostrar o trabalho dos estudantes de Práticas do Desenho, da Licenciatura em Artes Plásticas.

Trata-se de uma exposição, que reúne os trabalhos realizados em contexto académico e que reflecte sobre a condição autónoma do desenho enquanto prática, mas também sobre a sua dimensão reflexiva, expressiva e comunicante. Procura-se, em certo sentido, trabalhar a ideia do Desenho como objecto artístico, “numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas da Pintura, Multimédia, Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças.”

Esta condição do desenho tem vindo a ser actualizada, nomeadamente no desenho contemporâneo, com o propósito de reflectir, não só, sobre a ideia de desenho, dos meios, instrumentos e suportes, convencionalmente associados ao desenho, mas também sobre as actuações e práticas que vêem sendo incluídas no campo de acção do desenho. Dito de outra forma: a condição autónoma do Desenho tem muito que ver com a capacidade do desenho em assumir uma variedade de conteúdos com os quais tem vindo a lidar e com a capacidade inesgotável de invenção e experimentação, dentro e fora dos campos convencionais de actuação.

Por outro lado, e tratando-se de trabalhos realizados em contexto académico, assumem uma relação dialéctica entre o desenho como disciplina (enquanto objecto de estudo) e o desenho como prática autoral (enquanto actividade autónoma). O carácter sucinto destas definições permite aflorar, em sentido genérico,  um antes e depois da Unidade Curricular Práticas do Desenho.  No primeiro, entendido a partir de um conjunto de regras, servindo intencionalmente e convencionalmente para evocar de uma ‘maneira fixa’ um conteúdo da realidade visível ou imaginada. No segundo, entendido a partir das suas próprias regras e do que ocorre e descobre no (fazer e pensar) desenho. Trabalhar dessa maneira, é debater-se a todo o momento sobre o próprio território do Desenho, as suas expansões e limitações,  mas também sobre as condições materiais, físicas e emocionais que participam dele. De alguma maneira, cada desenho aqui apresentado tenta construir os ‘contornos’ das definições do Desenho."

Porto, 8 de Julho, 2020

Mário Bismarck

J.J.Marques

A inauguração da exposição terá lugar no dia 18 de julho (sábado) na Sala de Exposições Temporárias do Lugar do Desenho, pelas 16:00. Será servida uma bebida refrescante no jardim.

 

 

 

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Sopro

Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.

21 a 22 jul 2020 oMuseu

O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

/Online

SHIFT

Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20

28 set a 02 de out oMuseu  

As fotografias e o resto

Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.

[ADIADO] oMuseu  

Vaga

Uma ocupação sonora e visual.

21 a 25 set FBAUP  

Com-Fim

Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)

/Online  

do it (home)

do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome

Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci

A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.

17 out a 14 dez 2019 Pavilhão de Exposições

Leonardo da Vinci – O desenho do Porto

A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.

2 maio 2019 11:00 às 20:00 Pavilhão de Exposições

Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel

Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.

31 maio a 20 julho 2019 Pavilhão de Exposições Inauguração 30 maio às 18:00  

A partir do Antigo

A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos. 

1 março a 20 abril 2019 Pavilhão de Exposições Inauguração 28 fevereiro às 18:00  

Japanese Design Today 100

Design Japonês Hoje 100

16 novembro a 15 dezembro 2018 Pavilhão de Exposições Inauguração 15 novembro às 18:00  

Histórias por contar

Elas: autoria & autoridade em questão

20 julho a 27 outubro 2018 Pavilhão de Exposições

Prata da Casa

É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.

16 setembro a 4 outubro 2019 Pavilhão de Exposições Inauguração 16 setembro às 12:00

Uma mão cheia de nada

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP

1 a 4 jun 2021 oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas

Ao Postigo

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP

9 a 14 jun 2021 oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar

Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico

A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.

30 jun 2021 17:00 Terraço do oMuseu

O Direito às Histórias

Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho

3 jul a 11 set 2021 Fundação Júlio Resende

Intervalo

Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC 
Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas

3 jul a 11 set 2021 Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho  

I Can See the Future

Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação

28 jun a 2 jul 2021 oMuseu Inauguração 28 jun às 17:00

Elipse Zero|Null Ellipse

Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura. 

7 a 9 jul 2021 oMuseu Inauguração 17:00

Claraboia: 20 rasgos

Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura

17 a 23 jun 2021 oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim

Primeira Avenida / Duplo Sentido

Processos e Percursos — exposição dos processos de trabalho dos estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

18 jun a 18 jul 2021 Praça do Munícipio e Avenida Álvares Cabral Vila Nova de Gaia

Mar Novo

A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.

17 novembro 2017 a 3 março 2018 Pavilhão de Exposições