O avesso do avesso do avesso [do avesso]

O avesso do avesso do avesso [do avesso] é o título de uma exposição que começou há alguns meses no contexto do programa doutoral em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em tempos de Virose, assumiu a forma digital e caminhou até aqui com um corpo coletivo ampliado, reunindo vozes de artistas que estão a re-pensar o próprio trabalho diante das restrições impostas ao convívio social no encontro com a arte.
O avesso do avesso do avesso do avesso é também verso de Caetano Veloso, um novo baiano recém-chegado à São Paulo na década de setenta do século passado. Imigrante em seu próprio país, Caetano passa do estranhamento inicial da dura poesia concreta das esquinas paulistanas ao reconhecimento do lugar “Sampa” em que se dissolve a cada verso. Afinal, a mente apavora o que ainda não é mesmo velho. E habituados que estamos aos museus, chamarmos de exposição esse espaço estrangeiro [para alguns] em que adentramos pelo acaso do vírus, chega a carregar o olhar de estranheza.
O avesso do avesso do avesso é também essa condição que nos foi colocada em tempos pandémicos. As forças violentas, necrófagas que se propagam em ondas pelos ares afeta-nos em uma intensidade escabrosa. A vida virada ao avesso, a urbe dentro de casa, dentro do corpo, o medo do outro, de si, da morte. Um tempo de abalos sísmicos a nos dizer que o dentro é fora e o fora é dentro, que o antes é o depois, que não há sujeito pensante isolado de corpo coletivo. Estamos aprendendo a sustentar esse mal-estar, resistir ao analgésico, lidar com os nós no peito, na garganta, a falta de ar, em uma retomada da potência de criação, da trama relacional que tece metamorfoses no tempo porvir.
O avesso do avesso do avesso [...] é tudo isso e nada também. É um (falso) Aleph escondido em meio a pandora das telas brancas. É um lugar e um não-lugar. É também todos os lugares contidos na tela-tempo suspenso nas suas mãos nesse momento, caro navegante.
Com o isolamento social, o artistas reuniram-se para pensar outras “espacialidades” para a exposição, e nasceu o site que agora é aliado às redes sociais numa série de de conversas e intervenções propostas pelo grupo como forma de refletir e dialogar sobre a pesquisa e a prática artística no momento atual.
Nesta transposição, diversos aspectos foram questionados quanto ao fazer artístico e a limitação ao espaço digital. Afinal, como expôr uma pintura ou dialogar com o espaço escultórico por meio dos ecrãs de computadores e telemóveis? O que se transforma nas relações entre os artista e público quando o contacto do corpo se torna um risco? Como encontrar nos caminhos de re-existência da arte um horizonte possível? O digital será afinal um limite temporário ou uma nova condição dos meios?
Entre essas e outras tantas questões, o coletivo que se formou no desenvolvimento do “avesso [...]” abre agora um outro espaço de diálogo para a reflexão crítica que se dá no embate entre as pesquisas individuais e esse momento de tamanha metamorfose no fazer artístico.
//
Uma exposição-experiência digital mobilizada entre as telas de artistas ligados ao doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP.
Uma série de diálogos e intervenções acerca desse contexto, trançando pesquisa académica, prática artística e os tempos pandémicos do agora.
+ info: avesso.virose.pt
Para seguir em:
https://www.instagram.com/oavessodoavessodoavesso
https://www.facebook.com/oavessodoavessodoavesso
Organização
Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Gabriela Carvalho, Raquel Felgueiras
Artistas
Adélia Santos Costa, Alan Tod, Aleksandra Kalisz, Ana Allen, Ana Almeida Pinto, Camila Tisott, Claudia Tavares, Daniela Pinheiro, Eduardo Belga, Eduardo Rocha, Fernando José Pereira, Filipe Rodrigues, Isadora Petrauskas, Juliano Moraes, Luciana Padilha, Ludgero Almeida, Maria João Almeida, Marta Belkot, Mônica RR, Najla Leroy, Paulo Maias, Pedro Alegria, Raquel Felgueiras, Samuel Silva, Susana de Medeiros, Susana Soares Pinto, Xian Xinying
EXPOSIÇÕES ANTERIORES
Cartaz — para uma coleção de design
Exposição de cartazes comissariada por António Modesto, Luís Mendonça e Rui Mendonça.
—
VISITAS SUSPENSAS
Concurso Nacional de Ilustração “O Sol Marca a Sombra”
Exposição dos trabalhos selecionados
17 set a 1 out 2021
Sopro
Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. Mestrado em Artes Plásticas. 2.º semestre.
—
21 a 22 jul 2020
oMuseu
SHIFT
Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2019/20
—
28 set a 02 de out
oMuseu
Vistas de Exposição – Exposições Magnas da ESBAP 1952–1968
Uma exposição sobre as Exposições Magnas que mostra fotografias inéditas dos acervos documentais da FBAUP e da Casa da Imagem.
—
dez 2020 a mar 2021
Pavilhão de Exposições FBAUP
As fotografias e o resto
Sexta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados no ano letivo de 2020/21.
—
[ADIADO]
oMuseu
Vaga
Uma ocupação sonora e visual.
—
21 a 25 set
FBAUP
Com-Fim
Intervenção final dos estudantes de Projecto (Licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia)
—
/Online
Intervalo — Antes e depois, o desenho
Exposição de Práticas de Desenho [Licenciatura em Artes Plásticas]
—
prolongada até 10 out 2020
Sala de Exposições Temporários do Lugar do Desenho
do it (home)
do it comissariada por Hans Ulrich Obrist e desenvolvida pela Independent Curators International (ICI), com curadoria local de Lúcia Almeida Matos e Inês Moreira, aconteceu no Pavilhão de Exposições da FBAUP no decorrer de Março a Junho de 2017. Uma exposição que contou com a colaboração de estudantes, docentes e restantes colaboradores da Faculdade, na interpretação de 23 instruções de artistas internacionais. Surge agora neste período de distanciamento social a do it (home) que convida a novas interpretações a serem realizadas por qualquer pessoa. #doitathome
Sonhos e Raciocínios — 500 anos depois de Leonardo da Vinci
A exposição Sonhos e Raciocínios explora cinco aspetos presentes no desenho do Porto — variante e variação, o gesto quotidiano, o gesto da escrita, mínimo e excesso, o olhar íntimo — em desenhos de várias épocas e autores que abrangem desde estudos precisos a lápis em pequeno formato até instalações de desenhos-performance.
—
17 out a 14 dez 2019
Pavilhão de Exposições
Leonardo da Vinci – O desenho do Porto
A obra de Leonardo da Vinci, Rapariga lavando os pés a uma criança, será exibida durante o dia 2 de maio, quando se assinalam os 500 anos sobre a morte do grande artista italiano.
—
2 maio 2019
11:00 às 20:00
Pavilhão de Exposições
Imagem / Técnica — Os inventários de Emílio Biel
Exposição dedicada aos álbuns fotográficos de grande formato que o fotógrafo, editor e empresário alemão publicou para a Associação dos Engenheiros Civis Portuguezes.
—
31 maio a 20 julho 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 30 maio às 18:00
A partir do Antigo
A exposição refere-se a métodos de formação artística historicamente baseados na cópia de modelos clássicos.
—
1 março a 20 abril 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 28 fevereiro às 18:00
Japanese Design Today 100
Design Japonês Hoje 100
—
16 novembro a 15 dezembro 2018
Pavilhão de Exposições
Inauguração 15 novembro às 18:00
Histórias por contar
Elas: autoria & autoridade em questão
—
20 julho a 27 outubro 2018
Pavilhão de Exposições
Anotações Sonoras: Espaço, Pausa, Repetição
Instalação de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais com objectos sonoros de autores convidados
—
24 março a 30 junho 2018
Pavilhão de Exposições
Prata da Casa
É uma exposição organizada por André da Loba a convite do Clube de Criativos de Portugal que reúne 120 ilustradores, de diferentes gerações e diferentes áreas de formação – incluindo alguns estudantes e professores desta Faculdade.
—
16 setembro a 4 outubro 2019
Pavilhão de Exposições
Inauguração 16 setembro às 12:00
5º seminário Modos de editar
Entre cópia e original
—
24 maio a 5 jun 2021
Fundação Marques da Silva
Uma mão cheia de nada
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Multimédia da FBAUP
—
1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas
Ao Postigo
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas Pintura da FBAUP
—
9 a 14 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Galeria 1º andar
Lançamento da publicação Tropismo Fotográfico
A publicação é o resultado da residência que reúne obras de Mariana Fogaça, Rita Almeida Leite e o coletivo Lab.25, composto por Álvaro Oliveira, Miguel Teodoro, Rodrigo Machado e Rui Mota, com textos de Inês Moreira e Susana Lourenço Marques.
—
30 jun 2021
17:00
Terraço do oMuseu
O Direito às Histórias
Novas perspectivas em desenho e gravura 2021
Exposição de estudantes do Mestrado em Artes Plásticas — estúdio de desenho
—
3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende
Presente Contínuo | Present Continuous 2021
Exposição de estudantes de LAP – Escultura
—
15 jul a 19 set 2021
Almada Ponto
Rua do Almada, 544, Porto
Intervalo
Antes e Depois, o Desenho 2020/2021
Exposição de estudantes da UC Práticas do Desenho – Licenciatura em Artes Plásticas
—
3 jul a 11 set 2021
Fundação Júlio Resende – O Lugar do Desenho
I Can See the Future
Exposição Final do 1.º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação
—
28 jun a 2 jul 2021
oMuseu
Inauguração 28 jun às 17:00
Elipse Zero|Null Ellipse
Exposição de trabalhos realizados em Estúdio pelos estudantes do Mestrado em Artes Plásticas (MAP) especialização em Escultura.
—
7 a 9 jul 2021
oMuseu
Inauguração 17:00
Claraboia: 20 rasgos
Exposição dos finalistas em Artes Plásticas – Escultura
—
17 a 23 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha, Galeria 1º andar e jardim
Primeira Avenida / Duplo Sentido
Processos e Percursos — exposição dos processos de trabalho dos estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público
—
18 jun a 18 jul 2021
Praça do Munícipio e Avenida Álvares Cabral
Vila Nova de Gaia
Mar Novo
A exposição apresenta e discute várias peças que constituíram o projecto vencedor nas suas múltiplas valências, integrando elementos originais da extraordinária proposta que Júlio Resende desenvolveu para este ambicioso projecto colaborativo de obra pública.
—
17 novembro 2017 a 3 março 2018
Pavilhão de Exposições