Sopro
"Não foi o que desejámos: notas para a Sopro possível
O ano lectivo de 2019/20 iniciou-se como habitualmente e com expectativas relativamente à qualidade e diversidade dos estudantes seriados para a especialização em Escultura do Mestrado em Artes Plásticas (MAP.E.FBAUP). Nenhum dos estudantes da turma se conhecia, como é comum em programas de pós-graduação. A Mostra Curricular UmPontodeSituação19|20 permitiu a fruição presencial e também a demonstração dos laços já iniciados entre o grupo, num convívio e partilha académicos muito salutares e profícuos para os seus percursos. As formalizações e materializações plásticas da Isabel Dores, da Pilar Mackenna, da Letícia Maia, da Clarice Cunha e do Rui Mota com formações, experiências e origens distintas, bem como os temas, questões, preocupações e valias, potenciaram a diversidade das experiências concretizadas até janeiro de 2020, e decorrentes dos seus planos individuais de trabalho com estruturas, dinâmicas e pressupostos diversos e, por vezes, complementares.
(….)
Entretanto, no final de fevereiro surgem notícias da aproximação da pandemia e os primeiros dias de março divulgam o estado de emergência nacional e consequente confinamento. Mais mudanças, alterações e ajustes, mas, agora para todos: um choque, um relâmpago que alterou, em tudo, as nossas vidas. Facilmente, se entenderá a impossibilidade de lecionar, Artes Plásticas, Escultura, e, concretamente, a UC Estúdio em Escultura, quando privados de quase tudo o que faz parte dos processos, mas também dos resultados.
Sem acesso a oficinas, sem o apoio presencial, sem as ferramentas, sem a interajuda vivida em direto e em contacto, tivemos que adaptar, rapidamente, a vida e uma realidade académica para a qual nenhum de nós estava preparado. O agora, o hoje, tornou-se distinto, sempre em casa, com e através de monitores.
(…)
Não foi fácil para nenhum de nós: foi uma experiência irrepetível e única, nem que se seja porque foi a primeira das nossas vidas. (…)
Procurámos ampliar a sinestesia, a visão háptica, através de ferramentas e recursos tecnológicos acessíveis e que permitiram colmatar algumas lacunas mantendo as sessões, muitas vezes bem mais longas. Estivemos em grupo e individualmente em atendimentos sem distrações e com outras possibilidades que se acrescentam ao fazer em contacto directo e pessoal. Conseguimos muito, mas muito também faltou ou teve que ser ajustado ou adiado.
(...)
Deu-se prioridade imediata à atenção a tudo… ao tempo, ao detalhe, ao gesto, mas também ao mundo, ao global, ao que mudou para todos em todos os lugares.
A primeira preocupação foi apelar à imaginação e criatividade, aguçando as emoções, as sensações, sentimentos e sentidos. Foi fundamental não desistir nem perder o ânimo, não permitir que o desânimo, desistência ou que a impotência se apossassem de nós.
No dia 21 de julho gostaríamos de ter estado todos juntos com todos aqueles que quisessem estar também. Como se fosse um Sopro de alívio e não um medo e receio do Sopro, ou do sussurro.
(…)
Depois deste longo e estranho semestre, daquilo que foram estes meses, aconteceu a Sopro. Mostra Curricular de Estúdio em Escultura. MAP.2020: o final de um percurso.
(...)
Não vos vou maçar mais. Já falei muito, já me ouviram muito e eu a vocês, nesta espécie de vazio que nos habita, com e como corpo, nas palavras que enunciam o projecto da Isabel Dores, o peso é muitas vezes insustentável, e o vazio transforma-se em cheio ou em espaço negativo. Nos seus textos podemos ler que a distância é experienciada numa “dualidade do próprio corpo, o corpo e o espaço invisível, e a relação do corpo com o objeto (…). O volume, permeado por um vazio, é desenvolvido e reconhecido pelo aprisionar da matéria. O espaço vazio, perde a sua propriedade estéril e passa a habitar o outro lado: um nãomundo de espaços negativos que vagueia entre uma presença e uma ausência do corpo”.
Com aproximações de ordem conceptual mas com um distanciamento enorme na expressão desses corpos no e com o espaço, o corpo resistência da Letícia Maia, é simultaneamente doce e amargo, em níveis, graus e camadas de leitura, participação e fruição, diversos. “D Ó C I L_metáforas do poder. A performance como resistência poético-política, parte da prática artística autoral onde nos apropriamos da palavra dócil em seus diversos significados, para tomá-la como jogo metafórico na formulação de estratégias estéticas”. A Letícia questiona como “as relações de poder agem nas relações sociais e, consequentes influenciam na construção da nossa subjetividade (…). Considerando que a performance, enquanto prática artística, lança um olhar crítico para a sociedade e elabora ações que provocam o imaginário social a repensar possibilidades performativas do corpo, reguladas pelas relações de poder (…) como ato de resistência poético-política”. Um diálogo entre ética e estética, entre o poder, a submissão e a subordinação incorporadas social e culturalmente.
A Clarice Cunha e a Pilar Machenna tiveram, neste período de confinamento, necessidade de incluir no processo e nos trabalhos seu corpo físico visível, o que antes não acontecia. Talvez de passagem e pelas necessidades impostas, que entendo similarmente como abertura a outras possibilidades que ampliam os seus pressupostos e projectos.
Monumental descartável vem com a Clarice e desenvolveu-se desde o início deste ciclo. O trabalho está sempre dependente da experiência vivencial da Clarice no local onde vive e com qual se relaciona: vem dela e das coisas do lugar.
Sumariamente, são composições híbridas que conjugam matérias produzidas pelo ser humano com matérias naturais, nas quais “estabeleço relações de complementaridade e oposição refletindo sobre o ambiente construído a partir da interferência humana”, e através de processos “de reflexão sobre o acúmulo, o consumo, a cultura material da arquitetura local e dos objetos domésticos. Observo o espaço construído da cidade, investigando o diálogo entre matérias (…): um processo de coleta, catalogação, reorganização e resinificação”. As esculturas remetem quer para maquetas que sugerem a escala arquitetónica como para cenários, que se organizam e compõem os espaços, “criando mais camadas de resinificação destes materiais que escolhi trabalhar”.
Por outro lado, a Pilar e as suas Constelaciones y Derivas, surgem como Diagramas para la construcción de un pensamiento visual-objetual, como enuncia no título do seu plano e projecto de investigação. Para esta estudante chilena que, como a Letícia e a Clarice, atravessaram o Atlântico, “el desafío de ésta investigación, se sitúa en la posibilidad de comprender el vínculo del ser humano, su entorno y los sistemas en los que está inscrito, naturales o urbanos, a través de una especulación visual y material llevada al campo de las artes plásticas” (…) A subtileza, leveza e apuramento compositivo pela simplicidade formal, são caracterizantes e cunhados por uma delicadeza de gestos e ações contidas nos objectos tridimensionais com organizações espaciais variáveis, cirando diálogos ou conversas entre si, ou permanecendo no tempo através das fotografias.
Para finalizar, faz sentido tentar responder ao que será O carácter ineliminável da arte aprofundando estratégias de simplificação formal e processual, proposto pelo Rui Mota, e já anunciado neste texto.
Segundo o Rui, trata-se de exercitar, filtrando, e procurando entender o que será imprescindível, na prática e experiência artísticas. “Forma, Conteúdo, Espaço, Tempo e Público são os resultantes pilares cujos primeiros dois e os seguintes três compõem, respetivamente, o que se reconhece por Objeto e Contexto. Este último, que na maioria dos casos continua a ser, pelo menos em parte, ignorado, constitui-se como eixo de investigação analisando a recíproca influência que trava com os Objetos e delineando métodos conscientes de modelar o que não se pode excluir. Do contexto da forma à forma do contexto, explora-se o Espaço, o Tempo e o Publico como participantes indispensáveis da equação artística, mediante uma prática, predominantemente escultórica, que se foca na presença do Objeto além dos seus limites físicos”.
(…)
Não foi nada fácil, nada foi simples, mas aconteceu e fica registado dentro de nós como uma conquista.
Testemunho audiovisual Sopro
Sugestão: durante a visualização do testemunho audiovisual que acompanha este texto, dedique igualmente atenção aos títulos ou nomes atribuídos, pelos estudantes, às suas materializações plásticas.”
FBAUP, 27 julho 2020
Rute Rosas
www.ruterosas.com
Regente e Docente da UC Estúdio em Escultura
*O texto completo pode ser lido em: Sopro_final
EXPOSIÇÕES ANTERIORES
do it
do it é uma exposição itinerante concebida e comissariada por Hans Ulrich Obrist e organizada pelo Independent Curators International (ICI), Nova Iorque.
do it is a traveling exhibition conceived and curated by Hans Ulrich Obrist, and organized by Independent Curators International (ICI), New York.
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25 de março a 23 de junho 2017
Inauguração 24 de março às 18:00
Pavilhão de Exposições
doingit.fba.up.pt
ONZE SEGUNDOS SACÁDICOS
Exposição de Tomás Abreu
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26 maio a 16 junho 2018
Galeria Painel
Rua das Taipas, 135 Porto
Inauguração às 17:00
As fotografias e o resto #4
As fotografias e o resto #4, patente de 18 a 25 de Janeiro de 2019 no Museu da FBAUP, é a quarta edição da exposição anual de estudantes de Práticas da Fotografia, reunindo trabalhos realizados nos anos lectivos de 2018/19.
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18 a 25 janeiro 2019
oMuseu
Inauguração às 14:00
Encode / Store / Retain / Recall
Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP
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24 a 31 janeiro 2019
Palacete Pinto Leite
Rua da Maternidade, 3—9
Porto
Inauguração Quinta · 17:00
Tem de ser / Has to be
Exposição dos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas — Multimédia da FBAUP
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31 maio a 7 junho 2019
oMuseu + Galeria do 1º andar
Inauguração · 17:00
Engasguei-me com o Silêncio | Choked by Silence
Exposição de Finalistas | MADEP
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29 out 2021
18:00
FBAUP
Duas mil e dezanove dicas em forma de uivo
Exposição com 53 peças ilustradas à volta do lobo.
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7 a 11 janeiro 2019
oMuseu
Tubo de Ensaios 17_18
Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano · LAP 2017/18
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15 a 21 junho 2018
Vários espaços da FBAUP
Projeto Lab.25
Tendo como lugar de investigação o Palacete J. Narcizo D’Azevedo e a contígua Ilha e Fábrica Fogões Meireles, explora-se a sua relação temporal e espacial com a envolvente, reanalisa-se o espaço produzindo narrativas e situações poéticas.
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13 a 21 junho 2019
Galeria 1º andar
Acreção
Exposição de estudantes finalistas de LAP — Escultura
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14 a 21 junho 2019
oMuseu
Inauguração 18:00
Tubo de Ensaios 18_19
Mostra Curricular Atelier II Escultura 3º ano LAP 2018/19
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6 a 12 junho 2018
Vários espaços da FBAUP
As Fotografias e o Resto 3
As Fotografias e o Resto 3, é o título da terceira edição da exposição que apresenta os portfolios e projectos editoriais desenvolvidos em Práticas da Fotografia (Artes Plásticas).
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24 janeiro a 2 fevereiro 2018
oMuseu
Inauguração 17:00
A apologia da crise (do desconforto e do diálogo como paradoxo)
Exposição dos estudantes do Doutoramento em Artes Plásticas.
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8 junho a 27 julho 2019
Casa-Museu Abel Salazar
Inauguração 17:00
Seminário: Sair do Nevoeiro / Exposição: Atanor
Ciclo, seminário e exposição no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas — Pintura
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31 jan a 29 fev 2020
Fórum de Ermesinde
Inauguração 18:30
Seminário — 31 jan · 10:30
MAPEriférico
“MAPEriférico” apresenta-se como uma possibilidade de exposição das experimentações dos estudantes de Práticas de Estúdio e de Investigação-Escultura (2º ano do Mestrado em Artes Plásticas) durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020.
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6 a 13 jan 2020
Galeria Cozinha
A apologia da crise (sobre o desconforto da centralidade – agonia ou resistência)
Exposição dos estudantes do Doutoramento em Artes Plásticas.
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10 jan a 12 fev 2020
Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça Carlos Alberto
Inauguração 17:00
Entorno
Esta mostra reúne alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano do curso de Mestrado em Artes Plásticas -Desenho.
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11 jan a 2 fev 2020
AL589
Rua da Alegria, 859
Inauguração 17:00
Couve
Exposição dos estudantes finalistas da LAP – Multimédia – 1º semestre
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28 a 31 jan 2020
FBAUP
Inauguração 17:00
É O Que É
Exposição dos estudantes finalistas da LAP – Escultura – 1º semestre
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30 jan a 11 fev 2020
FAJDP – Casa das Associações – Rua Mouzinho da Silveira, 234/8, Porto
Inauguração 17:00
Desenhar na incerteza — Do processo ao projeto #3
A exposição apresenta uma seleção dos desenhos realizados pelos estudantes de Desenho III, do 2ºano das licenciaturas em Artes Plásticas da FBAUP.
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7 a 19 fev 2020
oMuseu
Inauguração · 17:00
Novo Acordo
Novo Acordo é uma exposição coletiva realizada pelos estudantes de Mestrado de Artes Plásticas: Pintura, que pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos de 1º ano de mestrado em estúdio de pintura e desenho.
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21 a 27 fev 2020
oMuseu
Inauguração 17:00
Classificados
Exposição de Finalistas de Design de Comunicação 2018/19, tem como objectivo proporcionar uma reflexão crítica sobre o trabalho criativo desenvolvido pelos estudantes finalistas do 1º Ciclo de Estudos em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
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28 junho a 5 julho 2018
oMuseu
Inauguração 17:00
Mulheres Artistas Docentes
A Biblioteca aceitou o convite à participação associando-se a este evento multidisciplinar com a exposição bibliográfica “MULHERES ARTISTAS DOCENTES “, dando a conhecer alguns dos trabalhos produzidos pelas várias gerações de docentes da FBAUP.
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30 setembro a 4 outubro 2019
Galeria Átrio 1º andar + Biblioteca
Inauguração 30 setembro às 17:00
MAP.DESCONGELAR 0.2020
Exposição de Artes Plásticas em Gelo decorrente da Residência Artística na Diamond — Pure — Clear — ICE
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27 fev a 3 mar 2020
Inauguração 16:30
Edifício Central + Jardim
UmPontoDeSituação
Na Mostra Curricular formações, experiência e origens distintas, bem como temas, questões, preocupações e valias diferentes que potenciam a diversidade desta mostra que expõe algumas das experiências concretizadas plasticamente e desenvolvidas durante o 1º semestre deste ano lectivo, decorrentes dos seus planos individuais de trabalho com estruturas, dinâmicas e pressupostos diversos.
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20 a 24 jan 2020
Galeria Cozinha
+ Pav. Escultura 1º andar
UmPontoDeSituação
UmPontoDeSituação pretende ser uma mostra dos trabalhos realizados pelos estudantes no 1º semestre da UC Estúdio em Escultura mas também uma iniciativa que sirva particularmente aos estudantes, no enriquecimento e ensaio dos seus processos, à maturidade e autonomia consistente dos seus planos e projectos de investigação, ao contacto com os seus pares e com a comunidade da FBAUP.
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21 a 27 jan 2021
Galeria Cozinha
+ Pav. Sul
Future Vision
Exposição online com 21 obras, ou melhor, 21 visões de futuro.
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11 fev a 11 mar 2021
Online
D’Après
A oficina, o laboratório, o natural — último momento do projecto d’Après Abel Salazar em parceria com CMAS — Casa Museu Abel Salazar.
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6 junho a 24 agosto 2018
Sala de Exposições · Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
Inauguração às 18:00
INTERNAMENTE — Pensamento e Prática Artística em Contexto Hospitalar
Exposição que apresenta uma dezena de alunos e alumni da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com formação em Pintura e Gravura, dos diferentes níveis de graduação: licenciatura, mestrado e doutoramento.
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9 junho a 15 setembro 2018
Hospital da Prelada
Inauguração às 18:30
Noroeste-Sudeste — Novas perspectivas em desenho
A segunda edição da exposição Noroeste-Sudeste reúne trabalhos e projetos de 12 autores que colocam o desenho no centro da sua prática: um amplo espectro de abordagens ao desenho que revela a sua contínua atualidade na arte contemporânea, a sua relação com a história e a retórica das imagens. Conscientes da impossibilidade de definir e usar o desenho num único sentido, estes autores questionam o que pode ser o desenho para a sua geração; como dialoga com as diferentes artes e como constrói e altera a perceção de si próprios e do mundo.
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29 junho a 27 julho 2019
Lugar do Desenho / Fundação Júlio Resende — Sala de Exposições Temporárias
Inauguração 16:00
Rua Pintor Júlio Resende, 105
4420–534 Valbom Gondomar