Uma mão cheia de nada

E pur si muove
Há qualquer coisa de quixotesco e de absurdo nas escolas de arte. Trata-se de fazer escolas onde se pode ensinar tudo menos aquilo que seria suposto ensinar-se. Os modelos variam, mas, de um modo geral, o ensino das Belas Artes, como costumava dizer-se, dessas artes que se afirmam num singular (o da arte e já não o das artes), gravitam em volto do estúdio ou do trabalho de projecto. Tudo o resto são como que satélites que alimentam esse trabalho.
No nosso contexto, um curso de Artes Plásticas é um percurso de vários anos que se faz coleccionando os créditos burocraticamente definidos nos planos de estudo oficiais. Somam-se créditos até se atingir um número mágico e abstracto de 60 créditos por ano, e que alguém menos conhecedor da complexidade do mundo fez corresponder a 27 horas de trabalho por unidade de crédito. Ninguém sabe muito bem explicar isto e julgo que ninguém acredita verdadeiramente nessa métrica. Entre muitos outros problemas, esse modelo resulta numa fragmentação da experiência dos estudantes, compartimentada artificialmente em Unidades Curriculares (eufemismo utilizado para designar as disciplinas), cada uma delas com o seu campo próprio de acção e a sua dose de especialização. Nesta forma de organizar as coisas, a burocracia reduz o trabalho de estúdio ou de Projecto a uma Unidade Curricular como as outras, o que não podia ser mais enganador. Com efeito, o trabalho realizado pelos estudantes ao longo do curso só circunstancialmente se pode dividir dessa forma. Trata-se antes de uma linha, com quebras e continuidades, avanços e recuos, que se vai idealmente desenhando como um percurso de consolidação de um universo próprio de pesquisa e trabalho, um projecto e não uma série de unidades fragmentárias, burocráticas e fechadas sobre si mesmas.
No entanto, a coisa move-se. Continuamos aqui, navegando no meio desses obstáculos e tentando criar um lugar fora do lugar. No limite, quando ano após ano começa o trabalho com os alunos de Projecto é sempre uma caixa vazia que espera por nós. Por um lado, encontramos o estúdio estranhamente limpo e vazio, à espera do que irá acontecer; por outro, não há um programa no sentido de um conjunto de expectativas que possam ser projectadas por antecipação. É a partir do primeiro minuto de trabalho que essa caixa começa a ser preenchida, com o primeiro corpo que a vem ocupar, com o primeiro gesto, objecto, som ou imagem que nela irrompam.
Com a obrigatoriedade do trabalho à distância, estes últimos dois anos vieram baralhar este enunciado. Preencher essa caixa tornou-se um processo mais lento e foi necessário lutar constantemente com a dificuldade de realizar um trabalho físico, plástico, experimental e que se deseja partilhado no tempo e no espaço diferidos que são os da mediação tecnológica. Faltou o acesso às oficinas e laboratórios, faltou o estúdio como um espaço de trabalho colectivo, faltou também experimentar e activar o trabalho realizado através da sua apresentação pública.
No início deste ano lectivo, tentando contrariar essas limitações e celebrar a deriva dos corpos e da imaginação, começámos justamente por vaguear em grupo pela zona oriental da cidade do Porto, à procura de qualquer coisa que não sabíamos muito bem o que seria. Essa experiência foi interrompida por novo confinamento, mas talvez alguma coisa tenha ficado dessas derivas livres pelas margens de uma cidade mais informal e esquecida.
Por todas essas razões, e apesar das limitações, a possibilidade de regressar finalmente ao trabalho em grupo e de voltar ao estúdio, ganhou uma outra importância. Tentou-se recuperar algum do tempo perdido e começou-se a pensar no final do ano e na apresentação do trabalho realizado.
Esta exposição, a primeira de várias outras, apresenta um conjunto de trabalhos dos finalistas de Artes Plásticas Multimédia, a que se somam dois convidados (João Lan Costa e Gonçalo Araújo). Resultado de um trabalho experimental e ainda em processo, esta exposição oferece-nos um panorama das possibilidades mediais da prática artística, de acordo com a abertura que caracteriza o ensino do Multimédia/Intermédia na FBAUP.
O título escolhido pelos estudantes — Uma mão cheia de nada — evoca justamente a dificuldade em encontrar um corpo que defina o seu percurso ao longo dos quatro anos do curso, a intangibilidade de muitas das suas experiências e, sobretudo, a ideia de que será sempre necessário recomeçar do zero, uma e outra vez, agora e depois.
Miguel Leal
Maio de 2021
Participantes:
Maria João Carvalho
Camila Christie
Cinsa
Cátia Domingues
Maria Freitas
Bruna Gomes
Leonor Guimarães
Tomás Licenciado
Rafaela Lima
Sofia Monteiro
Yasmine Moradalizadeh e João Lan Costa
Adriana Matos
Adriana Nóbrega
Guilherme Oliveira
Sofia Oliveira
Íris Pereira
Vasco Pereira
Mariana Pinto
Sofia Rocha
Maria Rosas
Beatriz Sarmento e Gonçalo Araújo
—
1 a 4 jun 2021
oMuseu, Galeria Cozinha e Pavilhão Central
Abertura · 1 jun · 14 às 18 horas
CONFERÊNCIAS ANTERIORES
Karsten Schmidt, designer computacional premiado, é o orador principal da terceira edição do Processing Community Day @Porto
O evento, organizado pela FBAUP, promove a criação visual através da programação criativa e tem lugar a 11 de fevereiro com realização exclusivamente online.
Conferências Abertas | Representações, Desenhos e Imagens do Território
26 de abril, às 18h30, com Alexandre Quintanilha.
IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Práticas artísticas e risco no contemporâneo
— 21 a 24 set 2021 FBAUP
3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
— 16 a 18 setembro 2019 FBAUP
HANDS-ON TYPE
APRENDER COM O PATRIMÓNIO TIPOGRÁFICO
— 14 a 17 setembro 2021 FBAUP
Conversa com Luís Paulo Saldanha Martins
Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”
— 25 maio 2021 18:30 Zoom
Conversa com Rui Mealha
Conferências Abertas da UC Inovped “Representações, Desenhos e Imagens do Território”
— 1 jun 2021 18:30 Zoom
Doctoral Side Effects: Let’s talk about doing a PhD during a pandemic.
— 21 maio 2021 10:00 Zoom
5º seminário Modos de editar
Entre cópia e original
— 24 maio a 5 jun 2021 Fundação Marques da Silva
CONTRAST
A Fotografia no Ensino Superior
— 9 jul 2021 16:00 Aula Magna
xCoAx 2021
Computation, Communication, Aesthetics & X
— 12 a 16 jul 2021 Graz + on-line
VII Encontro Internacional sobre Educação Artística
Práticas e Epistemologias do Ensino Artístico na CPLP: Casos de Cabo Verde e Moçambique
— 4 a 6 out 2021 Mindelo, Cabo Verde
CULTURA | CIDADE: Um Direito!
Analisar a participação ativista e artística na transformação do tecido urbano e social das nossas cidades
— 18 outubro 2019 18:00 PS12
xCoAx 2020
8th International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X
Programa Online
— 8 a 10 julho 2020 Online
IV fórum ibérico de estudos museológicos
Dedicado ao tema “Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes”, o IV Fórum Ibérico de Estudos Museológicos reúne um conjunto de apresentações que têm como base a reflexão teórica ou a análise de casos de estudo com características e condicionalismos diversos, quer se trate de exemplos com um carácter histórico, situações recentes, ou mesmo projetos em fase de desenvolvimento.
— 10 dez 2020 Online
Post-Digital Letterpress Printing
Uma conferência internacional de dois dias sobre práticas de design tradicionais e inovadoras usando impressão tipográfica.
— 30 e 31 jan 2020 oMuseu + FBAUP
MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration
O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.
— 11 outubro 2019 Aud. Pav. Sul
Primeiras Jornadas em Educação Artística
Estas Jornadas procuram interrogar e problematizar as grandes questões que acompanham, na contemporaneidade, o debate em torno da educação artística.
— 22 fevereiro 2019 Anfiteatro 2 Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
II COLÓQUIO Processos de Transformação no Ensino/Aprendizagem em Arte
Esta iniciativa funda-se na necessidade de se aprofundar um campo de reflexão teórica sobre o binómio Arte/Ciência na equação ensino/aprendizagem de nível superior em Portugal e das suas repercussões na academia e na sociedade.
— 3 e 4 outubro 2019 FBAUP
UD19: Design Does a Selfie
Ciclo de eventos organizados pelos estudantes do Doutoramento em Design
— 18 a 25 outubro 2019 UPTEC Baixa e FBAUP
‘Whatever the problem design has an answer’ – UD19 // Anne Boddington
Anne Boddington, professora de Design da Kingston University (Reino Unido), comentará sobre vários projetos de investigação internacional em que está envolvida, assim como sobre colaborações prospectivas e em curso com o centro de investigação ID+ e o Programa Doutoral em Design.
— 23 outubro 2019 10:00 Aud. Pav. Sul
Geometry at Fine Arts and Design Faculties — European Encounter of Erasmus Partner Faculties
Encontro académico de pares sobre a pedagogia e a didática da Geometria no Ensino das Belas Artes e Design, com 3 conferências abertas à comunidade.
— 7 a 9 maio 2018 FBAUP, Junta de Freguesia do Bonfim e Escola Artística de Soares dos Reis.
Jornadas Didácticas 2018
As JORNADAS DIDÁCTICAS 2018 desafiam professores dos ensinos básico, secundário e superior e estudantes de mestrado ou doutoramento em ensino, a partilhar experiências didáticas ou perfis pedagógicos no contexto da didática da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho, da Educação Artística e áreas afins.
— 5 a 6 outubro 2018 Aula Magna
MOVING STREET: URBAN NARRATIVES: FICTION, REALITY, PRINTMAKING
Programa intensivo dedicado à gravura, inclui workshops, conversas, demonstrações, exposições com a duração de uma semana.
— 7 a 11 maio 2018 FBAUP
Towards Simplicity in Teaching // Javier Navarro de Zuvillaga
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
— 8 maio 2018 18:30 Auditório da Escola Artística de Soares dos Reis, Porto
Mário Moura — O design que o design não vê: raça, género e classe.
Conferência e apresentação do livro editado pela Orfeu Negro
— 26 abril 2018 15:00 Aula Magna
#16.ART
Encontro Internacional de Arte e Tecnologia / International Meeting on Art and Technology
— 11 a 14 outubro 2017 · 9:00 Pavilhão Sul, Aula Magna, Galeria Cozinha, Museu
UD17: NoiseWise
Sixth Forum on Doctoral Design Research
— 16 e 17 outubro 2017 UPTEC PINC
FuturePlaces
10º medialab para a cidadania / 10th medialab for citizenship
— 17 a 21 outubro 2017 UPTEC PINC, Maus Hábitos, Mira Forum, Passos Manuel
Mirrors&Perspectives // Lino Cabezas Gelabert
Conferência aberta, no âmbito do “Geometry at Fine Arts and Design Faculties – European Encounter of Erasmus Partner Faculties, 7th – 9th May 2018, Porto”.
— 7 maio 2018 18:15 Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, Porto